Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Terça-feira, 3 de Setembro de 2013 | Horário: 10:48
Compartilhe:

Centro Cultural de Cidade Tiradentes recebe a peça “Hospital da Gente”

Primeira montagem teatral a ser encenada no local, dias 7 e 8, peça tem direção de Mario Pazini

Peça é inspirada em personagens femininas do escritor Marcelino Freire


Por Amanda Monteiro


Inspirada nas personagens femininas dos contos do pernambucano Marcelino Freire, a peça “Hospital da Gente” chega ao Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, nos dias 7 e 8, e é a primeira montagem teatral a ser encenada no local.

O espetáculo estreou em 2008 como parte do repertório do Grupo Clariô de Teatro, que reúne em seus trabalhos diversos gêneros: infantil, realista, teatro de rua e de bonecos. Essas características compõem a identidade peculiar das performances realizadas por seus atores.

A companhia, que possui uma sede batizada de Espaço Clariô, viu na defasagem cultural das periferias uma grande inspiração para dar vazão à sua arte. Dessa forma, a perspectiva dos artistas se fundiu com a ótica dos contos do autor pernambucano, que colaborou na elaboração da peça, explorando as condições apresentadas pela realidade cotidiana daqueles locais distantes do centro.

Com direção de Mario Pazini, a encenação traz personagens “catadas dos cantos/contos de Freire” e apresentadas como mulheres comuns que levantam questões delicadas sobre o que acontece em seus universos, abrangendo diálogos oriundos do dito submundo social, lugar daqueles que não têm oportunidade porque simplesmente nunca chegaram a conhecê-lo. Entre elas estão a mendiga, a bêbada, a prostituta, a velha, a mãe e a dona do boteco de uma favela, revelando suas realidades. “A plateia vive o espetáculo, não o assiste somente. Há uma unificação que direciona a um novo olhar e ninguém fica imune ao choque transformador que revela a realidade”, conta Naruna Costa, atriz e diretora musical da peça.

Serviço: Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. R. Inácio Monteiro, altura do nº 6.900, esquina com Rua Alexandre Davidenko, Cidade Tiradentes. Zona Leste. Dia 7, 20h. Dia 8, 19h. Grátis (retirar ingresso, um por pessoa, uma hora antes)

collections
Galeria de imagens