Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quinta-feira, 17 de Julho de 2025 | Horário: 16:36
Compartilhe:

Secretaria de Cultura e Economia Criativa integra programação da Expo Favela Innovation São Paulo 2025

Pasta promove atividades gratuitas de contação de histórias e oficinas no estande da Prefeitura de São Paulo e painel sobre cultura e geração de renda
Expo Favela 2025 19 e 20 de julho

São Paulo, 17 de julho de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e Adesampa, divulga suas ações para o ExpoFavela Innovation, evento que promove a geração de negócios, oportunidades e potências nas favelas, que chega em São Paulo neste final de semana, 19 e 20 de julho. O evento acontece no Transamérica Expo Center.

No estande da Prefeitura de São Paulo, um estúdio SampaCast, aberto ao público, um painel sobre economia criativa nas periferias e uma programação cultural dentro do estande, realizada por alunos e artista-educadores do núcleo de Formação Cultural da SMC: tanto das EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) quanto do PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e por Jovens Monitores Culturais.

No primeiro dia de ExpoFavela Innovation, no sábado (19), o professor Thiago Reis junto com os alunos da EMIA Chácara das Flores, do Itaim Paulista, oferecem uma oficina de dança para os presentes, às 11h. Logo em seguida, às 12h, uma Contação de Histórias com as artistas-educadoras convidadas Julia e Celéia Biaggoli toma conta do espaço para todo o público

Finalizando o dia, os Jovens Monitores Nayara Barbosa e Yara Silva levam suas atividades culturais autorais “Palavras que Ficam” e “Navegando pelas Águas do Rio Tamanduateí”, respectivamente. “Palavras que Ficam” chega às 15h como uma exposição sobre textos de autores da literatura brasileira contemporânea, mostrando a diversidade e a transformação da arte ao longo do tempo. Enquanto “Navegando pelas Águas do Rio Tamanduateí” leva uma oficina de pintura utilizando tintas feitas de terra, às 17h.

Para o domingo (20), às 11h, o público poderá conferir novamente a oficina de pintura com tintas de solo, assim como na exposição “Palavras que Ficam”, retornando às 15h.

No painel "Cidade que transforma: cultura e geração de renda nas periferias de São Paulo", que acontece às 12h do domingo (20), Ana Carolina Lafemina, secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, Emiliano Zapata, diretor de inovação da Spcine, Ligia Jalantonio, Supervisora de Formação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e Musa Miranda, diretora de inovação e empreendedorismo da Adesampa, falam sobre as ações culturais e de economia criativa que ocorrem nos bairros.

Além das programações culturais, o espaço SampaCast fica aberto ao público em múltiplos horários nos dias 19 e 20 de julho, e o público pode conferir o funcionamento do estúdio, que conta com unidades no Centro Cultural São Paulo, Biblioteca Pública Municipal Mário Schenberg e outros equipamentos municipais. A sala tem horário de funcionamento das 10h às 19h.

Durante todo o evento, para quem quiser saber mais sobre os programas de Formação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e serviços e programas da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, o estande conta com ações de entrega de materiais informativos e atendimento ao público.

A Expo Favela Innovation é um encontro de empreendedorismo, criatividade e impacto social das favelas em São Paulo. Além da programação da prefeitura, o evento soma plenárias, workshops, mentorias, feira de negócios, exposição de startups, ativações culturais e shows.O evento é idealizado por Celso Athayde, fundador da CUFA e da Favela Holding.
 

SERVIÇO

 

Expo Favela Innovation SP 2025

Quando: 19 e 20 de julho de 2025

Horário: das 9h às 19h

Onde: Transamérica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo – SP

Ingressos: à venda em sp.expofavela.com.br

 

Estande Prefeitura de São Paulo

Dia 19

11h - Oficina de Dança

12h - Contação de Histórias

15h - Palavras que ficam - exposição e oficina

17h - Navegando pelas águas do rio - Oficina de pintura com tintas feitas de terra

 

Dia 20

11h - Navegando pelas águas do rio - Oficina de pintura com tintas feitas de terra

15h - Palavras que ficam - exposição e oficina

 

Painel

Dia 20

12h - Painel "Cidade que transforma: cultura e geração de renda nas periferias de São Paulo"

Carol Lafemina, secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Emiliano Zapata, diretor de inovação da Spcine

Ligia Jalantonio, Supervisora de Formação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Musa Miranda, diretora de inovação e empreendedorismo da Adesampa

 

Sobre as EMIAs

A Escola Municipal de Iniciação Artística, presente na cidade desde 1980, é uma instituição pública e gratuita. A EMIA trabalha as linguagens artísticas de maneira integrada, envolvendo a dança, a música, o teatro e as artes visuais. Tem por finalidade principal assegurar aos alunos, crianças entre 5 e 13 anos, a iniciação nas artes por meio de experiências estéticas e processos criativos nas linguagens artísticas e por meio da troca de saberes, da experimentação, da aquisição de novos repertórios, que acontecem nos encontros entre artistas e crianças. O corpo docente da escola é formado por artistas educadores que trazem sua experiência profissional, em diálogo com o espírito investigativo e brincante das crianças.

 

Sobre o Programa Jovem Monitor Cultural

Com foco na formação, capacitação e experimentação profissional de jovens de 18 a 29 anos para atuação em equipamentos/departamentos culturais, o Programa é realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa em parceria com a Associação Maria do Carmo, vigente desde 2008. O programa promove uma formação combinada em que os jovens ampliam seu repertório e experimentam, na prática, os diversos aspectos da gestão cultural. A formação também conta com uma perspectiva teórica sobre questões que envolvem a diversidade e o cotidiano das juventudes e das manifestações culturais, o direito à cidade, questões étnico-raciais e de gênero, entre outros temas
 

Escrito por: Enzo Sapio e Marcelo Lustosa | Revisado por: Suzane Rodrigues

 

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa


A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

Informações à imprensa

Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa | Giovanna Leite

Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br

collections
Galeria de imagens