Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Programação das Bibliotecas na Virada Cultural 2025
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, além de levar mais de mil apresentações para a Virada Cultural 2025, nestes 20 anos de realização do maior festival cultural do hemisfério sul, as Bibliotecas Públicas Municipais do Sistema Municipal de Bibliotecas também entram nessa festa, levando uma programação especial para a Virada Cultural, incluindo atrações infantojuvenis e para adultos. Todas as zonas da cidade serão atendidas, com programação completamente gratuita e acessível para todos.
Confira a agenda cultural completa abaixo* e se programe! Toda a programação da Virada Cultural 2025 pode ser conferida em viradasp.com.br.
*Programação sujeita a alteração.
- ZONA OESTE
De Férias no Sítio
Livre inspirado na obra de José Bento Monteiro Lobato, esta Pantomima Literária, marca registrada do Centro Teatral e Etc e Tal, subverte a leitura do espectador apresentando através da técnica corporal da mímica os personagens criados por um dos maiores escritores brasileiros de literatura infanto-juvenil. Pedrinho sai em férias e tem um árduo caminho a percorrer até o Sítio de sua avó, onde se envolve em hilariantes confusões ao sair para uma caçada onde depara-se com o temível e arteiro Saci.
Classificação indicativa: livre. Duração 60 min
Dia 24 de maio às 11h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Árvore de Histórias
No centro do palco, uma árvore mágica. Mas ela não cresce com água, nem com sol: só floresce quando uma história é contada. Esse é o ponto de partida da performance “Árvore de Histórias”, da Cia TáDito – um espetáculo lúdico, sensível e poético voltado para o público infantil e suas famílias. Dois contadores de histórias, como jardineiros da memória, despertam narrativas guardadas nos galhos do tempo: histórias de avós, de bichos encantados, de lendas afro-brasileiras, de mitos indígenas, de brincadeiras antigas e palavras que dançam no ar. A cada nova história, a árvore se transforma, cresce e floresce diante dos olhos do público, mostrando que o solo da tradição oral continua fértil e vivo. Criada com linguagem acessível e repleta de imagens simbólicas, a performance “Árvore de Histórias” celebra o poder da palavra, a força do coletivo e a importância de cultivar a imaginação na infância. Com trilha sonora original, elementos de teatro de formas animadas e uma cenografia afetiva, o espetáculo é um convite para voltar às raízes e lembrar que contar histórias é, também, um jeito de cuidar e florescer. Ideal para escolas, festivais, bibliotecas, teatros e espaços culturais que valorizam o brincar, o afeto e a formação de público sensível desde cedo.
Classificação indicativa: livre. Duração 60 min
Dia 24 de maio às 13h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
- ZONA NORTE
I-Magia
I-Magia é uma performance mágica que convida o público infantil a embarcar num universo onde o impossível vira brincadeira e o encantamento mora nos detalhes. Duas figuras misteriosas surgem em cena como se tivessem saído de um livro antigo de truques — mas, ao invés de apenas iludir, eles convidam a imaginar. Truques de mágica se entrelaçam com pequenas poesias e gestos cômicos, criando uma atmosfera de leveza e espanto compartilhado. A performance trabalha com elementos do ilusionismo, do teatro físico e da palhaçaria sutil, proporcionando um encontro afetivo com o lúdico. Com uma cenografia simples e envolvente, I-Magia aposta na cumplicidade com o público e no poder da imaginação coletiva para fazer surgir o extraordinário.
Classificação indicativa: livre. Duração 60 min
Dia 24 de maio às 11h - Biblioteca Brito Broca
Baú Secreto da Vovó
O Baú Secreto da Vovó é um espetáculo que celebra a memória, a ancestralidade e a transmissão de saberes através das gerações. Quando as netas encontram um misterioso baú no ateliê da vovó, elas são transportadas para um mundo mágico, onde cada objeto revela um pedaço da história da avó e da família, repleta de encantos e segredos guardados com carinho. A avó, com sua sabedoria e experiências de vida, compartilha com as netas não apenas lembranças, mas também o legado de sua própria trajetória, como parte de uma tradição familiar que atravessa gerações. No coração do espetáculo, o circo surge como uma metáfora para a ancestralidade, o legado familiar e o ensinamento transmitido entre gerações.
Circo - Classificação indicativa: livre.Duração 60 min
Dia 24 de maio às 13h - Biblioteca Brito Broca
A Menina que Bordava Estrelas
Uma menina borda estrelas no céu toda vez que alguém sonha bonito. Quando os sonhos desaparecem, ela embarca numa aventura poética em busca do último fio de esperança. "A Menina que Bordava Estrelas" é uma performance sensível e encantadora da Cia TáDito, com duração de 60 minutos, que convida o público a mergulhar no universo dos sonhos e da imaginação. Em cena, uma menina bordadeira costura estrelas no céu sempre que alguém sonha bonito — até que os sonhos começam a desaparecer. O espetáculo conduz crianças e adultos por uma travessia poética onde o lúdico, o simbólico e o sensível se entrelaçam. Em busca do último fio de esperança, a protagonista encontra memórias, afetos e aprendizados em cada ponto bordado com amor. A dramaturgia costura palavras e imagens como quem costura o céu com linhas de esperança.
Classificação indicativa: livre. Duração 60 min
Dia 24 de maio às 11h - Biblioteca Menotti Del Picchia
NUTAR - Girando pelo fio do tempo
Formado em 2019 por 3 experientes artistas circenses latino americanos que tem como fio condutor e ponto de partida o pião como objeto artístico e poético, o grupo atua pelo viés da relação íntima do palhaço com o público e através da mescla entre a arte circense contemporânea, a manipulação de objetos e a cultura popular, aliadas à magia e a poesia do pião, se propondo a resgatar as possibilidades e potências da memória afetiva e das relações humanas. Se equilibrando pelo fio do tempo, três amigos se enrolam, dançam e brincam enquanto viajam pela história do pião. Lançados numa espiral de ritmos e culturas que atravessam gerações se redescobrem na simplicidade do objeto. Quando a dança acaba e o equilíbrio cessa, basta enrolar, lançar e acreditar, que tudo volta a girar. Classificação indicativa: livre. Duração 60 min
Dia 24 de maio às 13h - Biblioteca Menotti Del Picchia
- ZONA LESTE
Figaza Show
Um clássico espetáculo de circo de rua que traz malabarismo, música ao vivo, palhaçaria e bolhas de sabão para que o público de todas as idades ria até doer os músculos da cara. Figaza, palhaça ágil de resposta, nos leva nas suas viagens pelo mundo, trazendo destrezas, muito jogo com o público e as mais absurdas soluções para os problemas que se apresentam. Figaza Show, um solo femininoclássico de palhaça de rua! Com Painé Santamaria.
Classificação indicativa: livre. Duração 60 min
Dia 24 de maio às 11h - Biblioteca Cora Coralina
Ciranda de Mundaréu
“Ciranda de Mundaréu " é um espetáculo interativo que une música, teatro e contação de histórias em uma experiência sensível e envolvente para crianças e adultos. A cada novo gesto, uma nova surpresa sai da mala mágica: bonecos, adereços, canções e histórias que convidam o público a cantar, brincar e imaginar junto. Com uma linguagem acessível e poética, o espetáculo valoriza as tradições orais, os cantos do folclore brasileiro e o brincar coletivo. A trilha sonora, ao vivo, resgata cantigas do nosso repertório popular, enquanto os artistas da Cia TaDito criam uma roda onde todos são bem-vindos para dançar, rir e se emocionar.“ Ciranda de Mundaréu" é ideal para apresentações em escolas, teatros, praças e eventos culturais. Uma vivência artística que celebra a simplicidade, o afeto e a beleza do encontro
Classificação indicativa: livre. Duração 60 min
Dia 24 de maio às 13h - Biblioteca Cora Coralina
Tempo de Primaverar
Uma intervenção artística para o público infantil familiar com performances de diversas linguagens. Nossa performance acontece como uma grande festa, onde todos são convidados para brincar e se divertir, entendendo que o espaço público pode e deve ser um espaço de lazer. A intervenção conta com performances narrativas, circenses, teatrais, musicais, performers pernaltas, brincadeiras, intervenção cenográfica, jogos lúdicos e muita diversão. Se trata de uma intervenção itinerante onde os performers se deslocam por lugares da cidade levando alegria e diversão. Venha brincar com a gente! Sempre é tempo de Primaverar!!!
Classificação indicativa: livre
Dia 24 de maio das 10h às 15h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Palhaço não dá medo
“Palhaço não dá medo” conta a história de Dudu, um menino que tem medo de palhaço. Um dia, ao conhecer um circo, ele conhece Godofredo que tem medo de água e o Sr. Bartolomeu que tem medo de barulhos. Com eles, Dudu aprende a conviver com seus medos, embarcando em emocionantes histórias contadas através de bonecos, músicas, mágicas e palhaçaria. Quem une essas histórias é o palhaço Fonso, que não está caracterizado quando começa o espetáculo. No desenrolar, Fonso vai construindo a figura do seu personagem junto a plateia, iniciando na escolha dos figurinos, em seguida os adereços e a maquiagem, onde cada item vai sendo explicado ao público, abordando algumas curiosidades sobre os palhaços, como as roupas grandes, a maquiagem e a origem do nome. Ajudando assim o Dudu a conhecer o personagem o superar seu medo.
Dario é pai de duas crianças, uma delas é autista, então como pai de uma criança atípica, tem que aprender diariamente sobre métodos pedagógicos inclusivos que possam ajudar no aprendizado e evolução dos seus filhos. Assim surgiu a proposta de criar um espetáculo para falar sobre alguns medos que nos acompanham na primeira infância, numa abordagem dramatúrgica lúdica, leve e responsável, utilizando a figura do palhaço, do circo, da música e dos bonecos com tradução simultânea em libras.
Classificação indicativa: livre.Duração 60 min
Dia 24 de maio às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Sementeiras
Sementeiras é uma performance imersiva e poética da Cia TáDito, com 60 minutos de duração, que mistura contação de histórias, elementos da natureza e experiências sensoriais para narrar a sabedoria das mulheres que semeiam a vida. Em cena, a terra vira palco e personagem. Por meio de sementes, folhas, vasos e aromas, o público é envolvido em um rito delicado de escuta e conexão com o tempo da natureza. As histórias nascem como brotos: cada uma trazendo ensinamentos sobre espera, cuidado, ancestralidade e renascimento. Inspirada nas mulheres camponesas, benzedeiras, parteiras e cultivadoras de afeto, a performance desperta reflexões sobre o feminino ancestral e o vínculo entre gente, chão e memória. Com mais de 10 anos de atuação, a Cia TáDito une arte, território e sensibilidade para propor uma experiência de pertencimento e encantamento, onde o palco vira horta, o tempo vira colheita e o público, parte do jardim.
Classificação indicativa: livre. Duração 60 min
Dia 24 de maio às 13h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Peripécias
Neste espetáculo, o grande show de circo acontece com um único palhaço em cena. Na condição de “artista completo” do circo, o Palhaço Tchutchuco realiza inúmeras habilidades que misturam monociclo, malabarismo, equilibrismo, chicote cômico, mímica, mágica e muito bom humor. O palhaço mostra toda sua habilidade e versatilidade sem deixar de lado a tradição do circo brasileiro.
Classificação indicativa: livre. Duração 60 min
Dia 24 de maio às 11h - Biblioteca Raimundo de Menezes
O Saci que Queria Voar
O Saci que Queria Voar é uma performance lúdica da Cia TáDito com duração de 60 minutos, que reinventa o imaginário do folclore brasileiro com afeto e poesia. Nesta aventura, um saci nada comum — curioso e sonhador — deseja aprender a voar. Diferente dos outros, ele acredita que existe algo além do vento e das travessuras: o desejo de alcançar o céu. Em sua jornada, o pequeno saci encontra personagens mágicos da cultura popular brasileira, cada um trazendo um pedaço de sabedoria ancestral. Entre encontros, risos e desafios, ele aprende que o maior voo é aquele que nasce dentro da gente: o voo dos sonhos, da coragem e da imaginação.
