Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Mais de 200 livros serão distribuídos na próxima terça-feira (5) na Biblioteca Pública Municipal Milton Santos

São Paulo, 1º de agosto de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, promove, no dia 5 de agosto, das 11h às 15h, a tradicional feira de doação de livros “Pegue, Leve e Leia” na Biblioteca Milton Santos. A ação estreia a primeira edição da feira no mês, cujo objetivo principal é estimular o hábito da leitura e promover maior acesso e democratização ao livro. A agenda é gratuita e livre para todos os públicos.
O “Pegue, Leve e Leia” da Biblioteca Milton Santos conta com mais de 200 livros, histórias em quadrinhos e materiais de audiovisual disponíveis para retirada. Para participar, basta apenas comparecer à biblioteca na data e horário informados, sem necessidade de inscrição prévia, troca de livros ou matrícula na biblioteca.
Cada participante pode escolher até dois livros de qualquer gênero: seja romance, ficção, biografia, clássicos e muito mais. O programa valoriza o encontro entre leitores e livros de maneira espontânea, afetiva e inclusiva, reforçando o papel das bibliotecas públicas como espaços de formação, convivência e cidadania.
A Biblioteca Pública Municipal Milton Santos está localizada no bairro de Aricanduva, zona leste da capital, próximo ao Shopping Leste Aricanduva. Inaugurada em novembro de 2001, o espaço conta com mil metros quadrados.
A feira está sujeita a alteração de horário, cuja mudança será brevemente informada nos canais de comunicação da Biblioteca e da CSMB. Caso termine a quantidade de livros para distribuição das feiras de “Pegue, Leve e Leia”, a biblioteca pode encerrar as atividades antes do horário previsto; recomendado chegar cedo ao local.
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa rede social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.
Serviço:
Pegue, Leve e Leia
Quando: 05 de agosto, das 11h às 15h
Local: Biblioteca Pública Municipal Milton Santos - Av. Aricanduva, 5.777 - Aricanduva
Classificação Indicativa: Livre
Gratuito
Sinopse: O “Pegue, Leve e Leia” é um projeto de feira de doação de livros do Sistema Municipal de Bibliotecas, onde o munícipe pode retirar gratuitamente qualquer livro selecionado da estante. Cada pessoa pode retirar até dois livros. A medida visa ampliar o acesso à leitura na cidade e ainda incentivar o uso continuado das bibliotecas como pontos culturais e de lazer.
Sobre a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
Escrito por: Enzo Sapio | Revisado por: Suzane Rodrigues
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk