Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quarta-feira, 2 de Julho de 2025 | Horário: 12:24
Compartilhe:

Férias culturais nas bibliotecas da CSMB/SMC reúne programação especial no mês de julho

São 11 bibliotecas do Sistema Municipal de Bibliotecas que levam atividades para toda a família, entre elas tênis de mesa, boliche, artesanato e oficinas artísticas

São Paulo, 02 de julho de 2025 - A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, leva uma programação especial de férias para as Bibliotecas Públicas Municipais da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB). As unidades, em todas regiões da cidade, se transformam em espaços de brincadeira, aprendizagem, arte e convivência. Durante todo o mês, crianças, e toda família, podem participar de atividades gratuitas.

Na zona norte da capital, as bibliotecas Narbal Fontes (Santana), Jayme Cortez (Vila dos Andrades) e Érico Veríssimo (Parada de Taipas) contam com programações dedicadas às crianças, repletas de brincadeiras, oficinas e atividades culturais. Na Narbal, na primeira semana de julho, o público conta com mediação de leitura com teatro de fantoches, oficinas de artesanato para a criação de capa de livro e filtro dos sonhos - amuleto típico da cultura indígena norte-americana conhecido por purificar o ambiente - e um circuito de brincadeiras clássicas da infância, como pique-esconde e pega-pega.

A partir da segunda semana, a Biblioteca Jayme Cortez, dentro do Centro Cultural da Diversidade, oferece contação de história temática por meio de livros infantojuvenis, concurso de desenho para todas as idades e o “Quanto mede a Jayme?”, atividade de estatística de altura para crianças de 6 a 13 anos, com introdução a média, moda e mediana. Enquanto a Biblioteca Érico Veríssimo traz, toda às segundas, atividades de dança para a terceira idade: o “Danças de Pindorama com Eri Sá”, às 08h30.

Já na zona leste, as bibliotecas que recebem programação de férias são as Ricardo Ramos (Vila Prudente), Hans Christian Andersen (Tatuapé), Paulo Sérgio Duarte Milliet (Tatuapé), Lenyra Fraccaroli (Vila Nova Manchester) e a Professor Arnaldo Magalhães Giácomo (Tatuapé).

As Bibliotecas Ricardo Ramos e Professor Arnaldo Magalhães Giácomo começam nesta semana suas atividades especiais. Na primeira, está prevista caça ao tesouro em dupla nas dependências da biblioteca, oficina de massinha de modelagem de pequenos animais e atividades lúdicas, conduzidas pela psicopedagoga Betina Serson, todas as quintas-feiras do mês; e a Professor Arnaldo Magalhães Giácomo, no Tatuapé, leva o sarau “Universo Criativo”, em que serão lidas/recitadas poesias de autores, como Sérgio Vaz e Auritha Tabajara, com a temática de festa julina. Nas duas, ainda destacam-se as oficinas que começam a partir do dia 8 de julho: oficina de malabares para crianças a partir de 7 anos, oficina de argila para jovens de 12 anos e pintura em roupa acontecem na Ricardo Ramos; e também uma oficina de artesanato com materiais recicláveis trazidos pelos participantes, como garrafas pet e roupas velhas, na Arnaldo Magalhães Giácomo.

Ainda no Tatuapé, a biblioteca Hans Christensen Andersen leva oficina de teatro com Zeca Carvalho para jovens e adultos aos sábados, a partir do dia 12 de julho, e uma oficina de pintura aquarela com Fabricio Dolci, às sextas-feiras, a partir do dia 4 de julho. No bairro, outra biblioteca, a Paulo Sérgio Duarte Milliet, realiza mediação de literatura, jogos de memória, quebra-cabeças e atividades de pintura voltadas ao público infantojuvenil durante todo o mês de julho, começando as dinâmicas na próxima segunda-feira (7), das 10h às 16h.

Por fim, voltado ao público mais velho, a Biblioteca Lenyra Fraccaroli conta com aulas de Dança em Linha, nas segundas e terças, e Oficina de Crochê com a Zélia às quartas e quintas, todas à tarde, entre 14h e 15h.

Na Zona Central, a Biblioteca Raul Bopp, no Parque da Aclimação, leva uma oficina de cards de personagem para jogos de cartas voltada às crianças neste sábado (5), às 11h, além de um Jogo da Reciclagem que ensina as crianças o descarte consciente e responsável do lixo em prol ao meio ambiente, no dia 8 de julho, às 15h, além da biblioteca oferecer um acervo dedicado à sustentabilidade e natureza para todos que queiram se aprofundar na pauta. Enquanto a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato leva oficinas artísticas de Porta‑Retratos Poéticos e Marcadores de Página para crianças entre 7 a 10 anos na última semana de julho.

