Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025 | Horário: 15:59
Compartilhe:

Dicas de Leitura: Livros com amizades que ultrapassam barreiras é recorte desta semana

Neste mês, o Dicas de Leitura tem como tema a amizade, em prol ao Dia Nacional do Amigo; os livros recomendados estão no acervo das Bibliotecas Públicas Municipais e online no BiblioSP Digital.

São Paulo, 10 de julho de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, recomenda mais uma série de livros especiais ao Mês da Amizade pelo guia Dicas de Leitura. Nesta semana, a curadoria traz seis títulos que abordam amizades que ultrapassam barreiras, rompendo fronteiras sociais, culturais, geracionais ou até mesmo geográficas. A primeira semana levou cinco livros infantojuvenis educativos sob a ótica da amizade e de “como ser um bom amigo”. O “Dicas de Leitura” é um guia mensal de indicações de livros ativo desde 2011 e todos os livros citados possuem exemplares tanto físicos, presentes nas bibliotecas administradas pela CSMB, quanto online, diretamente pela plataforma BiblioSP Digital.

Iniciando o guia de livros escolhidos para a segunda semana do Dicas de Leitura, cujo recorte direciona a amizades que realizam grandes feitos e não se restringem a qualquer limitação, a HQ “Achados e Perdidos” aborda não só os sacrifícios da amizade, mas também é uma boa provocativa aos valores dos momentos, experiências e situações que passamos em nossas vidas. Indicado a sete categorias de uma das maiores premiações de Quadrinhos, o HQ Mix, de 2022, “Achados e Perdidos” fala sobre Dev, um rapaz que acorda subitamente com um buraco negro em sua barriga. Pip, seu melhor amigo, como forma de ajudar a solucionar o motivo disso estar acontecendo, resolve entrar no buraco para descobrir o que existe lá dentro. As Gibitecas Henfil, do CCSP, e da Monteiro Lobato, além das Bibliotecas Alceu Amoroso Lima e Paulo Sérgio Milliet, são alguns exemplos de locais que contam com exemplares do quadrinho.

“Árvore dos desejos”, da aclamada autora Katherine Applegate, mostra um laço entre uma árvore centenária, um corvo e uma menina. Por mais fantasioso que seja, o conto escancara uma problemática ainda real sobre a exclusão e o olhar estranho ao diferente, e como a união entre amigos pode ser a solução para a construção de uma sociedade mais empática e respeitosa. Na trama, Vermelho é uma árvore dos desejos do bairro que já presenciou diversas histórias. Mesmo gostando de uma boa fofoca, as árvores não podem se intrometer na vida dos humanos, então Red apenas ouve tudo com muita atenção, sempre em silêncio. Porém, quando a família da Samar se muda para o bairro é recebida com desconfiança e ameaças. A partir de um desejo sussurrado pela menina, Red convoca a melhor amiga, a corva Bongô, e decide que chegou a hora de sua voz ser finalmente ouvida. As Bibliotecas Álvaro Guerra, Anne Frank, Hans Christensen Andersen, Paulo Setúbal e muitas outras contam com o “Árvore dos desejos” disponível para empréstimos ou leituras dentro do equipamento, incluindo uma adaptação em braille para deficientes visuais.

Presentes tanto no acervo físico das Bibliotecas Públicas Municipais quanto online no BiblioSP Digital, os livros “O clube dos amigos imaginários”,de Glau Kemp, “Capitães de areia”, escrito por Jorge Amado, “O Meu Pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos, e “O pequeno príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry estão presentes na curadoria do Dicas de Leitura do Mês da Amizade desta semana.

  • “O Clube dos Amigos Imaginários” foi finalista do Prêmio Jabuti de 2022, na categoria ‘Romance de Entretenimento’. Na história, crianças convivem com amigos que só elas veem, mas que são, para elas, muito reais. São elos que ocupam uma importância emocional como verdadeiros suportes para os desafios cotidianos, e um convite a um olhar mais afetuoso e menos alarmista sobre o mundo interno das crianças - como são cruciais para sua formação social e criativa, além deste mundo sempre continuar vivo entre nós, embora esquecido.

  • “Capitães de Areia”, no entanto, é um grande clássico brasileiro, seja no cinema, no teatro e na literatura. A obra de Jorge Amado, ganhadora de vários prêmios, entre eles o Prémio Camões em 1994, considerado o mais importante prémio literário da língua portuguesa, explora a amizade como ponto de força e conexão entre um grupo de meninos abandonados que vivem nas ruas de Salvador, que encontram na união e na camaradagem uma forma de sobrevivência para resistir em um ambiente hostil e marginalizado.

  • Outro grande sucesso da sexta e sétima arte, “O Meu Pé de Laranja Lima”, escrito por José Mauro de Vasconcelos, vencedor de prêmios literários internacionais, mostra Zezé, um menino de cinco anos com uma imaginação fértil e sonhador, que encontra em uma árvore rejeitada pela sua família - um pé de laranja lima pequeno e “feinho” - o seu lugar de conforto e de ostentação, longe da vida de dificuldades financeiras, castigos e solidão que enfrenta na realidade. Diante da crueldade e da adversidade, “O Meu Pé de Laranja Lima” mostra o poder inabalável da amizade entre Zezé, sua árvore e Portuga, um senhor de idade que desempenha uma figura paterna ao menino protagonista. Para este Dicas de Leitura, destacamos a versão em quadrinhos da obra, roteirizada por Luiz Antonio Aguiar e com ilustrações de Franco de Rosa, Gui Martino e Arthur Garcia da Rosa.

  • Terminando com um clássico global, “O pequeno príncipe” é um dos livros mais traduzidos e vendidos da história, e mostra a lindeza da pureza infantil frente ao mundo. A amizade entre o narrador e um menino de outro planeta permite diálogos complexos sobre o significado da vida, a importância da amizade e do amor, a perda e a busca por sentido.

 

Dicas de Leitura - Entre Páginas e Abraços: Leituras para Celebrar a Amizade

Em prol do Dia Nacional da Amizade, comemorado no dia 20 de julho, o tema “Entre Páginas e Abraços: Leituras para Celebrar a Amizade” foi escolhido para refletir sobre a importância dos vínculos afetivos na construção de uma sociedade mais empática, colaborativa e plural. Mais informações dos livros podem ser conferidas no link acima.

 

BiblioSP apresenta mais de 17 mil títulos gratuitos

As obras selecionadas representam apenas uma parte do amplo acervo disponível na BiblioSP Digital, que reúne títulos desde ficção a não-ficção, além de materiais de audiovisual e um campo de pesquisa para a procura de livros físicos nas mais de 110 bibliotecas de bairro e dos CEUs.

Podendo ser lido diretamente pela plataforma, o BiblioSP permite que a leitura seja descentralizada, desburocratizada e acessível, para que qualquer pessoa leia diretamente em seu celular, tablet ou computador, seja no conforto de casa, no intervalo do trabalho ou até mesmo no transporte público.

 

A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

 

Sobre a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)

A Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.

 

Escrito por: Enzo Sapio | Revisado por: Suzane Rodrigues

collections
Galeria de imagens