Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Terça-feira, 6 de Janeiro de 2015 | Horário: 14:21
Compartilhe:

CCJ recebe 1ª edição da Mostra de Teatro Por Um Triz

Evento reúne 12 espetáculos infantojuvenis e adultos com apresentações gratuitas entre os dias 9 e 31 de janeiro

Vencedora do prêmio APCA 2013 de melhor direção,
peça “Folias Galileu” é apresentada dia 9 (Foto: Gisele Valeri)

Por Gabriel Fabri


O mês das férias no Centro Cultural da Juventude (CCJ) será repleto de atrações especiais. Isso porque acontece a 1ª edição da Mostra de Teatro Por Um Triz, que reúne 12 peças adultas e infantojuvenis em apresentações únicas, entre os dias 9 e 31 de janeiro. O evento é organizado em parceria com a Cooperativa Paulista de Teatro.


Entre os destaques, está a peça “Folias Galileu”, da Cia. Folias d’Arte. O espetáculo, encenado no dia 9, é inspirado na história do filósofo italiano Galileu Galilei, com base no texto “A Vida de Galileu”, do dramaturgo alemão Bertold Brecht. São ao todo 14 esquetes que trazem diversos pontos de vista sobre o pensador, homem que foi perseguido por defender a tese de que a Terra girava em torno do Sol. Com “Folias Galileu”, o diretor Dagoberto Feliz foi vencedor do prêmio APCA 2013 de melhor direção.


Com apresentação no dia 10, o espetáculo “Homens de Solas de Vento”, da Cia. Solas de Vento, dispensa o uso de diálogos para contar a história de dois estrangeiros que são impedidos de viajar, ficando presos na sala de imigração de um aeroporto.  No palco, eles precisam usar os movimentos da dança e do circo, incluindo acrobacias aéreas, para se comunicar. A direção é de Rodrigo Matheus.


Livremente inspirado nos contos infantis do escritor italiano Gianni Rodari, extraídos do livro “Fábulas por Telefone”, o espetáculo “Histórias por Telefone” é apresentado no dia 17. A peça traz quatro telefonistas curiosas, que escutam as histórias que um pai conta por telefone para a filha. Dirigida por Carla Candiotto, a obra foi prestigiada com os prêmios APCA 2011 de “Melhor Espetáculo” e “Melhor Direção”. No mesmo ano, foi eleito o melhor espetáculo infantil pelo Guia da Folha.


Serviço: Centro Cultural da Juventude. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3984-2466. De 9 a 31. Grátis. Livre. Não é necessário retirar ingresso.


Confira a programação completa

RELAMPIÃO
Cias. do Miolo e Paulicea.
Aproximação de histórias de Lampião para questões cotidianas, enfocando, entre outros aspectos, o que há em comum entre a luta do cangaço e aquelas pela vida na contemporaneidade. A peça procura revelar múltiplos Lampiões encontrados nas cidades, gente comum que luta para sobreviver em meio às desigualdades. Este espetáculo de rua participou de diversos festivais, entre eles o FIT São José do Rio Preto e o 15º Festival de Teatro Havana (Cuba).
| Largo do Japonês. Dia 9, 18h

AMANHECEU
Entretida com sua costura e com a música sertaneja, mulher bem-humorada ouve no rádio, em uma noite insone, uma série de casos de violência contra a mulher. A partir daí, ela desperta para as formas de violência ainda desconhecidas para ela e que fizeram parte de seu passado.
| Anfiteatro. Dia 9, 20h

FOLIAS GALILEU
100 min. +10 anos.
Numa espécie de excursão, o público se depara com um caleidoscópio da narrativa do importante cientista Galileu frente ao seu dilema ético.
| Área de convivência. Dia 9, 20h
HOMENS DE SOLAS DE VENTO
70 min.
O espetáculo, que tem números circenses, retrata a convivência de dois viajantes presos num aeroporto.
| Espaço de arena. Dia 10, 17h

SONHATÓRIO
Cia. Truks. 50 min.
Enquanto esperam pelo almoço em um hospital psiquiátrico, três homens transformam o refeitório em palco para histórias protagonizadas por copos, pratos, panelas e outros utensílios de cozinha.
| Anfiteatro. Dia 11, 17h

HISTÓRIAS POR TELEFONE
Cia. Delas de Teatro. 50 min.
Homem telefona todas as noites para sua filha e lhe conta histórias. Eles não sabem, porém, que, do outro lado da linha, quarto telefonistas curiosas também se divertem com os contos.
| Anfiteatro. Dia 17, 17h

SÍTIOS DOS OBJETOS
Caipira solitário tem como companheiros os animais de seu sítio, entre eles o cavalo xucro que se recusa a puxar a carroça, o cão que sempre pula sobre o dono e os pássaros e a lagarta que comem a plantação. Na montagem, luvas, garfos, espremedores de frutas, escorredores de arroz e outros utensílios se transformam nos animais.
| Anfiteatro. Dia 18, 17h

HOTEL TROMBOSE
Em uma hospedaria decadente, histórias sobre o cotidiano de seus moradores revelam como sobrevivem em meio a uma metrópole caótica.
| Anfiteatro. Dia 23, 20h

AS HISTÓRIAS DE CALAU E CIPÓ
Ouroboros Cia. 60 min.
Cipó e a menina Calau decidem ver quem conta a melhor história. Ela, que jamais tinha feito isso, narra a lenda gaúcha contada por seu avô, sobre M’boi Tatá, a cobra de fogo; e ele relembra a aventura que viveu quando andou pelas matas do Norte do Brasil em busca de comida. Os dois contadores inventam um novo conto: “O auto do Boi Arco-íris”.
| Anfiteatro. Dia 24, 17h

SALA DE ESPERA
Cia. Eco Teatral. 50 min. +12 anos.
Livremente inspirado no conto “Diante da porta da lei”, do livro “O processo”, de Franz Kafka, o espetáculo se passa em uma sala de espera. Por meio da mímica e do humor peculiar de Charles Chaplin, narra-se a trajetória de um homem contra um sistema de poder encarnado na figura de um secretário.
| Anfiteatro. Dia 30, 20h

A HISTÓRIA DE RAPUNZEL
Cia. Patética.
Presa numa torre na floresta, Rapunzel conhece o mundo por meio das mentiras contadas por sua madrinha malvada. A vinda de um príncipe montado a cavalo muda o destino da garota.
| Anfiteatro. Dia 31, 17h



collections
Galeria de imagens