Controladoria Geral do Município
CGM-SP participa da XXIII Plenária da ENCCLA e reafirma compromisso de São Paulo com integridade e combate ao crime organizado
Encontro reuniu mais de 90 instituições dos Três Poderes e definiu as ações nacionais de combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao crime organizado para 2026
A CGM‑SP marcou presença na XXIII Plenária da ENCCLA (Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro), realizada entre 24 e 27 de novembro de 2025, no Palácio da Justiça, em Brasília (DF). O encontro contou com a participação de mais de 90 instituições representantes dos Três Poderes da República — nas esferas federal, estadual e municipal —, do Ministério Público e da sociedade civil.
Durante a plenária, foram avaliados os resultados das dez ações desenvolvidas em 2025 e aprovadas as diretrizes que orientarão o combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e às organizações criminosas em 2026.
Ações de 2026 e o papel da CGM-SP
As novas iniciativas estão estruturadas em três eixos prioritários:
-
Crime organizado e cadeias produtivas
-
Crimes ambientais e fluxos financeiros ilícitos
-
Integridade, transparência e controle no enfrentamento da corrupção e da lavagem de dinheiro
Essas ações preveem medidas como aprimoramento de normas, rastreamento de fluxos financeiros, maior transparência societária, uso de tecnologia e integração entre órgãos públicos, elementos que dialogam diretamente com as atribuições da CGM-SP no âmbito municipal. A participação da Controladoria reforça o compromisso da Prefeitura de São Paulo com as boas práticas de governança, integridade institucional e cooperação interinstitucional.
Cooperação institucional como pilar do combate a crimes complexos
Para o secretário nacional de Justiça, Jean Keiji Uema, a ENCCLA demonstra “que a cooperação entre órgãos é o caminho mais eficaz para enfrentar crimes complexos e protegidos por estruturas sofisticadas”.
Com a presença da CGM-SP, São Paulo reafirma sua capacidade de integrar esforços locais e nacionais para prevenir ilícitos, apoiar investigações e contribuir para políticas públicas de controle e transparência. A participação municipal potencializa o fortalecimento institucional e a articulação de práticas de integridade em todos os níveis.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
