Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Terça-feira, 20 de Outubro de 2015 | Horário: 15:07
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo e Ministério da Cultura assinam convênio para a restauração do casarão da Avenida Celso Garcia, no Brás

Após espera de 26 anos, estabelecimento deve se tornar uma Casa de Cultura
Por Gabriel Fabri

O Ministério da Cultura e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, assinaram no último sábado (dia 17) um convênio para a restauração e reforma do casarão da Avenida Celso Garcia, no bairro do Brás (centro da cidade), com a intenção de transformá-lo em uma Casa de Cultura. Participaram da solenidade o prefeito Fernando Haddad, o secretário municipal de cultura Nabil Bonduki, a deputada Luiza Erundina e o secretário de políticas culturais do Ministério da Cultura, Guilherme Varella. 

Na ocasião, o secretário de cultura Nabil Bonduki ressaltou que o compromisso de transformar o casarão em um equipamento cultural é fruto de uma luta que durou 26 anos. “Iniciamos a desapropriação dessa área na época da gestão da Erundina. No casarão, viviam 58 famílias em condições extremamente precárias”, lembra Bonduki, que foi superintendente de habitação popular durante o governo da ex-prefeita. Ele ressaltou o pioneirismo do projeto, que antecedeu a política atual da Prefeitura de São Paulo de trazer a moradia da população de baixa renda para onde está o emprego, ao construir habitações ao redor do patrimônio. “Ele foi pioneiro no sentido de compatibilizar a construção de unidades habitacionais novas com a preservação de um imóvel histórico e de integrar, em um mesmo projeto, habitação e cultura”, acrescenta. 

A deputada Luiza Erundina enfatizou que Fernando Haddad foi o primeiro prefeito a visitar a comunidade em 26 anos. “Isso aqui é um alento, um reforço, uma esperança, um sonho. Este ato é um compromisso para que a gente possa entregar essa conquista importante à região e à comunidade”, declarou. Erundina é autora da emenda parlamentar que estabeleceu um repasse no valor de dois milhões de reais para o restauro do casarão. A contrapartida da Prefeitura é de R$ 20 mil. 

O prefeito Fernando Haddad falou sobre a importância do local, que deve ser transformado no Casarão da Cultura Celso Garcia dentro de um ano. “Quando se fala em Brás, se fala em comércio e em serviço, mas não em cultura. Agora a região vai ter no seu horizonte um resgate importante, que é devolver para a comunidade aquilo que ela preservou”, explicou, lembrando que a população do entorno batalhou para manter o casarão desocupado.

Conhecido como Casarão Cutrale ou antiga delegacia do Belenzinho, o estabelecimento integra uma Zona Especial de Preservação Cultural (ZPEC). O novo espaço contará com duas salas multiuso, um telecentro, um ateliê de costura e dois ateliês multiuso, brinquedoteca, auditório e estúdio de música. 

collections
Galeria de imagens