Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Sexta-feira, 6 de Junho de 2014 | Horário: 17:07
Compartilhe:

Cine Olido promove encontro com a ativista sul-africana Zanele Muholi

O evento, que acontece no dia 11 de junho, às 19h, aborda a visibilidade lésbica e o ativismo visual e conta com exibição de fotografias e curtas-metragens
Por Natália Tayota

No dia 11 de junho, às 19h, o Cine Olido, em parceria com o Goethe-Institut, recebe a artista e ativista lésbica sul-africana Zanele Muholi para um bate-papo sobre seu trabalho com o coletivo de mídia queer Inkayiso. O encontro intitulado “Futebol para o Amor: Visibilidade Lésbica e Ativismo Visual” conta com a apresentação de uma série de fotografias e dois curtas-metragens. 

As fotografias da série “Faces e Fases” retratam lésbicas e transgêneros. Também serão exibidos os curtas-metragens “Foot for Love” (2012), produzido em parceria com o coletivo feminista francês Les Dégommeuses, documentário que retrata um jogo do time sul-africano lésbico de futebol Thokozani Football Club em Paris, e “We live in fear” (2013), filme produzido pela Human Rights Watch sobre o trabalho artístico e político de Muholi. 

O encontro é uma iniciativa do Goethe-Institut, em parceria com os Consulados Gerais da Alemanha e da Suíça em São Paulo, e conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. 

Serviço: Galeria Olido – Cine Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dia 11, às 19h. Grátis (retirar ingresso 1h antes)  


Confira a programação:
 
FOTOGRAFIAS DA SÉRIE FACES E FASES | FOOT FOR LOVE | WE LIVE IN FEAR | ENCONTRO COM ZANELE MUHOLI

FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES

FOOT FOR LOVE 
(França, 2012, 11 min, digital). Dir.: Zanele Muholi e Les Dégommeuses. Legendas em inglês.
Fundado por Zanele Muholi, o Thokozani Football Club é um time de futebol feminino com integrantes, na grande maioria, lésbicas negras. O time recebeu esse nome em homenagem a Thokozani Qwabe, uma lésbica de 23 anos brutalmente assassinada por sua sexualidade em 2007. O curta mostra a visita da equipe Thokozani a Paris para uma semana de intensas atividades culturais, esportivas e de ativismo na luta contra a violência e discriminação contra lésbicas, particularmente no esporte. Realizado em parceria com o coletivo feminista francês Les Dégommeuses.

WE LIVE IN FEAR
(África do Sul, 2013, 12 min, digital). Dir.: Katherine Fairfax Wright e Malika Zouhali-Worrall. Legendas em inglês.
Curta-metragem produzido pela Human Rights Watch para apresentar o trabalho fotográfico e ativista de Zanele Muholi. Muholi, que descreve a si própria como uma ativista visual, documentou por anos a vida de lésbicas negras e transgêneros na África do Sul. O filme foi realizado numa colaboração entre as diretoras Katherine Fairfax Wright e Malika Zouhali-Worrall e é dedicado in memoriam a Duduzile Zozo, estuprada e assassinada em Gauteng, província da África do Sul, em 30 de junho de 2013.
collections
Galeria de imagens