Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Organização espera atrair 3 milhões amanhã à Paulista
Gilberto Amêndola e Camilla Rigi
Três milhões de pessoas devem cobrir amanhã a Avenida Paulista e a Rua da Consolação com as cores do arco-íris, símbolo do movimento gay. A 11ª Parada do Orgulho GLBT - que traz o tema Por Um Mundo Sem Racismo, Machismo e Homofobia - vai começar às 13 horas. Os participantes vão sair da frente do prédio da TV Gazeta, na altura do número 900. Para animar, haverá 23 trios elétricos.
Um acordo com a Prefeitura exige que a organização libere a Avenida Paulista às 18 horas. Depois desse horário, todos os participantes já devem estar descendo a Rua da Consolação. A partir das 19 horas, haverá apresentação do Fischerspooner Dj Set em um dos trios da Parada. O fim do evento está programado para as 22 horas, na Praça Roosevelt, no centro.
No ano passado, a Prefeitura chegou a pensar em retirar a festa da Avenida Paulista. O objetivo era restringir os eventos no local. O acerto feito com o Ministério Público definiu que apenas três atividades continuariam no cartão-postal da cidade. Além da São Silvestre e do revéillon, a Parada assegurou vaga por ter uma ligação muito forte com a avenida.
SEGURANÇA
A segurança do evento será feita por 900 homens da Polícia Militar. Nas redondezas da Paulista, serão montados bloqueios para a averiguação e a identificação do público. A ministra do Turismo, Marta Suplicy, e o prefeito, Gilberto Kassab, já confirmaram presença. A Parada Gay de São Paulo só perde em número de turistas para o carnaval carioca.
Hoje ainda é o dia do público GLBT invadir o parque de Diversões Hopi Hari. O evento começa às 10 e segue até 20 horas. Além dos brinquedos tradicionais, shows vão ocorrer durante todo o dia. O parque fica na Rodovia dos Bandeirantes, km 72. Já na capital, haverá exibição do filme Meu Mundo é Esse, dirigido por Márcia Cabral, na Galeria Olido, às 13 horas. A programação completa de eventos relacionados à parada pode ser vista no site.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk