Secretaria Municipal de Gestão
Agosto Dourado: Pontos de Afeto fortalecem o apoio à amamentação nas unidades municipais
O mês de agosto é marcado pelo Agosto Dourado, campanha de incentivo à amamentação. A cor dourada simboliza o padrão ouro de qualidade do leite materno. Em São Paulo, o programa Pontos de Afeto oferece espaços exclusivos para amamentação, extração e armazenamento de leite materno em equipamentos municipais.
Atualmente, a cidade conta com 10 salas em funcionamento. A mais recente foi inaugurada na Subprefeitura Butantã (conheça os endereços: https://clic.prefeitura.sp.gov.br/videos-pontos-afeto). Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Gestão, o programa tem como referência o Guia para Implantação de Salas de Apoio à Amamentação para a Mulher Trabalhadora, do Ministério da Saúde, e segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
As salas são privativas, acolhedoras e equipadas para oferecer conforto e segurança às mães servidoras no retorno ao trabalho, favorecendo a manutenção da amamentação. A iniciativa também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e ao Plano Municipal pela Primeira Infância (2018–2030).
Reconhecido como o alimento mais completo para o bebê, o leite materno fornece todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento saudável, fortalece o sistema imunológico, reduz o risco de diversas doenças e contribui para o desenvolvimento cognitivo. Além dos benefícios para a criança, a amamentação fortalece o vínculo entre mãe e bebê e ajuda a proteger a saúde da mulher, reduzindo, por exemplo, o risco de câncer de mama.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
