Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

Exibindo 1 para 1 de 3
Quarta-feira, 22 de Abril de 2026 | Horário: 12:00
Compartilhe:

Torneios de Gateball agitam o esporte na cidade de São Paulo

De idosos a jovens atletas, a modalidade ganha novos adeptos e se expande nos espaços esportivos da capital

Arte com foto de Campeonato de Gateball sendo realizado.

Conhecido por ser um jogo que exige raciocínio estratégico e precisão, o gateball vem conquistando cada vez mais espaço nas competições esportivas de São Paulo. Em março, foi realizado o 40º Campeonato Brasileiro de Idosos, reforçando a força e a competitividade da modalidade no cenário nacional.

Embora tenha se popularizado como um esporte voltado à “melhor idade”, o gateball reúne, tanto nos treinos quanto nos campeonatos, atletas de todas as faixas etárias. Prova disso é a realização do Campeonato Brasileiro Sub-18, também em março, que contou com participantes de 18 anos.

Os campeonatos costumam receber equipes formadas por atletas de um mesmo clube ou equipes mistas, compostas por jogadores de diferentes associações, que se unem em busca da medalha. Cada equipe é composta por cinco atletas, totalizando dez jogadores por partida, que pode ser disputada em quadras de grama ou de terra, a depender da competição.

Com a popularização dos torneios, diversos clubes da modalidade foram criados em diferentes regiões de São Paulo, com o objetivo de promover treinamentos e reunir atletas interessados em competir. O Ibirapuera Gateball Clube é um desses exemplos. Fundado há mais de 40 anos, o clube realiza seus treinos no Parque das Bicicletas durante a semana e marca presença nos campeonatos da capital.

Campeonato de gateball sendo realizado no Ibirapuera Gateball Clube.

Izabel Ono, responsável pela organização do clube, considera os campeonatos fundamentais para a difusão do gateball. “Além de participar das competições, nós também as organizamos. Ao longo do ano, realizamos torneios internos e externos, buscando incentivar a competitividade e divulgar o gateball. Aqui no Ibira, até o meio-dia, temos mais de 40 pessoas treinando; às vezes, o número chega a 75, e todos gostam dessa rotina”, destaca.

Para além da competitividade, Izabel também recomenda a modalidade àqueles que não desejam disputar campeonatos. “É um espaço muito importante, principalmente para os idosos, que enfrentam limitações físicas decorrentes da idade. No gateball, é possível continuar jogando mesmo com restrições, além de estimular a parte cognitiva, o raciocínio e a estratégia”, comenta a organizadora.

Em São Paulo, o crescimento do gateball também conta com o apoio da Prefeitura, que fomenta a utilização dos centros esportivos e espaços públicos para treinos e competições, ampliando o acesso da população à modalidade.


Texto: Gustavo Azevedo | gustavosilva@prefeitura.sp.gov.br
Arte: Mariana Cordeiro | marianacordeiro@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Arquivo SEME

collections
Galeria de imagens