Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Fórum de OPM´s apresenta Carta de Apoio à Reforma Política
As gestoras representantes das Políticas para as Mulheres que integram o Fórum Nacional de Organismos Governamentais (OPM´s) apresentaram uma Carta de Apoio à Reforma Política como oportunidade para ampliação da presença de mulheres nos espaços de poder e de decisão. A Secretária da SMPM, Denise Dau, integra o Fórum.
Reunidas em Brasília nos dias 18 e 19/05 para o 1º Encontro Preparatório da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Mulheres, a intenção das representantes ao apresentar a Carta é somar esforços aos demais movimentos sociais e institucionais para que o debate da reforma política contemple pelo menos 30% das cadeiras nos parlamentos federais, estaduais e municipais para mulheres. “Queremos alterar significativamente a realidade de sub-representação feminina nos parlamentos, promovendo um espaço mais igualitário para ambos os gêneros”, diz trecho da Carta.
Leia a íntegra da Carta:
Carta das Secretarias e Coordenadorias de Políticas para as Mulheres ao Senado e à Câmara de Deputados
Excelentíssimas Senhoras e Excelentíssimos Senhores Parlamentares,
O país vive um momento histórico de discussão em torno da proposta de reforma política. Mantendo o espírito da Constituição de 1988, a referida reforma pode representar a garantia de ampliação da democracia com incorporação das mulheres e de outros segmentos sociais historicamente discriminados.
Atualmente, as mulheres, que representam 52% do eleitorado e 45% do mercado de trabalho, ocupam 10% da Câmara dos Deputados, 16% do Senado, 11% das assembleias legislativas e 13,3% das câmara de vereadores.
A Reforma Política em discussão é a possibilidade concreta de ampliação da presença das mulheres nos espaços de poder e decisão. Nosso objetivo é a paridade, mas contemplar cada gênero com pelo menos 30% das cadeiras nos parlamentos representa maior participação das mulheres no poder legislativo, permitindo a construção de novos espaços de debate.
Queremos alterar significativamente a realidade de sub-representação feminina nos parlamentos, promovendo um espaço mais igualitário para ambos os gêneros, tanto no Congresso Nacional, quanto nos parlamentos estaduais e municipais.
Defendemos, também, o financiamento público de campanhas eleitorais como fator essencial para garantir a maior presença das mulheres no parlamento.
Os Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres, com representantes dos Governos EStaduais e Capitais, apresentam esta Carta ao Senado e à Câmara dos Deputados reafirmando que a maior participação das mulheres é fundamental à democracia brasileira, daí a necessidade de uma reforma política mais consistente que represente efetivamente os anseios da sociedade brasileira, inclusive e especialmente, com maior presença das mulheres no poder.
FÓRUM NACIONAL DE ORGANISMOS GOVERNAMENTAIS DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk