Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2025 | Horário: 19:00
Compartilhe:

Ritmos no CE Vila Manchester transformam a rotina de quem participa

Com aulas gratuitas oferecidas pela SEME, a dança tem promovido bem-estar, saúde e alegria entre os frequentadores do Centro Esportivo

Na imagem, alunas da aula de ritmos.

A dança é uma das formas mais simples e prazerosas de movimentar o corpo e se expressar. No Centro Esportivo Vila Manchester, as aulas de ritmos têm conquistado frequentadores de todas as idades. Entre passos e músicas variadas, a dança se torna uma forma de manter o corpo ativo, cuidar da saúde e aproveitar momentos de descontração.

É o caso de Taciana Andrade, de 42 anos, que encontrou na dança uma grande aliada durante o tratamento contra o câncer. “Mesmo com as minhas limitações, eu sou ostomizada, mesmo fazendo químio, fazendo rádio, eu encontro forças aqui neste Centro Esportivo”, conta. “Não só nas danças, mas na piscina, no jardim, na caminhada. Eu tenho aqui a minha segunda casa. Se não fosse essas aulas, eu acho que estaria em casa, em depressão, à mercê de um câncer. Me entregaria. E eu estou aqui dançando, sorrindo, vivendo.”

Na imagem, aluna da aula de ritmos.

As aulas de ritmos, conduzidas pelo professor Leandro, conhecido como Léo Show, acontecem às terças e quintas-feiras, das 16h às 17h, pelo projeto Move Dance. O instrutor mistura diferentes estilos musicais, incluindo samba, axé e ritmos contemporâneos, criando aulas dinâmicas que equilibram movimento, técnica e diversão.

“Sou muito grato a essa união que eu tenho de reunir pessoas, conseguir tirar essas pessoas de depressão, ansiedade, contribuir com a dança para que consigam ficar mais felizes. Igual o ditado: quem dança é mais feliz, e eu sou a prova viva disso”, afirma Leandro.

Mais do que ensinar passos, o professor valoriza o ritmo individual de cada participante. “Muitas vezes, quem está aqui veio através de algo que não está se sentindo bem, e vem para cá para dançar. Eu sempre falo: gente, não se preocupe, dançar é o que menos vai importar. O importante é estar aqui, descontrair e se divertir.”

Na imagem, professor da aula de ritmos.

Para Taciana, cada aula é também uma forma de reconectar-se com a própria paixão pela dança. “Sempre gostei de dançar desde criança, e de repente você se vê numa situação que é obrigado a parar. Aqui eu consigo voltar a me mover no meu tempo, e isso faz toda a diferença.”

Entre músicas e passos de dança, as aulas de ritmos no CE Vila Manchester mostram como a dança pode ser uma atividade acessível, divertida e positiva para o corpo e a mente. Cada aula é uma oportunidade de se exercitar, se divertir e compartilhar momentos com outros alunos.


Texto e fotos: Ana Brandine | abrandine@prefeitura.sp.gov.br

collections
Galeria de imagens