Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Empresas fazem parceria com a SPM no combate à violência contra a mulher
A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Eleonora Menicucci, e representantes de 11 empresas públicas e privadas assinaram, no último dia 27/03, termo de adesão à campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – A Lei é mais forte. Com a iniciativa, o combate à violência contra a mulher ganha novo reforço.
Lançada em 2012, a Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – A lei é mais forte iniciou com a proposta de mobilização da sociedade e dos sistemas de justiça e policiais para fortalecer os instrumentos de responsabilização dos agressores. Agora, a ideia é que empresas e instituições divulguem e desenvolvam ações sobre a Lei Maria da Penha e o Ligue 180 para o público interno e externo.
Aderiram à campanha, nesta cerimônia, Magazine Luiza, Grupo Pão de Açúcar, Fundação Vale, Correios, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaipu, Avon, Petrobras e Petrobras Distribuidora.
O envolvimento de empresas e instituições no enfrentamento à violência pode reduzir a perda de recursos públicos e privados e também de produtividade causadas pelas ausências das vítimas ao trabalho. Levantamento do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento aponta que a violência contra a mulher causa 20% das faltas ao trabalho no mundo. Isso significa que uma a cada cinco ausência é motivada por agressões ocorridas no espaço doméstico.
As instituições internacionais calculam ainda que as mulheres em idade reprodutiva perdem até 16% dos anos de vida saudável devido à violência doméstica. O Brasil tem a Lei Maria da Penha, considerada pela ONU Mulheres como uma das três melhores legislações mundiais para combater a violência de gênero.
A ideia é que os parceiros da SPM desenvolvam ações sobre os direitos das mulheres e o enfrentamento à violência. No plano apresentado pelas empresas estão previstas atividades para difusão, promoção e fortalecimento de ações de enfrentamento à violência contra as mulheres.
A campanha é um dos seis eixos do programa "Mulher, Viver sem Violência". A finalidade do programa da SPM é viabilizar a integração do atendimento às vítimas de violência, por meio de serviços públicos de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimento, abrigamento e orientação para trabalho, emprego e renda.
As empresas e os parceiros da Campanha se comprometem a unir esforços para o desenvolvimento de ações como:
I – Divulgar a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 e/ou demais serviços públicos para o atendimento de mulheres em situação de violência;
II – Desenvolver ações para sensibilizar e ampliar o conhecimento do público interno e/ou externo da empresa acerca dos direitos das mulheres e o enfrentamento à violência; e
III – Divulgar informações sobre a legislação para o enfrentamento à violência contra as mulheres, tal como a Lei 11.340/2006 – Lei Maria da Penha.
Fonte: Portal Compromisso e Atitude
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