Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Programação de agosto

Vem conferir a programação de agosto no Arquivo Histórico Municipal

Em agosto o AHM participa e recebe diversas exposições e atividades com os parceiros do território e institucionais. 

Além das atividades da casa, todos os visitantes poderão conhecer um pouco da cultura coreana, refletir sobre a memória coletiva e particular de famílias vitimadas por ditaduras na América Latina e participar de oficinas realizadas pela Jornada do Patrimônio.

Venha conferir tudo o que vai rolar por aqui no AHM e no Bom Retiro!

 

Arquivo Nômade: Postais na Praça  

01/08 | Sexta-feira- 14:30 às 16:00

 

O Núcleo Educativo convida o público para um exercício de escrita de cartões-postais. Nessa atividade, uma experiência de se corresponder com outra pessoa de uma forma não-instantânea, pode-se repensar as relações com o tempo e as memórias afetivas com o território paulistano por meio das imagens presentes em nosso acervo.  

Local: calçada da fachada do Arquivo Histórico Municipal. Em caso de mau tempo, estaremos no saguão do prédio. 

Essa atividade não conta com inscrição prévia.

Classificação livre.

 

Estante Compartilhada AHM  

02/08 | Sábado - 10:00 às 16:00


 

O AHM quer tornar a leitura mais acessível e divertida! Por isso, criamos a Estante Compartilhada, um espaço onde podes trazer um livro e levar outro, fazendo as histórias circularem e incentivando a leitura.    

A nossa banca funciona assim: você traz um livro e troca por outro do seu interesse. Fácil assim!  

“Mas eu não tenho livros para doar, posso dar uma olhada e pegar um livro?”   

Sim! Acreditamos que os livros são feitos para serem lidos e devem circular.  

📖 Importante: Os livros precisam estar em boas condições de uso - afinal, ninguém merece um livro rasgado ou mofado, não é?  

Vem trocar, descobrir novas leituras e fazer parte desse movimento literário!  

Local: Hall do AHM.

Essa atividade não conta com inscrição prévia.

Classificação livre.

 

Núcleo Educativo do AHM na Roda de Conversa - Exposição “Entre Afetos”

04/08 | Segunda-feira - 14:00 às 17:00

O Programa de Residência Artística do IEB e do Instituto Çarê, junto aos coletivos residentes Capulanas Cia de Arte Negra e Educadores Memórias Carandiru, tem a satisfação de convidá-la(o) a participar da Roda de Conversa com o Arquivo Histórico Municipal e Arquivo Público do Estado de São Paulo - atividade de ativação da exposição atualmente em cartaz no IEB "Entre afetos: narrativas sobre amor, memória, verdade e justiça a partir de acervos documentais". 

 

A mostra Entre Afetos, em cartaz na sala de exposições do Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB/USP), convida o público a uma imersão sensível em documentos, memórias e histórias que atravessam o tempo, propondo uma reflexão profunda sobre afetos, resistências e trajetórias pessoais e coletivas. Com entrada gratuita, a visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h. A exposição não funciona aos fins de semana e feriados. A curadoria destaca a potência das memórias expostas, que, embora enraizadas no passado, ainda reverberam no presente. É uma oportunidade rara de se aproximar de narrativas muitas vezes silenciadas e de repensar as formas como nos relacionamos com a história e com o outro.

Local: Instituto de Estudos Brasileiros – Av. Prof. Luciano Gualberto, 78 - Butantã, São Paulo - SP

Essa atividade não conta com inscrição prévia.

Classificação livre

 

 

AHM recebe a exposição “Ausências Brasil”

[MAIS INFORMAÇÕES EM BREVE]

Legenda: Na primeira fotografia, Maria do Amparo Almeida Araújo, Maria José Mendes de Almeida Araújo e Luiz Almeida Araújo.
Na segunda, a ausência do irmão desaparecido pela ditadura militar.

