Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Peça “Genet: o poeta ladrão” se inspira na vida e na obra de Jean Genet
Espetáculo fica em cartaz entre os dias 10 e 12, no Teatro João Caetano

Cena de “Genet: o poeta ladrão”, que retrata a vida do artista
francês Jean Genet, com foco em sua adolescência
Por Gabriel Fabri
Escrita pelo dramaturgo Zen Salles e dirigida por Sérgio Ferrara, a peça “Genet: o poeta ladrão” retrata a vida do artista francês Jean Genet, com foco em sua adolescência, período em que se prostituiu e conheceu alguns dos personagens dos seus futuros romances e peças teatrais. Em cartaz no Teatro João Caetano, entre os dias 10 e 12, o espetáculo se baseia em duas obras de Genet, “O Diário de Um Ladrão” e “Nossa Senhora das Flores”.
Para Ferrara, Genet era um poeta maldito e um transgressor. “Ele contestou e revelou, através da literatura e do teatro, a angústia da sua homossexualidade em um mundo onde esse amor não ousava dizer seu nome”, explica. A peça se passa em Paris, na França, na primeira metade do século XX. O foco do espetáculo está no retrato de um artista atormentado, “em busca de si mesmo”, segundo o diretor. Nessa busca, a arte foi a maneira que Genet encontrou para dar sentido à sua vida.
“Genet foi um homem que ousou tocar o mistério com os olhos e ver com as mãos, invertendo os sentidos de uma moral tradicional e preconceituosa”, declara Ferrara. O diretor considera a obra do poeta revolucionária por ela ter revelado o mundo dos travestis, dos garotos e garotas de programa, dos bandidos e de outras figuras da vida noturna parisiense. “Ele expõe para o público comum um universo até então desconhecido da população, mas muito fabulado por todos”, conclui.
Serviço: Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. Zona Sul. | tel. 5573-3774 e 5549-1744. De 10 a 12. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h
collections
Galeria de imagens
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk