Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Comunicação Não Violenta

 

topo

Comunicação Não Violenta
 

Dias: 31/08/2023 a 16/11/2023 ; quintas-feiras
Horário: 9h às 12h

Curso em andamento, inscrições abertas para início a partir da 2a aula, que acontecerá no dia 21/09.

INSCREVER-SE

 


Descrição

O curso busca apresentar os principais conceitos e princípios da Comunicação Não Violenta, bem como suas técnicas correspondentes, proporcionando uma experiência vivencial que promova autoconhecimento e relacionando sua utilização no cotidiano do trabalho com Educação Ambiental, Sustentabilidade e Cultura de Paz.


Conteúdo Programático

1. As origens da CNV;

2. O processo da CNV – os 4 componentes (1. observação, 2. sentimento, 3. necessidades, 4. pedido) e as duas partes (1. Expressar-se honestamente por meio dos 4 componentes, 2. Receber com empatia por meio dos 4 componentes);

3. Auto empatia: conexão compassiva consigo mesmo;

4. Sobre a qualidade da conexão;

5. Expressão da raiva;

6. As quatro dimensões-chave da transformação social;

7. Expressando apreciação;

8. Educação e desenvolvimento humano;

9. O uso do poder e a natureza da autoridade legítima


Referência Bibliográfica

1. ROSENBERG, Marshall B. Comunicação Não-Violenta. São Paulo: Agora, 2006. 2. ROSENBERG, Marshall. Vivendo a Comunicação Não-Violenta. Rio de Janeiro: Sextante, 2019. 3. ROSENBERG, Marshall. O Coração da Transformação Social. São Paulo: Palas Athena Editora, 2020. 4. KRZNARIC, Roman. O Poder da Empatia: a arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo. Rio de Janeiro: Zahar, 2015

Facilitação

Prof. Adriano Galhardo Pedroso

Pedagogo licenciado em Filosofia com pós-graduação em ‘Transdisciplinaridade em Educação e Cultura de Paz’ (UNIPAZ/SP) e ‘Arte, Ecologia e Sustentabilidade’ (UMAPAZ/UNESP) e MBA em Gestão de Pessoas, atualmente docente na UNIMAIS (https://www.uscs.edu.br), atuando com CNV, Diálogo, Educação Socioemocional e com as Danças Circulares. Focalizador em Danças Circulares Sagradas (ministrando cursos e promovendo eventos, mantendo grupo regular no Instituto Sananda – www.institutosananda.org). Idealizador da Escola do Cuidado – Práticas Integrativas.
 

 

Coordenação

Adriana Matangrano

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Interessados no tema.

Vagas: 40

Dias: 31/08, 21/09, 28/09, 05/10, 19/10, 26/10, 09/11 e 16/11

Horário : 9h às 12h

Local:  CEA - UMAPAZ

Endereço:  Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A

Certificado: Sim

Curso em andamento, inscrições abertas para início a partir da 2a aula, que acontecerá no dia 21/09.

 

INSCREVER-SE

Mapa para CEA - UMAPAZ

   

Confira nossas redes socias

  •  
  •    
  •    
  •