Subprefeitura Jabaquara
Campanha de Vacinação Contra a Influenza
No período de 05 a 25 de maio será realizada no município de São Paulo a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza (gripe). O objetivo da vacinação é reduzir os casos de complicações e óbitos causados pela doença. Está indicada para cinco grupos de risco: pessoas com 60 anos ou mais, gestante, crianças de 06 a 23 meses de vida, população indígena e os profissionais de saúde. A Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), da Secretaria Municipal da Saúde, está organizando uma ampla mobilização dos profissionais e equipamentos da rede de saúde municipal para o fácil acesso à vacinação.
A meta é vacinar 80% da população alvo que está estimada em cerca de 2,5 milhões de pessoas. Equipes atuarão em asilos, casas de repouso e outras instituições que abriguem a população com 60 anos ou mais. Já os acamados podem ser vacinados em casa, desde que sejam cadastrados na UBS mais próxima de sua residência. Para isso, um familiar ou responsável deve levar à unidade um documento da pessoa a ser vacinada e um comprovante de residência.
Também os profissionais de saúde, em razão da própria atividade exercida, deverão se prevenir, vacinando-se contra o vírus Influenza, uma vez que se encontram num dos grupos considerados de risco acrescido.
No dia 05 de maio, sábado, data da abertura da campanha, um maior número de postos será aberto em diversos pontos da cidade. Já nos dias úteis da campanha, a vacina estará disponível somente nas unidades de saúde. Durante esses dias, o horário de vacinação será das 8 às 17 horas.
Acesse aqui os postos de vacinação.
SAIBA MAIS:
1- Como se prevenir contra Influenza (gripe)?
A principal medida preventiva para essa doença é a vacinação, além dos seguintes cuidados:
Cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar;
Utilizar lenços descartáveis e jogá-los no lixo após o uso;
Lavar as mãos frequentemente;
Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfície;
Manter os ambientes ventilados.
2- A vacina protege mesmo contra Influenza?
A vacinação não só protege como reduz o risco de doenças respiratórias, pneumonia, e eventual morte causada pela doença (gripe).
3-Quem deve ser vacinado nas salas de vacinas públicas?
Pessoas com 60 anos ou mais;
Gestantes;
Crianças de 06 a 23 de meses de vida;
População indígena,
Profissionais de saúde.
4- A vacinação contra Influenza tem efeito imediato?
Não, a vacina demora cerca de duas semanas para fazer efeito. Por isso a campanha acontece no período do outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus influenza.
5- A vacina deve ser tomada anualmente?
Sim. A vacina contra Influenza deve ser tomada todo ano, pois o vírus se modifica constantemente e a proteção é de aproximadamente 1 (um) ano.
6- Como a gripe é transmitida?
O contágio ocorre de forma direta através de gotículas das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk