Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Dia Nacional da Amizade: livros infantojuvenis, de autoajuda e de ficção que abordam os laços da amizade fazem parte do Dicas de Leitura de julho

São Paulo, 02 de julho de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, divulga o tema do mês de julho do guia mensal de indicações de livros “Dicas de Leitura”, ativa desde 2011 e que inclui exemplares tanto físicos, presentes nas bibliotecas administradas pela CSMB, quanto online, diretamente pela plataforma BiblioSP Digital. Em prol do Dia Nacional da Amizade, comemorado no dia 20 de julho, o tema “Entre Páginas e Abraços: Leituras para Celebrar a Amizade” foi escolhido para refletir sobre a importância dos vínculos afetivos na construção de uma sociedade mais empática, colaborativa e plural.
São 21 livros nesta curadoria do Dicas de Leitura, sendo que a primeira semana de julho é dedicada especificamente a livros infantojuvenis com essa temática. Ao longo do mês, semanalmente, outros recortes entram em voga, oferecendo mais opções ecléticas de títulos que abordam a amizade em suas narrativas, também disponíveis no BiblioSP Digital e nos acervos físicos das bibliotecas públicas municipais.
“Como ser amigo: um livro sobre amizade”, de Molly Wigand, e “Amigos de verdade”, de Telma Guimarães, configuram a lista da semana e estão disponíveis como e-book e para empréstimos. Molly Wigand é conhecida no ramo de escritores infantis por seu toque didático e sensível sobre temas abstratos, com o seu livro citado acima presente em sucessivos guias e listas de mais vendidos para o público infanto-juvenil por ensinar princípios fundamentais da amizade, formar valores e desenvolver habilidades socioemocionais nas crianças, ajudando-as a compreender o que realmente significa ser um bom amigo.
Por outro lado, Telma Guimarães, nascida em Marília, interior de São Paulo, e premiada pela APCA como ‘Melhor Autora em Literatura Infantil’, já possui mais de 170 livros especializados em contos infantojuvenis publicados, em português, inglês e espanhol. Em seu livro “Amigos de verdade”, a autora questiona o tempo de tela na formação da criança com o personagem Bento, que prefere ficar na internet e brincar com jogos eletrônicos a sair de casa e brincar com seus amigos de bairro. Com delicadeza e sensibilidade, a autora constrói um enredo envolvente que mostra que amigos de verdade não são apenas aqueles que estão por perto nos momentos bons, mas principalmente aqueles que permanecem quando as coisas não vão bem.
O debate também se manifesta em “A Fabulosa Máquina de Amigos”, de Nick Bland, publicada em 2018, com uma galinha simpática que se relacionava com todos os animais da fazenda, até achar um objeto quadrado luminoso que igualmente lhe respondia. Com ilustrações chamativas, o livro chama a atenção para as verdadeiras relações e para as situações perigosas que a internet propicia. Disponível somente nos acervos presenciais, o munícipe pode encontrá-lo nas bibliotecas Adelpha Figueiredo, Afonso Schimidt, Álvares de Azevedo, Álvaro Guerra, Amadeu Amaral, Anne Frank, Professor Arnaldo Magalhães Giácomo, Belmonte, Brito Broca, Camila Cerqueira César, Castro Alves, Jayme Cortez e Maria Firmina dos Reis.
“Óculos de cor: ver e não enxergar”, da historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, está na lista de Livros Infantojuvenis no Dicas de Leitura do Mês da Amizade, e comenta a diversidade de pessoas, histórias e sonhos que podem ser compreendidos em uma escola. Vencedor do Prêmio Jabuti de 2023, o título escancara o problema complexo e persistente do racismo estrutural com uma dosagem pertinente para as crianças, até traz um glossário que não apenas elucida questões abordadas ao longo da narrativa, mas, principalmente, propõe um mergulho em tópicos muito importantes para refletirmos sobre um país que precisa ser mais justo e menos desigual. Tanto as bibliotecas Anne Frank, Gilberto Freyre e Thales Castanho de Andrade, como a Biblioteca Mário de Andrade e a Infantojuvenil Monteiro Lobato possuem esse acervo disponível para empréstimos e leitura dentro dos equipamentos.
Por fim, finalizando a seleção da semana e a primeira parte do guia de indicações do Dicas de Leitura especial ao Dia Nacional da Amizade, o livro “Eu estou com você”, da autora Smriti Prasadam-Halls, mostra uma amizade improvável de um urso e coelho que compartilham juntos as alegrias, os medos, as aventuras e também os desafios do dia a dia. Quando tudo parece desmoronar, ter alguém do seu lado faz toda a diferença, assim o refrão “Eu estou com você” se torna mais que uma frase caridosa: também se transforma em um verdadeiro valor do companheirismo, lealdade e segurança. Smriti Halls é uma autora infantil premiada e best-seller internacional, com seus livros sendo traduzidos para mais de 40 idiomas. Smriti é vencedora de vários prêmios nacionais, internacionais e regionais, tendo sido indicada ao prêmio de Livro do Ano no British Book Awards (Nibbies) e três vezes indicada ao Oscar’s Book Prize.
BiblioSP apresenta mais de 17 mil títulos gratuitos
As obras selecionadas representam apenas uma parte do amplo acervo disponível na BiblioSP Digital, que reúne títulos desde ficção a não-ficção, além de materiais de audiovisual e um campo de pesquisa para a procura de livros físicos nas mais de 110 bibliotecas de bairro e dos CEUs.
Podendo ser lido diretamente pela plataforma, o BiblioSP permite que a leitura seja descentralizada, desburocratizada e acessível, para que qualquer pessoa leia diretamente em seu celular, tablet ou computador, seja no conforto de casa, no intervalo do trabalho ou até mesmo no transporte público.
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Sobre a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
Escrito por: Enzo Sapio | Revisado por: Suzane Rodrigues
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk