Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
Projeto de inclusão fornece aulas de beach tennis gratuitas no CERET
Em um cenário em que crianças, jovens e adultos são excluídos da convivência cotidiana, a ong Lemda entra em ação, e inverte esse cenário utilizando uma estratégia simples: a inclusão do esporte na vida das pessoas.
Com 47 anos de história, a ong está localizada na região da zona leste paulistana, e atua de forma multidisciplinar, com acompanhamento psicológico, fonoaudiólogo, alimentar e escolar, e recentemente incluiu o esporte como mais uma forma de acolhimento. De uma ideia corajosa, encabeçada por Cláudio, fisioterapeuta da ong, e José, mais conhecido como Alemão, um amante do esporte e fundador do projeto CECCO, que trata de pessoas com esquizofrenia na região de Artur Alvim, o programa se estrutura cada vez mais e já atendeu por volta de 100 beneficiados em pouco mais de um ano.
A escolha pelo beach tennis não é à toa, pois além de ser uma atividade com grau de lesões muito menor comparado a outras, é um esporte que introduz uma experiência sensorial aos praticantes que estão em contato direto com a areia. Para Alemão, a convivência e a introdução à prática esportiva pode ter grandes benefícios aos jovens e adultos do projeto. “O pé na areia eu acho que é o diferencial, porque muitos dos participantes às vezes não tiveram a chance visitar a praia, seja por uma dificuldade pessoal, ou por falta de oportunidades, então fornecer esse convívio é de extrema importância para que lá na frente esse paciente esteja mais confiante e acostumado a esse cenário”.
Um dos participantes do projeto, Victor, um jovem autista de 21 anos, mora em Monte Verde, no interior de Minas Gerais e de 15 em 15 dias vem para a capital paulista para participar das aulas. O jovem pratica beach tennis a um pouco mais de um ano e já se considera um ótimo jogador. “ Eu já fazia parte da ong há um tempo, e comecei ano passado com o Beach Tennis. Eu gosto muito das aulas e jogo super bem”.
Os treinos ocorrem toda quarta-feira, em dois horários, das 9h às 10h e das 14h às 15h. Se você se interessou em fazer parte das turmas, pode entrar em contato via direct de Instagram com a página @ceretbeachtennis.
Texto: João Bueno | jbcastro@PREFEITURA.SP.GOV.BR
Foto: João Bueno | jbcastro@PREFEITURA.SP.GOV.BR
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk