Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Circuito Municipal de Cultura apresenta shows de BNegão Trio em cinco espaços da cidade
Cristiano Filiciano
“Lute pelo seu direito de festejar. Festeje seu direito de lutar na vida”. O trecho foi extraído da música Essa é pra tocar no baile e retrata bem o tom de protesto que permeia a carreira do rapper carioca Bernardo Santos, mais conhecido por BNegão. Com uma forma contundente de expor seus posicionamentos, o músico integrou por anos a banda Planet Hemp e foi reconhecido internacionalmente com seus projetos paralelos, ultrapassando fronteiras. Em 2012, por exemplo, foi convidado para representar a música brasileira na cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Londres, ao lado de Seu Jorge, Madonna, Metallica e Bruce Springsteen.
Em novembro, ele desembarca na capital paulista com o projeto BNegão Trio, criado com dois amigos de longa data: Pedro Selector, trompetista do grupo Seletores de Frequência e DJ Castro, ex-integrante do Quinto Andar. Idealizado apenas para shows ao vivo, o grupo faz cinco apresentações em casas de cultura, centros culturais e no Teatro Décio de Almeida Prado, entre os dias 3 e 24. O repertório contempla as três vozes, um instrumento de sopro e um par de toca-discos, que passa por todas as fases da carreira do cantor.
Entre as canções que não vão ficar de fora estão os sucessos do grupo Seletores de Frequência – do qual BNegão também faz parte –, como Funk até o caroço, Vamo!, e A verdadeira dança do patinho. Há ainda espaço para músicas que combinam samba de raiz, funk carioca e música jamaicana, resultando numa mistura sonora única.
Frequentador assíduo da cidade de São Paulo, BNegão se identifica com algumas manifestações artísticas e culturais daqui. “Os artistas da periferia de São Paulo estão muito bem representados com Rincon Sapiência, Criolo e Emicida. É muito bonito de ver”, ressalta ele, que frequenta espaços alternativos como o Sarau do Binho no Campo Limpo, onde, destaca que “só viu coisas boas”.
Outro aspecto importante do BNegão Trio é a influência do Afrofuturismo Digital, música que mistura o som dos ancestrais, do presente e do futuro. Essa expressão é derivada do movimento estético e cultural Afrofuturismo, que surgiu na década de 1960 e combina elementos de ficção científica, história e fantasia para retratar a história dos negros.
Apresentações:
| Centro Cultural da Juventude. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte
| tel. 3984-2466. Dia 3, às 20h
| Casa de Cultura do M’Boi Mirim. Av. Inácio Dias da Silva, s/nº, M’Boi Mirim. Zona Sul
| tel.: 5514-3408. Dia 6, às 20h
| Centro Cultural do Grajaú - Palhaço Carequinha. R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252, Capela do Socorro. Zona Sul
| tel.: 5925-4943. Dia 20, às 15h
| Espaço Cultural Itaim - Teatro Décio de Almeida Prado. Rua Lopes Neto, 206.
| tel.: 3079-3438. Dia 23, às 20h
| Casa de Cultura Vila Guilherme. | Praça Oscar Silva, 111 - Vila Guilherme. Dia 24, às 20h.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk