Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quarta-feira, 30 de Julho de 2025 | Horário: 11:40
Compartilhe:

Exposições tomam conta das Bibliotecas Públicas Municipais

Quatro exposições estão com seus últimos dias de cartaz, enquanto duas novas mostras na Biblioteca Affonso Taunay chegam ao longo do mês de agosto
Foto da exposição

São Paulo, 30 de julho de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, divulga exposições para conferir neste final do mês de julho e começo de agosto, incluindo duas novas exposições na Biblioteca Affonso Taunay e uma na Biblioteca Ricardo Ramos. Quatro mostras estão com seus últimos dias abertos e com entrada gratuita, com temas variados entre seleções de poesia, graffitis de grandes cantores e personalidades do rock e pinturas em aquarela.

Com últimos dias em cartaz, até o dia 31 de julho, a exposição “Sonhos e Sorrisos” ocupa o hall de entrada da Biblioteca Pública Municipal Mário Schenberg, na Lapa. Selecionado pela Associação Brasileira de Aquarela e da Arte Sobre Papel (ABA), a mostra reúne pinturas de artistas filiados à Associação e possui o intuito de despertar a curiosidade deste método de pintura. As obras expostas também podem ser comercializadas à parte, caso haja interesse. A “Sonhos e Sorrisos” fica aberta das 10h às 19h. Na Biblioteca Mário Schenberg, temática em Ciências, o público pode aproveitar e conferir as exposições permanentes “Tamanhos em Potência de 10”, “Pitágoras e Música” e “Das Profundezas do Oceanos à Estratosfera Terrestre” para os curiosos e interessados na área - leia mais aqui.

A exposição “Miro: alvo poesia”, na Biblioteca Érico Veríssimo, na zona norte da capital, por sua vez, seleciona uma curadoria de poesias autorais do poeta local Maximiro Rosa de Araújo, mais conhecido como tio Miro na região, frequentador assíduo do equipamento cultural municipal. Disponível de segunda a sexta das 8h às 17h, “Miro: alvo poesia” fica até o dia 31 de julho nas instalações da Érico Veríssimo

 

Foto da exposição "Retratos do Rock" na Biblioteca Affonso Taunay. (Foto: Divulgação)

Foto da exposição "Retratos do Rock" na Biblioteca Affonso Taunay. (Foto: Divulgação)


Por fim, até quinta (31), fãs de rock podem conferir a exposição “Retratos do Rock”, parte da programação especial da Prefeitura de São Paulo junto com o Governo do Estado ao Mês do Rock. O Ministério da Cultura, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e o Catavento Cultural e Educacional, por meio das Fábricas de Cultura, reúnem telas inspiradas nas músicas e trajetórias de grandes ícones do rock nacional e internacional, como Chorão, The Beatles, Rita Lee, Elvis Presley e André Matos, unindo o gênero e as artes visuais como forma de tributo à expressão, resistência, força e energia pulsante que só o rock’n roll consegue sentir. A exposição fica na Biblioteca Affonso Taunay, na Mooca, entre 08h e 17h.

 

Três novas exposições chegam na zona leste
 

Foto da exposição "Universo Geek inspirado na Cidade de São Paulo" que chega na Biblioteca Affonso Taunay a partir de quinta-feira, dia 31. (Foto: Divulgação)

Foto da exposição "Universo Geek inspirado na Cidade de São Paulo" que chega na Biblioteca Affonso Taunay a partir de quinta-feira, dia 31. (Foto: Divulgação)

 

Mais do que correr para aproveitar os últimos dias de cartaz das exposições de junho/julho: nesta troca de mês, três novas exposições chegam na zona leste da cidade – uma na Biblioteca Ricardo Ramos e duas na Biblioteca Affonso Taunay.

Na Biblioteca Ricardo Ramos, a “Exposição Multissensorial de Elementos Naturais” é uma exposição interativa promovida pelo Instituto Árvores Vivas unicamente no dia 30 de julho, das 13h às 17h. Para todos os públicos, a exposição sensorial tem como objetivo incentivar uma sensibilização ecológica nos participantes, não só criando momentos de encantamento e aprendizado – descobrindo curiosidades interessantes sobre a fauna e flora brasileira –, mas também fortalecendo a consciência ambiental.

Assim que terminar a exposição “Retratos do Rock”, a Biblioteca Affonso Taunay recebe uma exposição também fruto da parceria com o Ministério da Cultura e Fábricas de Cultura: a mostra “Universo Geek inspirado na Cidade de São Paulo”. Nos dias 31 de julho a 21 de agosto, as pinturas em grafite imaginam criativamente como que seriam os conhecidos filmes da cena geek se fossem ambientados em São Paulo, com 16 grafiteiros retratando heróis, vilões e cenas de ficção científica em locais icônicos, como a Avenida Paulista, o Parque Ibirapuera, o MASP e o Prédio Banespa.