A exposição “Ausências Brasil”, de autoria do fotógrafo argentino Gustavo Germano, reúne doze pares de fotografias realizadas a partir de fotos de álbuns de famílias vítimas da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985) e fotografias atuais, produzidas com familiares e amigos nos mesmos locais, evidenciando as ausências. A série faz parte de uma pesquisa de Germano sobre a memória coletiva e particular de famílias vitimadas por ditaduras na América Latina.

A ausência na obra de Gustavo Germano revela muitas presenças: a presença da dor e da saudade, da injustiça e seus paradoxos, da própria pessoa desaparecida. A exposição busca, desta forma, lançar um olhar sensível para o tema da perseguição política e para os desaparecidos do período da ditadura militar e suas permanências na atualidade.

Público: educadores, estudantes e público em geral.
Local: Sala 26 do AHM.
Essa atividade não conta com inscrição prévia.
Classificação livre.

Programação completa em breve

 

Núcleo de Memória Urbana do AHM no bate-papo "Narrativas Urbanas: território, identidades e transformações"

15/08 | Sexta-feira - 10:00 às 12:00 e caminhada das 14:00 às 16:00

A Casa das Rosas convida para uma roda de conversa sobre identidade e memória em diferentes territórios da cidade de São Paulo. O encontro propõe uma reflexão sobre quais memórias a cidade escolhe preservar, que espaços se tornam patrimônio e como essas decisões moldam as narrativas da  transformação urbana. 

Será um momento de troca de experiências sobre os critérios, os métodos — acadêmicos, comunitários, institucionais —  e os olhares que possam contribuir para formas mais plurais de narrar a cidade e construir políticas públicas de memória mais inclusivas.

Como museu-casa que se propõe a ser um observatório das transformações da Avenida Paulista, a Casa das Rosas promove esse debate como parte do processo de concepção de sua nova exposição de longa duração e da elaboração de sua política de acervo, fortalecendo o compromisso com a escuta plural e o diálogo com especialistas e agentes culturais.

Na segunda parte do encontro, será realizada uma caminhada ao longo da Avenida Paulista, da Casa das Rosas à região da Consolação, percorrendo marcos urbanos que dialogam com as discussões propostas. O trajeto convida os participantes a observar a cidade e refletir sobre suas camadas de memória a partir da experiência direta do espaço.

Com Sheila Moreira (Centro de Memória Queixadas), Gabriela Almeida da Silva (Arquivo Histórico Municipal),  Maria Cristina Bruno e Philippe Arthur dos Reis

Local: Casa das Rosas -  Av. Paulista, 37 - Bela Vista, São Paulo
Inscrição: prévia pelo link
Em caso de dúvidas envie um e-mail para: contato@casadasrosas.org.br.

 

Jornada do Patrimônio no AHM 

16/08 | Sábado - 10:00 às 17:00

  • Bairro-imaginado: exercícios para sonhar o Bom Retiro, com Angelo Manjabosco
    16/08 | Sábado - 10:00 às 13:00

    A oficina propõe uma ação prática&utópica.  Com base em documentos e mapas antigos da região central, referências artísticas contemporâneas e análises históricas, os participantes realizarão o exercício de imaginar um outro Bom Retiro, para além das intervenções no campo das políticas públicas: um bairro na interseção do passado-presente, repleto de desejos para o futuro. Para tanto os participantes serão convidados a produzir, por meio da escrita, colagem e/ou ilustração, uma pequena publicação. 
    Local: Sala 24 do AHM.
    Inscrição: prévia pelo link
    Classificação livre.
     
  • Do Arquivo à Rua: Contracultura, Música Independente e Espaço Urbano, com Gabriela Miranda de Frias
    16/08 | Sábado - 10:00 às 12:00

    Com base na experiência do coletivo Não São Paulo, que investiga identidade e memória por meio da música independente da cidade, o curso aborda práticas de organização, difusão e recontextualização de arquivos públicos e privados. A proposta articula memória, patrimônio cultural e música, discutindo formas de ativação desses acervos no presente, como em livros, exposições e aulas.
    Local: Sala 18 do AHM.
    Inscrição: prévia pelo link
    Classificação livre.

  • Oficina "Retratos do Silêncio: ouvindo as imagens do Arquivo", com a comunicadora do AHM Raissa Auxiliadora
    16/08 | Sábado - 10:00 às 12:30

     O que uma foto de arquivo pode nos dizer além do que vemos? Nesta oficina prática, convidamos o público a explorar o acervo fotográfico administrativo do Arquivo Histórico Municipal através dos sentidos, resgatando memórias invisíveis em imagens aparentemente burocráticas. Usando fotografia e escrita criativa, os participantes irão produzir narrativas poéticas de histórias escondidas nas de fotos de escritórios, prédios públicos e documentos. Ao final da oficina teremos uma coleção digital afetiva que transforma registros oficiais em experiências sensoriais.  
    Local: Auditório do AHM.
    Classificação: maiores de 14 anos e interessados em fotografia, história oral, literatura e escrita (não é necessária experiência prévia).
    Inscrição: prévia pelo link
     
  • Oficina Bairro Zine: quais imagens narram um bairro, com Manuela d Albertas Gomes de Carvalho
    16/08 | Sábado - 14:00 às 17:00

    A oficina propõe uma ação prática&utópica.  Com base em documentos e mapas antigos da região central, referências artísticas contemporâneas e análises históricas, os participantes realizarão o exercício de imaginar um outro Bom Retiro, para além das intervenções no campo das políticas públicas: um bairro na interseção do passado-presente, repleto de desejos para o futuro. Para tanto os participantes serão convidados a produzir, por meio da escrita, colagem e/ou ilustração, uma pequena publicação. 
    Local: Sala 24 do AHM.
    Inscrição: prévia pelo link

    Classificação livre.

  • O que conta o Bom Retiro: Microcontos sobre o território, com Ana Regina Gagliardo Adeve
    16/08 | Sábado - 14:00 às 16:30

    A oficina conecta a experiência pessoal dos participantes com a história e identidade do Bom Retiro, potencializando a escrita criativa e a sensibilidade territorial.  Essa experiência sinestésica de construção de microcontos sobre o território do Bom Retiro pode ser uma experiência rica e criativa, permitindo aos participantes explorar a história do bairro de forma profunda e sensorial. A ideia é utilizar objetos que provocam diferentes sentidos (visão, audição, tato, olfato, paladar) para inspirar a escrita de microcontos, ajudando a criar uma conexão emocional e visceral com o local. 
    Local: Sala 18 do AHM.
    Inscrição: no local, com meia hora de antecedência.
    Classificação livre 

  • Desvendando os bastidores do AHM, uma conversa com Sátiro Ferreira Nunes, chefe da Supervisão de Acervos Permanentes (SAP) e a coordenadora Núcleo de Memória Urbana (NMU), Gabriela Almeida.
    16/08 | Sábado - 14:00 às 16:30

    Neste encontro, falaremos sobre a guarda de seus aproximadamente 4,5 milhões de documentos textuais, além do acervo fotográfico e um acervo cartográfico que inclui mapas e plantas de coleções como Sara Brasil e VASP-Cruzeiro. O AHM abriga a história da cidade em diversos formatos, e você entenderá como a Supervisão de Acervos Permanentes classifica, descreve e disponibiliza todo esse material, garantindo sua integridade e organização para pesquisadores, estudantes e o público em geral. 

    A conversa também abordará os desafios por trás da classificação das ruas no acervo do AHM, um trabalho do Núcleo de Memória Urbana. Esse núcleo colabora na construção da história da cidade, e um de seus aspectos mais interessantes é a organização dos documentos relacionados aos logradouros. Compreenda como o AHM, por meio de ferramentas como o "Dicionário de Ruas", estrutura informações sobre a origem e as mudanças dos nomes de praças, avenidas e ruas, revelando a evolução do tecido urbano de São Paulo.
    Local: Auditório do AHM. 
    Inscrição: prévia pelo link
    Classificação livre.

