Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

Sexta-feira, 22 de Agosto de 2025 | Horário: 09:00
Compartilhe:

Literatura e esporte se conectam em prol da cultura

Obras do acervo mostram o esporte como parte importante das raízes brasileiras

Corredor de livros da Biblioteca Amadeu Amaral

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, junto à Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, destacam o acervo e a importância da literatura temática de esportes. A união das duas paixões dos brasileiros concede ao leitor uma visão do esporte como parte essencial da cultura brasileira, sendo um fenômeno cultural e social que explora diferentes histórias, personagens e impactos na sociedade.

A identificação e inspiração dos leitores com os personagens e a história são algumas das vantagens da leitura esportiva. A Biblioteca Amadeu Amaral, localizada na zona sul de São Paulo, recebeu a SEME e a CSMB (Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas) numa visita especial. O acervo de livros esportivos conta com mais de 70 títulos variados, de diferentes gerações e épocas da história do futebol brasileiro.

Dentre os livros do acervo físico, destaca-se o título “No País do Futebol”, de Luiz Henrique Toledo, que analisa e explora o futebol como parte da nossa vida e do cotidiano, pautando temas culturais e a relação do público com o esporte. Outro livro que também explora o futebol como manifestação cultural é “Quando é dia de futebol”, do renomado escritor Carlos Drummond de Andrade, que reúne diversos contos, crônicas e poemas com foco na modalidade e seus múltiplos aspectos. A obra aborda temas como política, carnaval e a própria relação do autor com o futebol, tratando o esporte como uma metáfora da vida.

Além do acervo físico da biblioteca, a plataforma digital BiblioSP Digital, que conta com mais de 17 mil livros gratuitos, traz outros títulos sobre o assunto em seu catálogo, como “A Magia do Camisa Dez”, “Quando é dia de futebol” e “A História do Futebol para Quem Tem Pressa”.

Para conseguir o empréstimo dos livros físicos das bibliotecas municipais, basta fazer a carteirinha na biblioteca de preferência e se atentar aos prazos de devolução, limite de livros e cuidados com o material. Na plataforma BiblioSP Digital, basta entrar no site clicando aqui e realizar o cadastro com login e senha, assim, clicando em "Acessar E-book", você consegue acessar e explorar todo o catálogo.


Texto e foto: Gustavo Azevedo | gustavosilva@prefeitura.sp.gov.br

collections
Galeria de imagens