Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Cine Olido promove encontro com a ativista sul-africana Zanele Muholi
O evento, que acontece no dia 11 de junho, às 19h, aborda a visibilidade lésbica e o ativismo visual e conta com exibição de fotografias e curtas-metragens
Por Natália Tayota
No dia 11 de junho, às 19h, o Cine Olido, em parceria com o Goethe-Institut, recebe a artista e ativista lésbica sul-africana Zanele Muholi para um bate-papo sobre seu trabalho com o coletivo de mídia queer Inkayiso. O encontro intitulado “Futebol para o Amor: Visibilidade Lésbica e Ativismo Visual” conta com a apresentação de uma série de fotografias e dois curtas-metragens.
As fotografias da série “Faces e Fases” retratam lésbicas e transgêneros. Também serão exibidos os curtas-metragens “Foot for Love” (2012), produzido em parceria com o coletivo feminista francês Les Dégommeuses, documentário que retrata um jogo do time sul-africano lésbico de futebol Thokozani Football Club em Paris, e “We live in fear” (2013), filme produzido pela Human Rights Watch sobre o trabalho artístico e político de Muholi.
O encontro é uma iniciativa do Goethe-Institut, em parceria com os Consulados Gerais da Alemanha e da Suíça em São Paulo, e conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Serviço: Galeria Olido – Cine Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dia 11, às 19h. Grátis (retirar ingresso 1h antes)
Confira a programação:
FOTOGRAFIAS DA SÉRIE FACES E FASES | FOOT FOR LOVE | WE LIVE IN FEAR | ENCONTRO COM ZANELE MUHOLI
FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES
FOOT FOR LOVE
(França, 2012, 11 min, digital). Dir.: Zanele Muholi e Les Dégommeuses. Legendas em inglês.
Fundado por Zanele Muholi, o Thokozani Football Club é um time de futebol feminino com integrantes, na grande maioria, lésbicas negras. O time recebeu esse nome em homenagem a Thokozani Qwabe, uma lésbica de 23 anos brutalmente assassinada por sua sexualidade em 2007. O curta mostra a visita da equipe Thokozani a Paris para uma semana de intensas atividades culturais, esportivas e de ativismo na luta contra a violência e discriminação contra lésbicas, particularmente no esporte. Realizado em parceria com o coletivo feminista francês Les Dégommeuses.
WE LIVE IN FEAR
(África do Sul, 2013, 12 min, digital). Dir.: Katherine Fairfax Wright e Malika Zouhali-Worrall. Legendas em inglês.
Curta-metragem produzido pela Human Rights Watch para apresentar o trabalho fotográfico e ativista de Zanele Muholi. Muholi, que descreve a si própria como uma ativista visual, documentou por anos a vida de lésbicas negras e transgêneros na África do Sul. O filme foi realizado numa colaboração entre as diretoras Katherine Fairfax Wright e Malika Zouhali-Worrall e é dedicado in memoriam a Duduzile Zozo, estuprada e assassinada em Gauteng, província da África do Sul, em 30 de junho de 2013.
collections
Galeria de imagens
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk