Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Segunda-feira, 3 de Fevereiro de 2014 | Horário: 17:22
Compartilhe:

OSM e La Fura Dels Baus fazem concerto multimídia

Abrindo a temporada sinfônica, a “Trilogia romana” é apresentada no Theatro Municipal de São Paulo nos dias 15 e 16 de fevereiro
Referências aos quatro elementos, terra, ar, água e fogo, estão presentes na concepção do grupo espanhol

Por Giovanna Longo

Uma combinação de sonoridade vigorosa com efeitos visuais de grande impacto são elementos que traduzem o sucesso da companhia La Fura Dels Baus, fundada em Barcelona em 1979. Depois da abertura dos Jogos Olímpicos, em 1992, na cidade de Barcelona (Espanha), o grupo ganhou projeção internacional. 

Nos dias 15 e 16, eles chegam a São Paulo com a releitura da “Trilogia romana”, de Ottorino Respighi, que será acompanhada, no Theatro Municipal de São Paulo, pela Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência de seu maestro titular, John Neschling, também diretor artístico da casa lírica. 

Abrindo a temporada sinfônica, a “Trilogia romana” é uma obra formada por três poemas, “Festivais romanos”, “Fontes de Roma” e “Pinheiros de Roma”, definidos pelos cenários urbanos da cidade eterna. Neste concerto multimídia, a música é a verdadeira protagonista, evidenciando a riqueza da partitura. Mas, com a ajuda da tecnologia, o público poderá sentir-se transportado para as ruas e praças romanas. 

“Pinheiros de Roma” fez parte do desenho de animação da Disney, “Fantasia 2000”, quando baleias nadavam e saltavam ao som da música de Respighi. Mais conhecido pelas composições que integram esta trilogia, o autor foi diretor da Orquestra da Academia Nacional de Santa Cecília, em Roma. No início do século 20, também criou, além de obras sinfônicas, diversas óperas. 

Em entrevista concedida a um veículo espanhol em 2011, ano da estreia do espetáculo, Carlos Padrissa, diretor do La Fura, ressaltou que, mais uma vez, o que se tornou o DNA da companhia catalã estará igualmente presente nesta montagem. Trata-se da referência aos quatro elementos –terra, ar, água e fogo–, enfatizada em todas as criações do grupo. 

Serviço: | Theatro Municipal de São Paulo. Pça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro . Dia 15, 20h. Dia 16, 17h. R$ 20 a R$ 60
ESGOTADO

+ Clique aqui para saber sobre sessão extra
collections
Galeria de imagens