Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quinta-feira, 9 de Abril de 2015 | Horário: 11:39
Compartilhe:

São Paulo é eleita nova sede da Rede Mercocidades

Prestes a completar 20 anos, cidades membros discutem novos caminhos para promover integração de governos locais
Durante o último encontro, realizado entre 18 e 20 de março, da Rede Mercocidades, mercado comum composto por 300 cidades do Mercosul, São Paulo foi eleita como próxima secretaria executiva da rede. No encontro estavam presentes os coordenadores/as das Unidades Temáticas e dos Grupos de Trabalho que formam a rede. A cidade argentina de Rosário, atual secretaria executiva, passará o posto para a capital paulista no final do ano.

De acordo com Paulo Menechelli, assessor da Secretaria Municipal de Cultura e representante da unidade temática de Cultura, o encontro serviu para ”pensar os próximos caminhos dessa tentativa de integração em rede de governos locais”. 

Para o encontro, São Paulo levou uma comitiva de nove membros, que incluiu a vice-prefeita Nádia Campeão. “A delegação foi grande e pode mostrar a valorização da rede por parte de São Paulo”, afirma Menechelli. “O encontro serviu para pensar em como promover a integração da rede como um todo”, esclarece. 

De acordo com o assessor, no último ano, aconteceram três encontros do grupo responsável pela cultura da Rede Mercocidades. O próximo será na cidade de Buenos Aires e ainda não tem data confirmada. 

“Ali a gente discute iniciativas que visam integrar as cidades, tanto em eventos comuns, quanto pensar políticas que fomentem maior intercâmbio de artistas e gestores”, diz Menechelli. Além disso, é necessário “pensar em formas de valorizar a cultura os aspectos comuns, mas também valorizar a diversidade de toda essa cultura diferente que a gente tem na América do sul”.

Nos encontros são discutidas formas de “produção cultural com pouca verba, e como engajar a população na tentativa de valorizar as iniciativas que o publico já produz” afirma o assessor. Participam desde cidades grandes como São Paulo e Buenos Aires, até cidades menores, como Uberlândia.

Prestes a completar 20 anos, a Rede Mercocidades, passa por um momento de renovação. Entre as mudanças está a troca do atual logo e da identidade visual da rede. Para isso, o grupo está promovendo um concurso, aberto a todos os integrantes das cidades membros, para escolher o novo logotipo. As ideias podem ser enviadas até o dia 15 de maio. O prêmio é de 4 mil dólares para o projeto escolhido. 
collections
Galeria de imagens