Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

Sexta-feira, 4 de Julho de 2025 | Horário: 17:49
Compartilhe:

Campeonato Paulista Dingue de 2025 na Represa Guarapiranga

Um vento de emoção no último fim de semana

As atividades do Campeonato Paulista de Dingue 2025 começaram no dia 27 de junho, com a medição e pesagem das tripulações. Ao todo, 17 equipes e 33 atletas participaram das disputas, que movimentaram a Represa Guarapiranga no último final de semana (28 e 29 de junho).

O campeonato contou com 17 embarcações, vindas de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, e teve também a presença da maior flotilha da classe em São Paulo, representada pelo projeto do Clube Náutico Guarapiranga. O evento foi realizado pela IPACE em parceria com a Secretaria de Esportes de São Paulo, com o apoio da Holos Brasil, fabricante da classe, SPYC e FEVESP, Federação de Vela do Estado de São Paulo.

“Dingue” refere-se a um veleiro monotipo de fácil manuseio e versatilidade, com ótimo desempenho em diferentes condições de tempo. O barco foi projetado por um engenheiro brasileiro na década de 70 e se popularizou tanto para passeio quanto para competições, por ser democrático e acessível, atraindo diversos públicos, como famílias com crianças, pessoas com deficiência e atletas de alto nível.

A cerimônia de abertura foi um verdadeiro sucesso, marcando o início de um evento que uniu técnica, espírito esportivo e contato com a natureza. Entre os destaques da competição está a dupla Bernardo Pedrini & Álvaro Schierz, do SPYC, que conquistaram o pódio na categoria Juvenil. Também se destacou o campeão brasileiro Luiz José Junior (Correria), do Rio de Janeiro, que se consagrou como Campeão Paulista de 2025, na classificação geral.
Os atletas alcançaram excelentes resultados, e agora iniciam-se os preparativos para o Campeonato Brasileiro da Classe Dingue, que acontecerá de 13 a 23 de novembro de 2025, no Rio de Janeiro. Outras etapas em clubes náuticos da região, além das competições nacionais promovidas pela Associação Brasileira da Classe Dingue (ABCD), darão sequência ao longo do ano como parte do Circuito Paulista da Classe Dingue.

Esportes náuticos como vela e remo podem ser praticados gratuitamente no Centro Esportivo Guarapiranga, sede de diversos eventos e campeonatos aquáticos. As atividades são coordenadas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, oferecendo uma oportunidade única para aprender, competir ou simplesmente aproveitar a represa de forma segura e orientada.

Texto por: Rafaela Panzuti rbertolotti@PREFEITURA.SP.GOV.BR
 

 

collections
Galeria de imagens