 

Exposição da Associação Brasileira dos Coreanos no AHM 

16/08 até 05/09 | Segunda à sexta - 09:00 às 17:00 | Sábados - 10:00 às 16:00 | Domingo 17/08 - 10:00 às 16:00

O Festival de Cultura Coreana, uma iniciativa da Associação Brasileira dos Coreanos, acontece nos dias 16 e 17 de agosto no bairro do Bom Retiro, promovendo ao público uma imersão profunda na herança cultural coreana com atividades pensadas para todas as idades.

No saguão principal do Arquivo Histórico Municipal, os visitantes terão a oportunidade de explorar uma exposição sobre a arte, história e as tradições coreanas.

O festival também trará a atividades para a Praça Coronel Fernando Prestes, localizada em frente ao Arquivo. Um palco será montado para receber apresentações de K-Pop, danças tradicionais e diversas performances artísticas que celebram a essência da cultura coreana.

Para mais informações sobre o Festival de Cultura Coreana acesse: https://www.instagram.com/festivalculturacoreana/

Local: Saguão do AHM.
Essa atividade não conta com inscrição prévia.
Classificação livre.

Ocupação Arquivo Vivo [NOVO LOCAL]

16/08 até 05/09 | Segunda à sexta - 09:00 às 17:00 | Sábados - 10:00 às 16:00

O AHM apresenta a Ocupação Arquivo Vivo, sobre como o arquivo se relaciona com a vida, produzida a partir de pesquisa e análise realizada em 2021 com base em seus acervos textuais, cartográficos e iconográficos.

O arquivo nos faz navegar nos véus pelos quais as narrativas das cidades estão imersas, onde os documentos são fragmentos de memórias emaranhados entre si.

É nas conexões entre um documento e outro onde os véus da memória se manifestam: turvos, sinuosos, desgastados, esquecidos ou, às vezes, muito lembrados. Reunidos, nos apresentam possibilidades de relações para um espectador que aceita mergulhar profundamente e retirar o véu que separa da paisagem e aquilo que é a imagem de si, para então encontrar com as imagens de outros, e assim olhar com outras lentes.

Clique aqui para baixar o material de mediação!

Local: Hall do AHM.
Essa atividade não conta com inscrição prévia.
Classificação livre.

Núcleo Educativo do AHM no ERUV

23/08 | Sábado - 10:30 às 12:00

A partir de documentos do Arquivo Histórico Municipal, esta atividade propõe uma imersão nas transformações urbanas que marcaram as várzeas dos rios em São Paulo, com foco no Rio Tietê e no território do Bom Retiro.  

Por meio de perguntas provocadoras, o público será convidado a refletir e compartilhar suas percepções sobre como os rios atravessam nossas vidas, ontem e hoje, contribuindo para a criação de um painel coletivo.   

Local: Casa do Povo - Rua Três Rios, 252 - Bom Retiro 

Atividade gratuita e presencial, sem necessidade de inscrição. 

 

Núcleo Educativo do AHM no PopRua

29/08 | Sexta-feira - 14:30 às 15:30

Os educadores convidarão o público a intervir em um grande mapa da cidade de São Paulo, promovendo diálogos sobre a ocupação e os fluxos de pessoas pelo território da capital. Desde trajetos afetivos até desejos de como essa cidade poderia ser, diferentes ideias serão registradas pelos participantes utilizando materiais disponibilizados pelos educadores, como recortes em geral, mas também imagens que integram o acervo do Arquivo Histórico Municipal. A proposta é construir, de maneira coletiva e sensível, um retrato múltiplo das vivências na cidade. 

Local: tendas Parque da Luz
Essa atividade não conta com inscrição prévia.
Classificação livre.


Criado em 2023 pelo Museu da Língua Portuguesa e pelo Sesc São Paulo, o Festival Cultura e Pop Rua nasceu com o propósito de democratizar o acesso à cultura e promover a dignidade da população em situação de rua. 

Toda a programação foi construída em colaboração com movimentos sociais, agentes, coletivos e instituições culturais que atuam nas regiões da Luz, Santa Efigênia, Bom Retiro e Campos Elíseos, garantindo uma abordagem que reflete as necessidades e os talentos da própria comunidade. 

