Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

BAIRRO DO LIMÃO

bairro

Limão é um distrito de São Paulo situado na região noroeste do município, pertencente à subprefeitura da Casa Verde.

Em meados do século XIX a região que compreende o bairro do Limão e adjacências era ocupado por sítio e chácaras. Nessa época, contam os antigos que foi encontrado um pé de limão bravo bem na divisa com a Freguesia do Ó , daí o nome de Bairro do Limão. Foi somente em 1921 que o bairro começou a ser loteado. Outro ponto importante na história que antecede a criação oficial do Bairro do Limão é que, assim como em muitas outras partes da grande São Paulo, o Limão era uma região com muitos rios, porém com o diferencial de que aqui havia uma grande concentração de bancos de areia e pântanos (o que, por sua vez, possibilitava a extração de bastante barro para a produção de tijolos), se tornando de extrema importância e revelando uma potência econômica pouco citada na história da cidade. Entretanto foi apenas na década de 30, entretanto, é que se intensificou a instalação das primeiras famílias no bairro.

Logo depois o bairro do Limão começou a se desenvolver e, em 1939 era criada a Paróquia de Santo Antônio do Limão. Foi em 1935 que chegou a primeira linha de ônibus, que saia da Barra Funda e ia até a Vila Santa Maria, passando pelo Limão. Já em 1964, a ampliação de uma linha já existente, passou a ligar o bairro ao Jardim Paulista.

A área deste subdistrito é de aproximadamente 5 quilômetros quadrados e abrange várias vilas como: Vila Munhoz, Vila Barbosa, Vila Carbone, Vila Carolina, Vila Cristo Rei, Vila Diva, Vila Espanhola, Jardim das Graças, Vila Itapeva, Bairro do Limão, Sítio do Morro, Jardim Pereira Leite, Vila Prado, Jardim Primavera, Vila Santa Cândida, Vila Santa Maria, Parque São Luís, Vila Siqueira. A mais antiga do subdistrito é a Vila Santa Maria, de 1930. As demais vilas surgiram nas décadas de 50 e 60.

Um forte indício dessa importância é a criação de uma ponte que liga a Barra Funda ao bairro do Limão em 1910. Ou seja, mesmo quando o bairro ainda era apenas um punhado de chácaras, já havia uma ponte que o conectava com a grande cidade. Em 1953, essa ponte passou por uma reforma e foi rebatizada com o nome do atleta Adhemar Ferreira da Silva, primeiro bicampeão olímpico do país no salto com vara. Hoje essa é uma das pontes mais importantes no acesso à Zona Norte de SP.

E foi no dia 1 de outubro de 1921 que foi realizado o loteamento para venda dos terrenos no limão, tornando-se o dia que se convencionou chamar de marco oficial da fundação do bairro pois, a partir deste evento, houve uma expansão significativa da população no bairro do Limão. Em 1924 foi criada uma linha de ônibus que ligava o bairro com a Barra Funda. Nesta época os ônibus tinham intervalos de 1 ou 2 horas entre viagens, sendo, apesar de um grande avanço, um dos principais problemas na época.

Não poderíamos fechar esses apontamentos históricos sem citar o ramal de 21 quilômetros que ligava desde a Cantareira até Guarulhos, o famoso “trem das Onze” e a "estação Jaçanã", dois marcos concretos na memória cultural brasileira. Hoje, muitas vezes esquecido como veículo de transporte público, se tornaram apenas reflexos de uma memória viva na voz e melodia do cantor Adoniran Barbosa. O ramal 21 foi encerrado em 1964, para dar lugar a expansão de ruas e avenidas, sendo um reflexo do crescimento regional.

No ano de 2021, o bairro do Limão completa seus 100 anos de idade. Foi em 1921 que realizaram seu loteamento, porém foi apenas no dia 28/02/1964 que veio a se tornar o 44° subdistrito do município de São Paulo. Hoje é um bairro predominantemente residencial, possuindo uma população de pouco mais de 80 mil pessoas. Localizado num ponto estratégico da cidade, o Limão é um bairro histórico de São Paulo, sendo mais um dos intermediários no processo de crescimento da capital de SP. O aniversário do bairro antes comemorado em 13 de novembro, é atualmente comemorado em 1º de outubro.

Bairro de classe média e com grande atividade industrial, foi muito valorizado após a construção da nova sede de O Estado de São Paulo e do hipermercado Carrefour. Ambos foram eventos simbólicos no processo de auto afirmação dos moradores. Isso significou empregos na região ou, em outras palavras, um aumento da qualidade de vida, uma vez que perdia-se menos tempo em transporte para se ter um emprego digno e formal.

 

logo SMB

Menotti Del Picchia