Classificação indicativa: livre. Duração 60 min
Dia 24 de maio às 13h - Biblioteca Raimundo de Menezes
- ZONA SUL
VerDE Perto, o Musical Ecológico
"VerDe Perto, o musical ecológico" foi criado pela cantora e compositora Renata Pizi, vencedora do Prêmio Música em 2011 com um dos mais belos timbres da nova MPB. Com o Grupo 3 de Copas, que assina a produção e direção original, a peça traz cenas com canções que abordam temas como ecologia, reciclagem e a preservação do meio ambiente, com arranjos executados ao vivo passando por diversos ritmos como o baião, maracatu, pop e o rock 'n'roll.
Classificação indicativa: livre.Duração 60 min
Dia 24 de maio às 11h - Biblioteca Marcos Rey
Carlos Filipe em Apuros
Um artista circense, dois monociclos, um clarinete, um cavaquinho, cinco claves, um amplificador e uma bicicleta. Está pronto o cenário para que o artista e o público possam entrar em relação. “Carlos Filipe em Apuros” é um clássico espetáculo de rua, em que praticamente qualquer espaço pode se transformar num palco ou picadeiro. A plateia é recepcionada pelo artista em seu coração, ou seja, neste universo circense que é sua grande paixão. A partir daí começa uma viagem através de números de malabares, monociclo e equilibrismo, permeados pela sedução e picardia.
Classificação indicativa: livre. Duração 60 min
Dia 24 de maio às 13h - Biblioteca Marcos Rey
Fantástica Jornada Noite Adentro
A Fantástica Jornada Noite Adentro, realizada na Biblioteca Viriato Correa, se firmou como um dos eventos culturais mais charmosos de São Paulo. Neste ano, a temática central é "Ficção Científica - Nostalgia do Futuro", convidando os participantes a mergulhar em um universo repleto de histórias e experiências mágicas. A abertura oficial do evento acontece às 22h, seguida por uma interação às 22h30, que explora a "Nostalgia do Futuro" através da ficção científica e especulativa. Este diálogo abrange não apenas a ficção científica tradicional, mas também manifestações como o afrofuturismo e o solarpunk, proporcionando um espaço rico para discussões inovadoras. À meia-noite, os participantes terão a oportunidade de revisitar obras cinematográficas que moldaram o imaginário coletivo sobre a ficção científica, promovendo reflexões que vão além do mero entretenimento. Em paralelo, no Larp Quimera 1996, os participantes assumem personagens e improvisam ações em um jogo de representação, ambientado nas narrativas de ficção científica dos anos 1980 e 1990. O evento culmina com um Café da Manhã de Encerramento às 6h, onde os participantes compartilham experiências, forjam novas amizades e fortalecem laços com o espaço público. A Fantástica Jornada Noite Adentro promete ser uma noite inesquecível, repleta de nostalgia, criatividade e conexão entre pessoas apaixonadas por mundos fantásticos. As atividades são todas gratuitas, mas é preciso acessar o espaço antes da meia-noite para poder participar das atividades.
Dia 24 de maio às 22h até 25 de maio às 04h - Biblioteca Viriato Correa
- CENTRO
Circo Margarida
Um espaço para crianças de todas as idades brincarem e conviverem e estarem rodeadas de descontração. Uma manhã/tarde movida a cultura! Muita diversão para a criançada, com brincadeiras, esculturas em balão, música e muito, muito circo!
Classificação indicativa: Infantil
Dia 24 de maio às 10h - Biblioteca Monteiro Lobato
Programação:
10h Recreação
10h30 Coruja em Cena
11h10 Recreação
11h30 Cia Barnabô
12h10 Recreação
12h40 Palhaço Xarabemba
13h20 Recreação
14h Brass Band
A CSMB leva programação durante todo o mês de maio, com algumas já acontecendo ao redor das bibliotecas municipais. Confira aqui a programação do Programa Biblioteca Viva e a agenda completa de cada biblioteca aqui
Acesse a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas
Confiram outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk