Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Sexta-feira, 5 de Setembro de 2025 | Horário: 11:10
Compartilhe:

Biblioteca Mário Schenberg recebe evento de perfumaria com mais de 1.000 frascos de perfume e programação dedicada até outubro

A exposição “Perfume: História & Arte - uma exposição em movimento!” já está aberta com participação gratuita até o dia 31 de outubro.

São Paulo, 03 de setembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, leva o evento “Perfume: História & Arte - uma exposição em movimento!”, mostra de perfumaria que acontece na Biblioteca Pública Municipal Mário Schenberg (Lapa) até o dia 31 de outubro, com entrada gratuita e programação contendo palestras, oficinas e até um sarau olfativo. Não é preciso se inscrever previamente ou resgatar/reservar ingressos; a expectativa de público esperado é de 10 mil pessoas.

São mais de 1.000 frascos que perfumes nacionais e internacionais de diversas marcas de perfumaria e para diferentes gêneros e finalidades no térreo da Biblioteca Mário Schenberg, que mostram a história desta indústria e sua influência econômica, social e cultural. São 37 marcas que apoiam o evento, como por exemplo a Natura, L'occitane, Avon e Giovanna Baby. A proposta do evento “Perfume: História & Arte - uma exposição em movimento” é justamente resgatar e disseminar a história e a cultura do perfume como um dos hábitos mais antigos da humanidade, valorizar o ato de perfumar-se e aliando a ação à autovalorização, saúde mental e ao estilo de vida e comportamento, e democratizar o acesso ao conhecimento sobre a área, além de abordar a prática milenar que é a fabricação de vidros.

A fim de traçar esse panorama, serão expostos frascos de perfumes, textos informativos e ilhas para experimentação de fragrâncias. Haverá também palestras, rodas de conversas, encontros com escritores e laboratórios olfativos para interessados e estudiosos da perfumaria.

Nesta quarta-feira (4), a programação especial gratuita e livre para todos os frequentadores inicia pela noite, no auditório da Mário Schenberg. A marca de perfumes de ambiente AnaSuil começa com o tema “Perfumaria internacional no mundo e no Brasil”, às 18h, em seguida da palestra ministrada por Luciene RicciottiO que faz um perfume ser sucesso segundo a neurociência?”, às 19h. Luciene é especialista em Planejamento de Comunicação, Branding Olfativo e Perfumaria e sócia-fundadora do laboratório de neurotecnologia Belsense Neurotechnology, especializado no mercado de Fragrâncias e Aromas. A palestrante também é diretora acadêmica da Estação Perfume Atelier, autora de cinco títulos publicados pelas editoras Summus e Matrix.

Na próxima quarta (11), às 18h, “Vinhos e perfumes: uma jornada de aromas e sensações”, comandada por Fernando Lacerda, explora como que estes dois elementos se conectam por suas características sensoriais, como a riqueza de aromas e a arte da harmonização, e como harmonizá-los.

A terceira semana de programação do “Perfume: História & Arte - uma exposição em movimento”, na Biblioteca Mário Schenberg, há a palestra “Aromaterapia: a sua dose diária de bem-estar para suas emoções e saúde mental” com a doutora Soraya Nascimento, no dia 16 de setembro às 14h; e uma “Imersão em perfumaria” com Francisco Celli, da O’Livia Inspiração Botânica, nos dias 20 e 21 de setembro, durante todo o funcionamento da biblioteca.

Finalizando a programação de setembro, Paloma Faria, dona da Alabastro, perfumaria artesanal pessoal e para ambientes, no dia 23 de setembro às 15h, palestra o tema “Perfume e Hospitalidade”; e Daniel Simas, doutor em Química de Produtos Naturais e Analítica, discute sobre a ciência por trás da Baunilha como uma poderosa especiaria para fragrâncias de perfume, eficiente em transmitir emoções nostálgicas e relaxantes, no dia 30 de setembro, no mesmo horário.

Por fim, para outubro, há a palestra de Miriane Macedo logo no dia 2 de outubro às 15h, fundadora da Kalah, empresa que foca no autocuidado da mulher a partir de aromas para ocasiões diversas, como na hora do chá, do banho e da meditação. No dia 10, às 16h, há uma “oficina de escrita afetiva e evocação olfativa” em conjunto com o lançamento do livro “O sentido do olfato”, ambas realizadas pela naturóloga Vanessa Castello Branco Pereira, mestre em Psicologia Experimental na área de Sensação, Percepção e Cognição e com pesquisas relacionadas a processos sensoriais e perceptuais do olfato e memórias afetivas-olfativas.

A agenda de atividades do evento “Perfume: História & Arte - uma exposição em movimento” encerra no dia 11 de outubro, com o “Sarau olfativo: uma conversa entre livros e cheiros”, com o farmacêutico, Mestre e Doutor em Ciências Farmacêuticas e professor de Perfumaria Independente, Elton Silva. A exposição de frascos e as ilhas de amostras de perfumes continuam até o dia 31 de outubro.

 

Biblioteca Mário Schenberg se especializa em Perfumaria

Além de Temática em Ciências, composto por um acervo curado por obras técnicas, acadêmicas e grandes títulos do segmento e por exposições ao redor do espaço, a Biblioteca Mário Schenberg vem ganhando destaque local pelo seu espaço a eventos e atividades relacionadas à perfumaria.

Desde 2017, a mostra “Perfume: História & Arte” anualmente toma conta dos espaços da biblioteca, proporcionando ao público uma jornada olfativa e sensorial, e uma oportunidade de conhecer de perto esse segmento, que cresce ano após ano no cenário nacional e mundial — o Brasil é o segundo maior mercado em volume, atrás apenas dos Estados Unidos, e movimenta anualmente mais de R$ 16 bilhões.

Em junho deste ano, a Mário Schenberg recebeu a “Jornada do Conhecimento: Perfumaria e Olfato”, evento que também acontece a cada ano no espaço cultural, em parceria de realização com a O’Livia Inspiração Botânica, levando 16 palestras com profissionais e especialistas nacionais e internacionais da perfumaria.

 

A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui

*Programação sujeita a alteração*

Serviço:

Atração: Perfume: História & Arte - uma exposição em movimento

Quando: De 29//08 a 31/10; segunda a sexta das 10h às 19h e sábado das 10h às 14h

Onde: Biblioteca Pública Municipal Mário Schenberg | Rua Catão, 611 - Lapa

Ingresso: Gratuito

Classificação: Livre

Programação:

04.09 às 18h00 | Perfumaria internacional no mundo & no Brasil - com AnaSuil

04.09 às 19h00 | O que faz um perfume ser sucesso segundo a neurociência - com Luciene Ricciotti

11.09 às 18h00 | Vinhos e perfumes: uma jornada de aromas e sensações - com Fernando Lacerda

16.09 às 14h00 | Aromaterapia: a sua dose diária de bem-estar para suas emoções e saúde mental - com a Dra. Soraya Nascimento

20 e 21.09 das 10h às 14h | Imersão em perfumaria - com Giseli Ribeiro e Francisco Celli

23.09 às 15h00 | Perfume e hospitalidade - com Paloma Faria

30.09 às 15h00 | Baunilhas - com Dr. Daniel Simas

02.10 às 15h00 | Points of You - com Miriane Macedo

10.10 às 16h00 | Oficina de escrita afetiva e evocação olfativa no lançamento do livro “O sentido do olfato” - com Vanessa Castello Branco Pereira

11.10 às 11h00 | Sarau olfativo: uma conversa entre livros e cheiros - com o Prof. Dr. Elton Silva

 

Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)

A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.

collections
Galeria de imagens