Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Programação de setembro de 2026
Vem conferir a programação de setembro de 2026 no Arquivo Histórico Municipal!
AHM + Programa de Iniciação Artística - PIÁ
Toda sexta-feira - 9:30 às 11:30 e 14:00 às 16:00
A partir de 08 de maio, o AHM passa a integrar a rede de equipamentos culturais que recebem o PIA (Programa de Iniciação Artística), iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura voltada a crianças e adolescentes de 6 a 13 anos.
Pela primeira vez em nossa programação, o PIA chega para ocupar semanalmente o AHM com encontros de 2 horas, nos quais duplas de artistas educadores — cada um de uma linguagem artística diferente — conduzirão processos criativos coletivos com as turmas divididas por faixa etária.
Quando? Encontros semanais, com 2h de duração toda sexta-feira.
Como participar? Mais informações na recepção do AHM!
Classificação: livre
Arquivo Nômade: Postais na Praça
04/09 | Sexta-feira - 14:30 às 16:00
O Núcleo Educativo convida o público para um exercício de escrita de cartões-postais. Nessa atividade, uma experiência de se corresponder com outra pessoa de uma forma não-instantânea, pode-se repensar as relações com o tempo e as memórias afetivas com o território paulistano por meio das imagens presentes em nosso acervo.
Local: calçada da fachada do Arquivo Histórico Municipal. Em caso de mau tempo, estaremos no saguão do prédio.
Classificação: livre
Essa atividade não conta com inscrição prévia.
Arquivo Nômade: Postais na praça, edição Bienal do livro
11/09 | Sexta-feira - 17:00 às 19:00
"O Núcleo Educativo do AHM participa da 28° Bienal do Livro em São Paulo, um evento com pessoas de todas as idades que poderão se reunir, explorar uma vasta gama de livros, participar de discussões fascinantes e interagir com seus autores favoritos. Pensando nisso, o NE propõe a atividade de envios de cartões postais, propondo uma comunicação que acontece em um tempo mais lento.
Local: Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana.
Atividade gratuita, presencial e sem necessidade de inscrição.
4º Festival Arquivo Aberto
24, 25 e 26 de setembro
O Festival Arquivo Aberto é uma realização do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo e um verdadeiro marco na cena cultural da cidade. Mais do que um evento, é um projeto vivo de cultura e cidadania que transforma o arquivo em um espaço pulsante de encontro, criação e pertencimento.
A grande missão do festival?
Abrir portas para que a memória de São Paulo seja vivida, sentida e reinventada por todos. No coração do Bom Retiro, o icônico Edifício Ramos de Azevedo vira palco de uma experiência única, onde história e arte se encontram, saberes populares e acadêmicos se misturam, e a cidade ganha novas camadas de sentido.
Com uma programação que agita a praça, ocupa salões históricos e conecta linguagens diversas, o festival se organiza em três grandes frentes:
Diálogos no arquivo – um espaço aberto para trocas inspiradoras entre pesquisadores, gestores e a sociedade;
Laboratório de formação – oficinas práticas que estimulam o aprendizado coletivo e novas formas de pensar;
Ocupação Arquivo Vivo – intervenções artísticas que fazem do acervo matéria-prima para poesia, performance e imaginação.
Em três dias intensos, o Festival Arquivo Aberto se consolida não só como referência cultural, mas como uma marca que representa o compromisso da cidade com sua história, sua diversidade e seu futuro. Porque memória também se faz com movimento, afeto e criação coletiva. Venha viver essa experiência com a gente!
Programação totalmente gratuita, acesse o site para saber mais sobre essa edição e a programação!
Visitas Patrimoniais
para pessoas ou pequenos grupos com interesse no patrimônio edificado e curiosidade sobre as práticas de arquivo.
Terças (14:30), Quintas (10:30) e Sábados (10:30 e 14:00)
O programa de visitação do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo estimula diálogos com o acervo e o patrimônio edificado, a cultura material e imaterial e a história da Administração Pública. O Núcleo Educativo realiza propostas de investigação a partir de experiências de mediação para sensibilizar e aproximar os diferentes públicos da documentação, memória e história da cidade de São Paulo.
Atividade presencial e com retirada antecipada dos ingressos.
Caso a data que possui interesse não esteja disponível, significa que neste dia e horário o agendamento de grupos já foi solicitado ou o núcleo educativo possui outra atividade programada. Neste caso, orientamos que escolha outra data de seu interesse.
Visitas Educativas agendadas
Por meio do nosso Programa de Visitas Educativas, grupos escolares, universitários, de entidades sociais e institucionais, terão a oportunidade de vivenciar e aprender com o acervo e o patrimônio edificado, a cultura material e imaterial e a história da administração pública.
O Núcleo Educativo elabora visitas específicas para atender as demandas, datas e horários de grupos interessados em conhecer a documentação, memória e história da cidade de São Paulo.
As visitas agendadas podem ser solicitadas pelo formulário!
💰 Programação 100% gratuita!
📍Todas as atividades presenciais acontecem ou se iniciam no AHM - Praça Cel. Fernando Prestes, 152, bem pertinho da estação de metrô Tiradentes (Linha 1 - Azul)
⏰ Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 09:00 às 17:00 e aos sábados das 10:00 às 16:00.
🤗 Crianças e menores de idade são bem-vindos, desde que estejam acompanhados por um adulto responsável.
⚠️ Informamos que, em virtude do feriado nacional do Dia da Independência do Brasil, o AHM estará fechado no dia 07 de setembro.
Programação de janeiro de 2026
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk