Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Segunda-feira, 13 de Outubro de 2025 | Horário: 08:00
Compartilhe:

Bibliotecas recebem exposições de arte e cultura em outubro

As exposições ficam ao longo do mês, com entrada gratuita

São Paulo, outubro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, apresenta ao longo de outubro uma série de exposições gratuitas em diferentes regiões da cidade. As mostras, que reúnem pintura, ilustração, arte gráfica e experiências sensoriais, ampliam o acesso à cultura e reforçam o papel das bibliotecas públicas como espaços de convivência, criação e fruição artística. O destaque fica para a Zona Leste, especialmente no Tatuapé, com o horário de funcionamento das exposições fixas respeitando o horário de abertura até o encerramento da biblioteca.

Começando na Zona Leste, a Biblioteca Affonso Taunay mostra a exposição “Turnês Fantásticas e Imaginárias de Artistas Sertanejos”, aberta ao público até 31 de outubro. Resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, o Catavento Cultural e Educacional e as Fábricas de Cultura, a mostra presta homenagem aos grandes nomes da música sertaneja brasileira. São 15 cartazes artísticos inspirados na tradição norte-americana dos posters de turnês musicais, reinterpretados com cores vibrantes e tipografias marcantes.

Ainda na ZL, no bairro do Tatuapé, a Biblioteca Cassiano Ricardo exibe a mostra “Retratos em Branco e Preto”, realizada pela Cila Confraria de Literatura e Arte. A exposição, instalada no térreo da biblioteca e com duração também para até o dia 31 de outubro, apresenta desenhos que retratam grandes personalidades do cenário artístico, esportivo e literário. A iniciativa busca proporcionar uma experiência cultural e emocional ao público, destacando o poder expressivo do traço e o diálogo entre literatura e artes visuais.

No Tatuapé, a Biblioteca Hans Christian Andersen, ao lado da Cassiano Ricardo, oferece, no sábado (11), às 11h, a exposição “Para Crescer e Ser Feliz”, inspirada no livro-manifesto homônimo publicado pela Editora Caixote. Escrita por crianças e adolescentes da Maré, a obra ganha forma nas paredes da biblioteca em ilustrações assinadas por artistas como Aline Abreu, André Neves, Dalton Paula, Odilon Moraes, entre outros. A curadoria é da escritora Isabel Malzoni, que participa da abertura ao lado de convidados especiais em um bate-papo sobre o direito de crescer com dignidade e felicidade. A mostra marca também a reabertura da sala expositiva da Hans, que passou por recente revitalização

Exposição de Perfumaria na Biblioteca Mário Schenberg, com mais de 1.000 frascos. (Foto: Reprodução)


Na Zona Oeste, a Biblioteca Mário Schenberg, na Lapa, apresenta até o dia 31 de outubro a exposição “Perfume: História & Arte”, que desde agosto convida o público a explorar a relação entre perfume, arte e cultura por meio de uma experiência sensorial que inclui palestras, workshops e laboratórios olfativos. Leia mais sobre o evento clicando aqui.

Encerrando a programação de exposições nas bibliotecas, na Biblioteca Raul Bopp, localizada na região central, o público pode conferir a exposição “Fluxo e Transição”, do artista Marco Antonio Claro Pereira, em cartaz de outubro a dezembro. As obras revelam uma arte simples e orgânica, que reflete a relação do autor com a natureza e suas percepções sobre o movimento da vida. Com pinceladas marcantes e cores intensas, Marco Antonio traduz em tela suas vivências e memórias, inspiradas pelo mar, pelas matas e pelo cotidiano. Publicitário e músico, o artista expressa na pintura sua paixão pela comunicação e pela cultura, resultado de uma trajetória permeada pela experimentação e pela sensibilidade artística.

Confira mais informações das exposições, como chegar e mais programações locais das bibliotecas citadas por aqui.

 

A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.

 

Escrito por: Enzo Sapio Monello | Revisado por: Suzane Rodrigues

 

Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)

A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.

collections
Galeria de imagens