Um dos destaques da zona sul da cidade, a Biblioteca Viriato Corrêa, temática em Literatura Fantástica, recebe semanalmente, com apoio do Instituto Pinheiro, e aulas de inglês para níveis iniciais e intermediários, coral, oficinas de criatividade em artesanato e atividades cognitivas para crianças e aulas de como usar as redes sociais e dispositivos móveis e espanhol para idosos. Todas com duração entre 1h e 1h30.

“De oficinas de pintura e teatro a contação de histórias, passando por jogos educativos, experiências sensoriais, oficinas sustentáveis e vivências intergeracionais, as bibliotecas se reafirmam como polos culturais acessíveis, acolhedores e vivos durante o recesso escolar”, disse o Secretário de Cultura e Economia Criativa Totó Parente, que completa: “A diversidade das atividades e linguagens garante uma programação democrática, lúdica e educativa, que promove o encontro entre diferentes públicos e saberes”.

A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da Secretaria e em nossas redes sociais @smculturasp.

 

Serviço:

Atração: Férias Culturais nas Bibliotecas
Quando: 01/07 a 31/07
Horários múltiplos
Classificação: Livre
Programação sujeita a alteração.

 

Zona Norte:

Biblioteca Narbal Fontes (Santana)

“Férias na Narbal”

Mediação de leitura com teatro de fantoches (1/7 às 14h, 1h): contação dramatizada para estimular a imaginação dos pequenos. Uma tarde divertida com histórias encantadoras e fantoches que vão ganhar vida, despertando a imaginação e a criatividade das crianças.

Criação da capa do livro ideal (3/7 às 11h): colagem artística personalizada ensinada pela equipe. Histórias inspiradoras seguidas de uma oficina para criar a capa do “livro ideal”, incentivando a expressão artística e o amor pelos livros

Oficina de filtro dos sonhos (4/7 às 11h30): artesanato com materiais naturais para proteção e decoração. Um momento mágico para confeccionar filtros dos sonhos coloridos, estimulando a criatividade e protegendo os sonhos de forma lúdica

Circuito de brincadeiras (5/7 às 14h): interatividade com jogos físicos guiados. Uma manhã cheia de energia, com brincadeiras diversas para divertir, movimentar e promover o trabalho em equipe

Oficina de vasos de plantas (8/7 às 14h): plantio simples ensinando cuidado com o verde. Histórias que florescem, seguidas de uma oficina prática para criar e decorar vasos, aproximando as crianças da natureza

Caça ao tesouro + quebra-cabeça gigante (10/7 às 14h): diversão em equipe que mistura leitura e lógica. Aventuras literárias e uma divertida caça ao quebra-cabeça que desafia a mente e estimula o raciocínio lógico

Boliche + jogo da argola com garrafa PET (12/7 às 11h30): recreação sustentável usando material reciclável. Mais um sábado cheio de movimento, com diferentes brincadeiras para gastar energia e fortalecer os laços entre as crianças.

Leitura + pintura com barbante (15/7 às 14h): expressão artística usando técnicas de tingimento natural. Uma tarde de histórias e arte, explorando a criatividade em pinturas feitas com barbante, criando obras únicas e divertidas.

Brincadeiras ao ar livre (23/7, 11h): jogos tradicionais. Uma manhã animada com atividades físicas, estimulando uma vida saudável

Oficina de sinos de vento (23/7, 13h): Uma tarde de arte, criando belos sinos de vento para encantar os sentidos

Oficina de origami animal (26/7, 11h30): dobraduras que compõem uma mostra final. Uma oficina cheia de imaginação, transformando papel em criativos animais, desenvolvendo habilidades motoras e artísticas
 

Biblioteca Jayme Cortez (Vila Nova Cachoeirinha)

Contação de histórias (8 e 15/7 às 13h, 45 min): temáticas com livros como Maria-vai-com-as-outras e O ogro da Rússia.

Concurso de desenho (8 a 18/7 durante o horário da biblioteca): aberto para todas as idades, com categorias e premiação por criatividade, estética e originalidade; resultados em 18/7.

Gincana das cores (16/7 às 14h, 90 min): competição por equipes (até 40 crianças) com desafios físicos, mentais e sociais.

Escape da Masmorra (15/7 às 15h, 3h): jogo de interpretação de papéis para +13 anos, com inscrições limitadas.

Quanto mede a Jayme? (8 a 22/7): atividade de estatística de altura para crianças de 6 a 13 anos, com introdução a média, moda e mediana.

Iniciação ao tênis de mesa (11 e 18/7 às 14h, 2h): ensino dos fundamentos do esporte para crianças de 6 a 13 anos.

 

Biblioteca Érico Veríssimo (Parada de taipas)

Danças de Pindorama com Eri Sá (todas as segundas às 8h30): resgate das tradições afro-brasileiras (jongo, ciranda, coco de roda), voltado para público 50+.

 

Zona Leste:

Biblioteca Ricardo Ramos (Vila Prudente)

Caça ao Tesouro em dupla (criança + adulto) (1 e 8/7 às 11h, 60 min): exploração pelas seções da biblioteca, com prêmio para as duas duplas vencedoras.

Oficina de massinha (2/7 às 14h, 50min): modelagem de pequenos animais com massinha, estimulando coordenação motora.

Tempo de brincar, tempo de cuidar (3, 10, 17, 24 e 31/7 às 11h, 40 min): psicopedagoga Betina Serson conduz atividades lúdicas para pais e filhos de 6 meses a 5 anos.

Oficina de malabares (10/7 às 14h, 60 min): introdução ao malabarismo para crianças a partir de 7 anos.

Oficina de argila (17/7 às 14h, 60 min): modelagem para jovens +12.

Oficina de pintura (23/7 às 14h, 40 min): exploração de tintas e texturas para crianças a partir de 3 anos; roupas velhas recomendadas.

Exposição multissensorial – Instituto Árvores Vivas (30/7 às 13h, 240 min): contato com elementos naturais dos biomas brasileiros, com foco em sensibilização ecológica, voltada a todas as idades.

 

Biblioteca Hans Christian Andersen (Tatuapé)

Oficina de Teatro com Zeca Carvalho (12/7 a 9/8, sábados das 10h às 13h): formação em expressão corporal e encenação;

Oficina de Aquarela com Fabricio Dolci (todas as sextas às 15h, 15 vagas): pintura artística para maiores de 7 anos, com orientação técnica e criativa.

Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet (Tatuapé)

Mediação de literatura, jogos de memória, quebra-cabeças e atividades de pintura voltadas ao público infantojuvenil. (7 a 25/7 das 10h às 16h)

 

Biblioteca Lenyra Fraccaroli (Vila Nova Manchester)

Oficina de Crochê com Zélia (quartas e quintas-feiras às 15h, 2h): desenvolvimento de habilidades manuais e socialização.

Aula de Line Dance com Samuel Costa (segundas às 15h e terças às 14h, 2h): dança em grupo para jovens, adultos e idosos, promovendo coordenação e expressão corporal.

 

Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo (Tatuapé)

Sarau “Universo Criativo” (3/7 das 13h às 14h30, 90 min): poesia, cordel e música com monitores Malcon, Laura e Ratz.

Oficina Criativa Sustentável (todas as terças a partir de 8/7, 13h–15h): artesanato com reciclagem, costura e materiais reutilizados.

 

Zona Sul:

Biblioteca Viriato Corrêa (Vila Mariana)

Inglês (segundas às 10h, 1h): aulas de inglês cotidiano, semi naturalizantes.

Coral (terças às 14h, 1h): estímulo vocal, afinação e ritmo coletivo.

Oficina de Espanhol (quintas às 10h, 1 h): aprendizado lúdico por músicas para idosos.

Redes Sociais (quintas às 13h30, 1h30): orientação prática para uso consciente de apps e internet para idosos.

Criatividade (sextas às 15h, 1h): artesanato e atividades cognitivas para expressão pessoal.

 

Zona Central:

Biblioteca Monteiro Lobato (Vila Buarque)

Porta‑Retratos Poéticos (26/7 das 11h às 13h): oficina intergeracional para crianças de 7 a 10 anos e responsáveis, que criam molduras com inspiração poética.

Traços para uma História (30/7 das 14h às 16h): todos os públicos produzem marcadores de página com técnicas mistas artísticas; livre participação.

 

Biblioteca Raul Bopp (Aclimação)

O Jogo da Reciclagem (8/7 às 15h, 60 min): dinâmica educativa com Elaine Andrade sobre resíduos sólidos.

Oficina de Cards (5/7 às 11h, 90 min): criação de personagens para jogos de cartas com Cibele Gardin.

 

Sobre a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)

A Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.

 

Escrito por: Enzo Sapio e Filipe Jaaziel | Revisado por: Suzane Rodrigues

collections
Galeria de imagens