Depois do dia 21 de agosto, a exposição “Abaporu Periférico” celebra a Semana de Arte Moderna de 1922 com releituras grafitadas de obras clássicas do Modernismo, feitas por artistas da periferia de São Paulo. São 12 telas expostas que reinterpretam obras de grandes nomes do Modernismo, como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Anita Malfatti. Entre os destaques da curadoria, estão novas versões de “Abaporu”, “O Mamoeiro” e “Pierrette”.

 

A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui

 

Serviço:

Exposição: “Sonhos e Sorrisos” – Pintura em Aquarela - ABA – Associação Brasileira de Aquarela e da Arte Sobre Papel

Data e horário: de 24/05 a 30/07

Local: Biblioteca Mário Schenberg - Rua

Classificação indicativa: Livre

Duração: 2 meses

Sinopse: Exposição anual  da produção das pinturas dos artistas filiados à ABA, com a finalidade de despertar o interesse do público para a técnica da aquarela.

 

Atração: Exposição Retratos do Rock - Fábrica de Cultura

Quando: 28 de junho a 31 de julho 2025, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e sábado das 10h às 14h

Local: Biblioteca Affonso Taunay -

Sinopse: O Ministério da Cultura, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e o Catavento Cultural e Educacional, por meio das Fábricas de Cultura em parceria com a Biblioteca Affonso Taunay, têm o prazer de apresentar uma exposição especial de grafite em celebração ao Mês do Rock. A mostra reúne telas inspiradas nas músicas e trajetórias de grandes ícones do rock nacional e internacional, como Chorão, The Beatles, Rita Lee, Elvis Presley e André Matos. Cada obra é um tributo visual à energia, à força e atitude do gênero, traduzidas em cores, traços e texturas por artistas que vivem e atuam nos territórios das Fábricas de Cultura. As obras propõem um diálogo potente entre a música e as artes visuais, revelando como o grafite, assim como o rock, se consolida em uma linguagem de potência criativa e expressão de diferentes gerações.

 

Atração: Exposição “Universo Geek inspirado na Cidade de São Paulo” - Fábrica de Cultura

Duração: De 31/07 a 21/08; segunda a sexta-feira das 8h às 17h, sábados das 10h às 14h

Local: Biblioteca Affonso Taunay -

Classificação: Livre

Sinopse:  Uma exposição de grafites inspirada no universo geek será realizada em São Paulo, promovida por instituições culturais como o Ministério da Cultura e as Fábricas de Cultura. A mostra imagina como seriam filmes geeks ambientados na capital paulista, com 16 grafiteiros retratando heróis, vilões e cenas de ficção científica em locais icônicos como a Avenida Paulista, o Parque Ibirapuera, o MASP e o Prédio Banespa. A exposição acontece de 31 de julho a 21 de agosto na Biblioteca Affonso Taunay, com entrada gratuita.

 

Atração: Exposição “ABAPORU PERIFÉRICO” - Fábrica de Cultura

Duração: De 21/08 a 03/09/25; de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, sábados das 10h às 14h

Local: Biblioteca Affonso Taunay -

Classificação: Livre

Sinopse: A exposição "Abaporu Periférico" celebra a Semana de Arte Moderna de 1922 com releituras grafitadas de obras clássicas do Modernismo, feitas por artistas da periferia de São Paulo. Organizada pelas Fábricas de Cultura e outras instituições culturais, a mostra apresenta 12 telas que reinterpretam obras de nomes como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Anita Malfatti. Entre os destaques estão novas versões de Abaporu, O Mamoeiro e Pierrette, adaptadas com elementos urbanos e referências das comunidades dos grafiteiros participantes.

 

Atração: Exposição Multissensorial de Elementos Naturais - Com Instituto Árvores Vivas

Quando: 30/07 das 13h às 17h

Local: Biblioteca Ricardo Ramos -

Classificação Indicativa: Livre

Sinopse: A exposição sensorial de elementos naturais é voltada à sensibilização ecológica, criando momentos de encantamento e aprendizado, fortalecendo a consciência ambiental. Os participantes poderão conhecer diversos elementos naturais e outros artefatos do acervo e descobrir curiosidades incríveis sobre a flora e fauna de vários biomas do Brasil.

 

Atração: Exposição “Miro: poesia alvo”

Quando: 01/07 a 31/07

Local: Biblioteca Érico Veríssimo -

Sinopse: Exposição de poesias produzida pelo @coletiveaarteliberta . Os poemas são de autoria do Sr. Maximiro (tio Miro), poeta da região.

 

Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)

A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.

 

Escrito por: Enzo Sapio

collections
Galeria de imagens