Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
Kickboxing: uma experiência que vai além dos golpes
O kickboxing é uma arte marcial baseada no combate com os pés e mãos, pode ser praticado como defesa pessoal, condicionamento físico ou apenas um esporte de contato. Introduzido na década de 60, como uma vertente de boxe japonês, que combinava o muay thai com o karatê. A modalidade é praticada em ringue e possui diversas regras, mas a resistência física é sua maior característica.
No Centro Esportivo Cambuci, o responsável por conduzir as aulas é o professor Carlos Eduardo, mais conhecido como Mestre Choque. Faixa preta quarto dan e federado pela Confederação Brasileira de Kickboxing, possui mais de 35 anos dedicados ao esporte. Morador do bairro, Choque vê nas aulas muito mais do que uma atividade física, mas sim, um projeto social.
“Achei uma oportunidade muito grande de tirar as crianças da rua e levar pro esporte. É uma terapia de vida, sabe? Mais saúde, menos remédio”, conta o professor, com orgulho dos alunos que hoje acumulam títulos em campeonatos paulistas e nacionais.
Entre os alunos está Francisco de Assis, de 39 anos, faixa amarela e campeão paulista. Ele conheceu o kickboxing no próprio Cambuci, após praticar karatê, e se encantou pela energia da turma.
“Essa união das duas artes foi essencial pra mim. O esporte transforma a mente, o corpo e o espírito. Aqui, o mestre Choque é como um pai pra gente, é alguém que está aqui sempre com a gente, nos cobra, lógico, como todo pai, acaba nos cobrando muito, mas para a nossa melhoria, é um excelente profissional, faz isso com muito amor. E essa dedicação trouxe resultados, temos campeões, e isso é motivo de orgulho pra todos nós”, afirma.
Francisco fala com orgulho do grupo e da conquista recente. “No Paulista, foi a minha primeira competição e eu já consegui o ouro. Foi marcante demais. As lutas foram difíceis, os adversários eram bons, mas o treino aqui é de excelência.”
Outra história marcante é a de Josue Andy, de 15 anos. Natural da Bolívia, ele encontrou no kickboxing não apenas um novo hobby, mas também um espaço de acolhimento e crescimento pessoal.
“Quando cheguei ao Brasil, eu era muito fechado, não conhecia ninguém e tinha dificuldades pra falar o idioma. O kickboxing me ajudou a me comunicar melhor, a melhorar a postura, e as dificuldades que eu tinha na escola, tinham melhorado bastante, tirando aquelas inseguranças que eu tinha. Se não fosse o Mestre Choque, eu acho que não teria continuado. Ele me fez dar o primeiro passo.”, conta.
Hoje, as aulas no Centro Esportivo Cambuci reúnem mais de 30 alunos de todas as idades. O ambiente é de disciplina, mas também de união e respeito. O projeto, apoiado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e por dojôs parceiros da região, segue formando campeões dentro e fora do tatame, transformando a vida de todos os envolvidos.
Texto e fotos: Ana Brandine | abrandine@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk

 
            