Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
Popularidade das corridas de rua dispara na capital paulista
Nos últimos anos, as corridas de rua vem ganhando um destaque crescente na cidade de São Paulo, se tornando muito mais do que um método de realizar alguma atividade física, mas também para cuidados psicológicos e para a criação de vínculos entre os praticantes. Cada dia que se passa, muito mais corredores estão presentes em parques e na própria rua correndo em busca de seus próprios objetivos.
O esporte se torna uma ótima opção em diversos âmbitos, tanto para quem nunca praticou qualquer atividade física quanto para pessoas que possuem uma vida ativa, sendo uma modalidade democrática e acessível a todos. Não é exigido nenhum equipamento sofisticado para correr, em especial aos iniciantes, muito menos horários fixos, basta haver disposição.
Hebert Dabanovich, jornalista de 28 anos, iniciou a fazer parte deste grupo em abril de 2025, buscando começar a ter uma nova rotina, trazendo a atividade física para seu cotidiano.
“Eu comecei a correr porque eu sentia que estava muito sedentário, queria praticar algum esporte, movimentar meu corpo, fazer alguma coisa que eu não precisava pagar, pois estava sem dinheiro. E também por conta do psicológico, comecei a fazer terapia, mas sentia que faltava alguma coisa " comenta.
Melhoras na saúde física e mental
A corrida de rua é amplamente ligada aos seus benefícios físicos que auxiliam os praticantes de todas as idades, como a melhora da saúde cardiovascular e óssea, auxílio no controle de peso, controle de pressão arterial e redução de incidência de diabetes, AVC e câncer. Além de fortalecer a musculatura de diversas áreas do corpo, dentre esses, das pernas, costas e abdômen.
E outro grande benefício das corridas, é a questão psicológica, aumentando a disposição dos praticantes, funcionando como uma manutenção da saúde emocional e ao combate a depressão
Hebert destaca que a prática da atividade foi de suma importância para seu fortalecimento emocional. “A corrida me ajudou muito na questão psicológica. Quando estou correndo, eu não penso em nada, só quero correr e cumprir meus objetivos, eu não fico pensando muito na vida. Você esquece dos problemas, esquece de tudo e alivia sua mente.”
Esporte individual e coletivo
Com a crescente vontade de correr, é possível encontrar cada vez mais pessoas interessadas em participar da atividade. Contudo, muitas vezes é necessário um empurrão de algum colega já praticante, consolidando um dos assuntos em alta no esporte, a criação de grupos de corridas.
O fortalecimento do vínculo entre as pessoas alterou a dinâmica da modalidade, no qual se tornou muito mais do que uma atividade física, mas sim um estilo de vida. O que antes poderia ser considerado um esporte individual, se tornou coletivo.
“E prefiro correr acompanhado. É mais legal, você conversa, tem a pessoa como incentivo. Tipo, se a pessoa está correndo mais, você acaba pensando e se esforçando em correr para acompanhar" destaca Hebert.
Circuito Popular de São Paulo
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) apoia diversas corridas que ocorrem pela cidade através do Circuito Popular de São Paulo. O evento ocorre ao longo de todo o ano, fornecendo vagas para todo o público, desde crianças e adolescentes até a terceira idade. O projeto é oferecido de maneira gratuita para os munícipes que buscam participar dos circuitos de maneira individual ou coletivamente.
Em 2023 foram realizadas 158 corridas com o apoio da SEME, já em 2024 o número cresceu para 182, um aumento de 15% na quantidade de provas feitas. O público total dos dois anos chegou ao número de 490.033. Já em 2025, a contabilidade realizada no final do mês de agosto constou 171 corridas feitas.
Para participar das corridas de rua apoiadas pela Secretaria, basta entrar no Instagram oficial do Circuito Popular - @circuitopopularsp. Também você pode encontrar clicando aqui.
Texto: Guilherme Chagas | guilhermecsilva@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Arquivo SEME
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
