Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

Sexta-feira, 29 de Agosto de 2025 | Horário: 19:00
Compartilhe:

Projeto de inclusão fornece aulas de beach tennis gratuitas no CERET

Atividades ocorrem nas quadras de areia do Centro Esportivo localizado no Tatuapé

Na imagem, munícipes participando da aula de Beach Tennis

Em um cenário em que crianças, jovens e adultos são excluídos da convivência cotidiana, a ong Lemda entra em ação, e inverte esse cenário utilizando uma estratégia simples: a inclusão do esporte na vida das pessoas. 

Com 47 anos de história, a ong está localizada na região da zona leste paulistana, e atua de forma multidisciplinar, com acompanhamento psicológico, fonoaudiólogo, alimentar e escolar, e recentemente incluiu o esporte como mais uma forma de acolhimento. De uma ideia corajosa, encabeçada por Cláudio, fisioterapeuta da ong, e José, mais conhecido como Alemão, um amante do esporte e fundador do projeto CECCO, que trata de pessoas com esquizofrenia na região de Artur Alvim, o programa se estrutura cada vez mais e já atendeu por volta de 100 beneficiados em pouco mais de um ano. 

A escolha pelo beach tennis não é à toa, pois além de ser uma atividade com grau de lesões muito menor comparado a outras, é um esporte que introduz uma experiência sensorial aos praticantes que estão em contato direto com a areia. Para Alemão, a convivência e a introdução à prática esportiva pode ter grandes benefícios aos jovens e adultos do projeto. “O pé na areia eu acho que é o diferencial, porque muitos dos participantes às vezes não tiveram a chance visitar a praia, seja por uma dificuldade pessoal, ou por falta de oportunidades, então fornecer esse convívio é de extrema importância para que lá na frente esse paciente esteja mais confiante e acostumado a esse cenário”.

Um dos participantes do projeto, Victor, um jovem autista de 21 anos, mora em Monte Verde, no interior de Minas Gerais e de 15 em 15 dias vem para a capital paulista para participar das aulas. O jovem pratica beach tennis a um pouco mais de um ano e já se considera um ótimo jogador. “ Eu já fazia parte da ong há um tempo, e comecei ano passado com o Beach Tennis. Eu gosto muito das aulas e jogo super bem”. 

Os treinos ocorrem toda quarta-feira, em dois horários, das 9h às 10h e das 14h às 15h. Se você se interessou em fazer parte das turmas, pode entrar em contato via direct de Instagram com a página @ceretbeachtennis.

Texto: João Bueno | jbcastro@PREFEITURA.SP.GOV.BR

Foto: João Bueno | jbcastro@PREFEITURA.SP.GOV.BR

collections
Galeria de imagens