Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Secretaria Municipal de Cultura e Economia criativa promove atividades gratuitas de férias no Centro Cultural São Paulo

São Paulo, 15 de julho de 2025 – Equipamento municipal de cultura administrado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) é mais uma alternativa de atividades culturais durante as férias para as crianças. A programação oferece sessão de filme gratuita, contação de história e atividades focadas nos pequenos nos espaços do CCSP.
A programação começa no próximo domingo (19), das 15h às 16h, na Sala de Leitura Infantil, com a contação de histórias “Já Ouviu?! Histórias inéditas e costumeiras de mulheres”, conduzido por Mariana Per, que a partir da narração de histórias ressalta mulheres e suas histórias inspiradoras.
A Sessão Vergueiro ao Ar Livre, parceria do CCSP com a Spcine traz para o especial férias no inverno o live action da clássica animação da Universal “Como Treinar o Seu Dragão”. O filme infantil conta a história de um garoto viking chamado Soluço que encontra em um dragão carismático, apelidado como Banguela. A sessão ocorre no dia 26, às 18h30. Os ingressos são gratuitos, com necessidade de retirada 1h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP.
O CCSP oferece outras alternativas para as crianças, como sala de leitura infantil, uma área lúdica que vai além do momento com livros, mas também oferece atividades de desenho e espaço brincante. O espaço funciona de terça a sexta das 10h às 20h, e sábado e domingo, das 10h às 18h. É necessário cadastro no guarda-volumes para acessar a área.
A Gibiteca Henfil também é uma alternativa de espaço de leitura para crianças, jovens e fãs de quadrinhos, e conta com uma coleção de mais de 10 mil títulos, entre quadrinhos, fanzines e periódicos. O acervo está disponível para leitura no local e também empréstimo mediante matrícula. O espaço funciona de terça a sexta das 10h às 20h, e sábado e domingo, das 10h às 18h. Também é necessário cadastro no guarda-volumes para acessar a área.
Focado em música, a Discoteca Oneyda Alvarenga foi projetada para ser uma experiência musical contínua dentro das bibliotecas. Situada dentro das Bibliotecas, conta com um espaço para audição de discos de vinil com vitrolas e álbuns do acervo, além de registros históricos digitais, partituras, livros especializados e uma hemeroteca musical com jornais e revistas temáticas.
O funcionamento do espaço é de terça a sexta das 10h às 20h e sábado e domingo, das 10h às 18h, ao lado do acervo da Biblioteca Sérgio Milliet. O acesso também é gratuito com necessidade apenas de cadastro no guarda-volumes.
A Biblioteca Louis Braille, é planejada e equipada para atender pessoas com deficiência visual. É possível encontrar em seu acervo cerca de 5 mil títulos em braille e audiolivros, além de computadores e scanners com programas específicos para acessibilidade. A Biblioteca oferece ainda cursos, serviço de audiolivros e cecograma (empréstimo via correios). Para usufruir destes serviços, basta entrar em contato pelo telefone ou e-mail (3397-4088 / bibliotecabraille@prefeitura.sp.gov.br).
O espaço funciona de terça a sexta das 10h às 20h e sábado e domingo, das 10h às 18h. O acesso é gratuito com necessidade de cadastro na portaria do foyer.
O CCSP ampliou a programação e agora oferece sete novos roteiros de mediação cultural. Os percursos têm duração de duas horas e abordam temas como bastidores do espaço, escrita criativa, arquitetura, jogos, paisagens acústicas e ocupação urbana. A atividade é gratuita e voltada a escolas, grupos de pesquisa e ao público geral. O agendamento pode ser feito pelo site.
Serviço:
Atração: Contação de história
Quando: Sábado (19) das 15h às 16h
Local: Bibliotecas - Sala de Leitura Infantil
Classificação: livre
Quanto: Grátis, sem necessidade de retirada de ingressos
Atração: Sessão vergueiro ao ar livre
Quando: Sábado (26) às 18h30
Local: Jardim Suspenso
Classificação: livre
Quanto: Grátis - Retirada de ingressos 1h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Atração: Contação de história
Quando: Sábado (19) das 15h às 16h
Local: Bibliotecas - Sala de Leitura Infantil
Classificação: livre
Quanto: Grátis, sem necessidade de retirada de ingressos
Atração: Sala de leitura Infantil
Quando: Terça a sexta, das 10h às 20h. Sábado e domingo, das 10h às 18h.
Local: Bibliotecas - ao lado da Gibiteca
Classificação: livre
Quanto: Grátis, com acesso mediante cadastro no Guarda-Volumes
Atração: Gibiteca Henfil
Quando: Terça a sexta, das 10h às 20h. Sábado e domingo, das 10h às 18h.
Local: Dentro do CCSP
Classificação: livre
Quanto: Grátis, com acesso mediante cadastro no Guarda-Volumes.
Atração: Biblioteca Louis Braille
Quando: Terça a sexta, das 10h às 20h. Sábado, das 10h às 18h.
Local: Bibliotecas - ao lado da Gibiteca
Classificação: Livre
Quanto: Grátis, com acesso mediante cadastro na Portaria do Foyer.
Atração: Discoteca Oneyda Alvarenga
Quando: Terça a sexta, das 10h às 20h. Sábado, das 10h às 18h.
Local: Bibliotecas - ao lado do acervo da Biblioteca Sérgio Milliet.
Classificação: Livre
Quanto: Grátis, com acesso ao local mediante cadastro no Guarda-Volumes.
Atração: Visita Guiada
Quando: Terças, quartas e quintas-feiras (exceto feriados), com duas opções de horários: das 10h às 12h, e das 14h às 16h.
Local: O itinerário varia a depender do roteiro
Classificação: Livre
Quanto: Grátis, com agendamento via formulário disponível no site. Clique para acessar.
Escrito por: Giovanna Leite | Revisado por: Suzane Rodrigues
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
Sobre o Centro Cultural São Paulo
O Centro Cultural São Paulo é um equipamento público, promotor e potencializador de arte e cultura da cidade de São Paulo, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. Desde 1982, ano de sua fundação, atua com o objetivo de estabelecer na capital um espaço múltiplo, democrático e que abarque diversas expressões artísticas, culturais e educativas. Dentre suas atividades estão a realização de programações culturais, oferecimento de bibliotecas, promoção de visitas guiadas e salvaguarda de acervos, prezando pelo encontro, troca de conhecimentos e livre acesso da sociedade como um todo.
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade. Ao lado da estação Vergueiro da linha azul do Metrô. Saiba mais em: centrocultural.sp.gov.br.
Informações à imprensa
Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa | Giovanna Leite
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk