LIVE | Arte-educação e Educomunicação: Como Sensibilizar Educadores e Alunos para o Cultivo e Consumo do Alimento Biodiverso?
Dias: 16/8/2021, segunda-feira.
Horário: 17h às 18h30.
Descrição
A Live vai abordar estratégias de arte-educação, educomunicação e educação em projetos que possibilitem a sensibilização, a mobilização e o empoderamento de crianças, jovens e famílias para que tenham seu interesse despertado para o cultivo e o consumo do alimento biodiverso, sobretudo as PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais). O tema é de muita relevância diante dos grandes desafios por que passa toda a humanidade no combate à fome, subnutrição, má alimentação, obesidade e miséria. Roseli, representante da Umapaz, mostrará como a entidade tem apoiado esta temática e oferecido inúmeras formações gratuitas em educação ambiental, educação em segurança alimentar e nutricional e cultura de paz. Susana, Betina e João, integrantes do Coletivo Bichos do Mato, contarão como construíram materiais de arte-educação que integram o acervo de materiais de estímulo à produção e ao consumo de PANC nas escolas e em todos os espaços com potencial produtivo. Estes materiais integram o projeto Viva Agroecologia que, em 2018 e em 2021, conjuntamente com a série de Programas Sabores da Agricultura Familiar, foram realizados pelo Instituto Kairos e Umapaz/SVMA e com apoio do MUDA-SP, Coletivo Bichos do Mato, CODAE/ Secretaria Municipal de Educação e diversos parceiros.
Os convidados serão:
Professor Társio, docente da Emef Nilo Peçanha, que vai contar como trabalha e busca ampliar a abordagem da questão da arte-educação e educomunicação para sensibilizar pais e alunos para o cultivo e consumo do alimento biodiverso; Guilherme, especialista em PANC do Instituto Kairós e também integrante das ações do programa Viva Agroecologia, que vai contar como tem usado estratégias de sensibilização para educadores no projeto Inova na Horta do município de Jundiaí. E Juliana, representante do Cenpec Educação, que falará sobre o fomento à educação para o consumo responsável a partir do trabalho em projetos na escola e sobre a experiência do Prêmio Respostas para o Amanhã que reconhece práticas inovadoras nas escolas.
Mais informações: https://www.vivaagroecologia.org.br/ e https://www.saboresagriculturafamiliar.org.br/
Facilitação
Roseli Alleman - Engenheira Agrônoma UMAPAZ/SVMA.
Susana Prizendt- Arquiteta e Urbanista atuando em Comunicação Visual, Design, Arte-Educação, Artes Plásticas, Projetos Sócio. Integrante do Movimento Urbano de Agroecologia de São Paulo e do Coletivo Bichos do Mato. Integrante da Campanha contra os Agrotóxicos e Pela Vida. Participou dos projetos Viva Agroecologia em 2018 e 2021. Editora e Coautora da publicação Viva Agroecologia: Biodiversidade na horta, no prato e na arte.
Betina Schmid- Formada em Comunicação Visual. Designer Gráfica, Ilustradora. Pós-graduada em Arteterapia, trabalhou em instituição que acolhe crianças e adolescentes em situação de risco social, encaminhados pelo poder público. Atualmente é Bonequeira, Ativista e integrante do Coletivo Bichos do Mato, buscando unir a arte e a criatividade com causas sócio-ambientais e auto-conhecimento.
João Cerala - Músico, compositor, arranjador e artista plástico, performista com a trupe de palhaços Chapeleiros Malucos e professor de ensino musical. Também é estudante da Emesp e integrante do coletivo Bichos do Mato Atualmente trabalha como compositor de trilhas sonoras e como professor de teoria musical e de instrumentos, como acordeon e violão.
Társio Souza - Professor de geografia e mestre em ciência ambiental, atualmente trabalha na rede municipal (EMEF Presidente Nilo Peçanha), com interesse a atuação voltada para a agroecologia, educação alimentar nas escolas e aprendizagem colaborativa.
Guilherme Ranieri- (Atualmente, gestor de projetos – Instituto Kairós, Mestre em Ciência Ambiental e doutorando em Patologia pela FMUSP. Co-fundador do Grupo de Estudos em Agricultura Urbana - IEA-USP. Elaborou a cartilha de PANC (Instituto Kairós), atuou no projeto, gravou os vídeos e elaborou as cartilhas do projeto Viva Agroecologia. Atualmente coordena o Projeto Inova da Horta, da Prefeitura Municipal de Jundiaí, através do Instituto Kairós, para o cultivo, o preparo e o consumo dessas plantas voltado para a alimentação escolar.
Juliana Gonçalves – Graduada em Administração (Mackenzie) com especialização em Política e Relações Internacionais (FESPSP). Planeja, articula, realiza e monitora atividades com foco em juventudes, educação integral, gestão educacional, mobilização social e consumo responsável, no enfrentamento das desigualdades. Autora de diversas publicações. No Cenpec, foi gestora do Programa Jovens Urbanos, compõem a equipe do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do programa global “Solve for Tomorrow”.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
.jpg)
.jpg)


.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)
Sobre
Público: Pessoas interessadas no tema, principalmente educadores da rede pública e privada.
Dias: 16/8/2021, segunda-feira.
Horário: das 17h às 18h30.
Local: Youtube da UMAPAZ.