Em 28, 29 e 30 de agosto de 2025, o festival transformará as ruas de São Paulo em um palco de protagonismo, arte e resistência. Organizado pelo Museu da Língua Portuguesa e Sesc São Paulo, com o apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo, o evento ocupará o Museu da Língua Portuguesa, a Praça da Luz, o Parque Jardim da Luz e seus arredores. Durante três dias intensos, o público poderá participar de debates, assistir a shows e intervenções artísticas, além de ter acesso a serviços assistenciais e muito mais. 
Mais informações: https://www.sescsp.org.br/festival-pop-rua/ 

 

Núcleo Educativo do AHM no 13º Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial de Jundiaí

29/08 | Sexta-feira - 08:30 

Participação do Núcleo Educativo do AHM na Mesa 2 - Educação patrimonial: experiências formativas e ações participativas. 

Promovidos pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC) com as FATEC de Jundiaí, Itu e São Paulo, os encontros do evento discutirão temáticas e ações em torno da preservação das memórias, histórias, identidades e tradições culturais de pessoas e lugares. 

O tema do simpósio deste ano é “Patrimônio vivo e (con)tradições: sociobiodiversidade e identidades culturais”. 

Atividade gratuita e presencial, com inscrição pelo link.  

Para saber mais acesse os perfis da Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí e da FATEC Jundiaí

Local: Espaço Expressa - Av. União dos Ferroviários, 1760/Jundiaí, SP. 

 

Roteiro Cenas de São Paulo em um Arquivo Vivo  

30/08 | Sábado - 10:00 às 12:00 e 14:00 às 16:00

O Roteiro é uma opção para quem deseja conhecer diversos aspectos do AHM numa visita mediada. Ele é formado pelas seguintes etapas:   

  • Exposição Acervo e Conservação: com documentos originais do acervo que percorrem a construção da cidade de São Paulo e suas transformações até os tempos atuais;

  • Exposição Atas da Câmara (1555-1899): onde os visitantes poderão conferir, em painéis de grande escala, reproduções dos documentos mais antigos da América Latina;

Local: ponto de encontro Hall de entrada do AHM.  

Atividade com retirada antecipada dos ingressos pelo Sympla. 

Classificação livre.

 

Visitas Patrimoniais
para pessoas ou pequenos grupos com interesse no patrimônio edificado e curiosidade sobre as práticas de arquivo.  

Terças (14:30), Quintas (10:30) e Sábados (10:30 e 14:00) 

O programa de visitação do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo estimula diálogos com o acervo e o patrimônio edificado, a cultura material e imaterial e a história da Administração Pública. O Núcleo Educativo realiza propostas de investigação a partir de experiências de mediação para sensibilizar e aproximar os diferentes públicos da documentação, memória e história da cidade de São Paulo.  

Atividade presencial e com retirada antecipada dos ingressos.  

Ingressos gratuitos aqui!  

Caso a data que possui interesse não esteja disponível, significa que neste dia e horário o agendamento de grupos já foi solicitado ou o núcleo educativo possui outra atividade programada. Neste caso, orientamos que escolha outra data de seu interesse.

 

Visitas Educativas agendadas

Por meio do nosso Programa de Visitas Educativas, grupos escolares, universitários, de entidades sociais e institucionais, terão a oportunidade de vivenciar e aprender com o acervo e o patrimônio edificado, a cultura material e imaterial e a história da administração pública. 
 
O Núcleo Educativo elabora visitas específicas para atender as demandas, datas e horários de grupos interessados em conhecer a documentação, memória e história da cidade de São Paulo. 

As visitas agendadas podem ser solicitadas pelo formulário!

💰 Programação 100% gratuita! 

📍AHM - Praça Cel. Fernando Prestes, 152, bem pertinho da estação de metrô Tiradentes (Linha 1 - Azul)

🤗 Crianças e menores de idade são bem-vindos, desde que estejam acompanhados por um adulto responsável. 

 

Veja as programações passadas

Programação fevereiro 2025

Programação março 2025

Programação abril 2025

Programação maio 2025

Programação junho 2025

Programação julho 2025