Subprefeitura Ipiranga
Desfile Cívico atrai milhares de pessoas em comemoração ao Ipiranga
Na manhã do último domingo (22), a rua Silva Bueno, via mais tradicional de comércio da nossa região, recebeu o tradicional Desfile Cívico, Militar e Estudantil em comemoração ao aniversário do bairro do Ipiranga, que completará 435 anos em 27/setembro. Desde o início do mês de setembro, diversas atividades têm marcado a região da Subprefeitura Ipiranga.
Durante o Desfile, diversas entidades se apresentaram, além de colégios, das forças armadas, e das apresentações da Acadêmicos do Ipiranga e da Imperador do Ipiranga, para um público que ultrapassou a marca de 4 mil pessoas, durante as cerca de quatro horas ininterruptas de marcha.
Ipiranga Day
No sábado (21), o Mercado Municipal do Ipiranga, fachada principal do Desfile de domingo, recebeu o Ipiranga Day, organizado pela Comissão dos Festejos do Bairro do Ipiranga. A ação contou com mesas de esclarecimentos da OAB - Distrital Ipiranga; do SESC; da Academia Atitude; além de apresentações artísticas e serviços de saúde.
Sobre o Ipiranga
O bairro do Ipiranga, berço histórico da Independência do Brasil e por isso um dos bairros mais importantes e tradicionais da cidade de São Paulo, é visitado por pessoas de todos os Estados brasileiros que buscam conhecer a verdadeira história do Brasil. Muitas ruas, casarões e museus do Ipiranga têm impressos fatos históricos.
O significado da palavra Ipiranga já recebeu diversas modificações. Contudo, não há um estudo conclusivo a respeito da tradução exata do termo, uma vez que foram inúmeros os dialetos utilizados pelos habitantes das terras de Piratininga, ao longo da história.
Entre tantas outras, prevalece "água vermelha" - também "água barrenta" -, interpretação dada pelos primeiros habitantes brancos do Planalto, que provavelmente a receberam diretamente dos índios Guaianazes moradores do local, quase cinco séculos atrás.
Os primeiros registros que se têm da região do Ipiranga remontam a 1510, época em que João Ramalho habitava, juntamente com os índios, a área do Planalto Piratininga, compreendida entre a margem direita do Ribeirão Guapituva até a aldeia do cacique Tibiriçá.
Com as várias doações de terras que se sucederam, o local conhecido por Ipiranga ganhou relativa ocupação branca, o que paulatinamente causou a transferência maciça dos índios Guaianazes para outras paragens - não se adaptavam aos costumes dos novos ocupantes.
Até o final do século XVI, a terra de Piratininga já contava com uma comunidade de aproximadamente 1500 pessoas, que se estendiam por toda a colina ribeirinha do Tamanduateí. A localização privilegiada - no caminho do mar - favoreceu a concentração e expansão de sítios e fazendas, com consequente desenvolvimento do comércio - características da região até hoje.
O principal fato histórico ocorrido no bairro do Ipiranga é a Proclamação da Independência do Brasil, em 7 de Setembro de 1822, por Dom Pedro I, às margens do Ribeirão Ipiranga - é citado na primeira estrofe do Hino Nacional brasileiro e que leva o nome da região a toda nação.
O Museu e o Monumento do Ipiranga, inaugurados respectivamente em 1895 e 1922, têm suas histórias iniciadas logo após o feito histórico de Dom Pedro I. Eles representam, juntamente com o Parque da Independência, o marco histórico da emancipação política do Brasil, para orgulho deste bairro tradicional da cidade de São Paulo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk