Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento
Prefeitura cria grupo de trabalho intersecretarial para acompanhar a implantação da AIU Vila Leopoldina–Villa-Lobos

A Prefeitura de São Paulo instituiu o Grupo de Trabalho Intersecretarial da Área de Intervenção Urbana Vila Leopoldina–Villa-Lobos (GTI AIU-VL-VL). A medida foi oficializada pela Portaria SGM nº 166/2026, publicada nesta terça-feira (11) no Diário Oficial da Cidade.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), o grupo será responsável por planejar, articular e acompanhar as ações necessárias ao cumprimento das atribuições do Poder Público previstas no edital de leilão do Potencial Construtivo Adicional (PCA) da AIU Vila Leopoldina–Villa-Lobos e em seus respectivos anexos.
Caso o leilão seja concluído com sucesso, o GTI também acompanhará a execução das responsabilidades assumidas pelo Município no Termo de Compromisso a ser firmado com o vencedor do certame. A atuação integrada busca garantir a coordenação das diferentes políticas públicas envolvidas na implantação do projeto, como habitação, infraestrutura, assistência social, mobilidade, meio ambiente, desenvolvimento econômico e cultura.
O grupo será formado por representantes de 14 órgãos e entidades municipais: SMUL, São Paulo Urbanismo, Secretaria do Governo Municipal, Secretaria Municipal de Habitação, Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB-SP), Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, São Paulo Obras, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e Subprefeitura da Lapa.
Cada órgão deverá indicar um representante titular e um suplente para atuar como ponto focal. A composição será formalizada posteriormente por portaria específica da SMUL. Outros órgãos das administrações municipal, estadual e federal também poderão ser convidados a participar das reuniões ou apresentar contribuições técnicas, quando necessário.
Preparação do leilão
A criação do GTI ocorre durante a preparação do leilão do Potencial Construtivo Adicional da AIU Vila Leopoldina–Villa-Lobos. A SMUL contratou a São Paulo Urbanismo para desenvolver a modelagem do edital, com entrega prevista até 30 de agosto.
Após a conclusão dessa etapa, o material será analisado pela Secretaria. Na sequência, será iniciado o cronograma administrativo do processo, que inclui a consolidação e a publicação do edital, a abertura dos prazos para pedidos de esclarecimentos e impugnações e a realização do leilão. A expectativa é que o certame ocorra ainda em 2026.
Depois do julgamento das propostas apresentadas na sessão pública, o vencedor será convocado para assinar o Termo de Compromisso, documento que estabelecerá, entre outros pontos, o cronograma de execução das intervenções.
AIU Vila Leopoldina–Villa-Lobos
Instituída pela Lei Municipal nº 17.968/2023, a Área de Intervenção Urbana Vila Leopoldina–Villa-Lobos compreende uma área de aproximadamente 300 mil metros quadrados, localizada na várzea da margem direita do Rio Pinheiros, no distrito da Vila Leopoldina, junto à CEAGESP e à Ponte do Jaguaré, nas proximidades dos parques Cândido Portinari e Villa-Lobos.
O plano urbanístico foi estruturado para enfrentar o déficit habitacional e a precariedade das comunidades locais por meio de um modelo autofinanciável. A estratégia prevê a alienação de 500 mil metros quadrados de Potencial Construtivo Adicional à iniciativa privada, permitindo a implantação de novos empreendimentos e viabilizando a execução das intervenções previstas para a região.
Como contrapartida, o parceiro privado vencedor do leilão será responsável pela construção de unidades de Habitação de Interesse Social (HIS) e pela execução de obras de requalificação urbana. A iniciativa beneficiará mais de 1.200 famílias em situação de vulnerabilidade das comunidades Da Linha, Do Nove e Cingapura Madeirite, com investimentos privados estimados em R$ 200 milhões.
A articulação entre os órgãos municipais por meio do novo grupo de trabalho permitirá acompanhar tanto a preparação do leilão quanto as etapas posteriores de execução, assegurando que as responsabilidades do Poder Público sejam desenvolvidas de forma integrada.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
