Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Mediação de conflitos nas escolas – aprofundamentos teórico-práticos
A UMAPAZ oferece o curso teórico-vivencial Mediação de conflitos nas escolas – aprofundamentos teórico-práticos, aberto a participantes do curso “Práticas restaurativas para lidar com conflitos nas escolas – uma introdução” ou do curso “Mediação de conflitos nas escolas – uma introdução”, ministrado por Ana Lucia Catão, com o objetivo de aprofundar a utilização de ferramentas apresentadas no curso introdutório, pensando nas possibilidades de uso dessas ferramentas nos contextos específicos em que os participantes do curso se inserem.
Ações de mediação de conflitos, quando seriamente empreendidas, convidam a lidar com as situações de conflito de maneira criativa e construtiva, de forma que se tornem ocasião de transformação das relações, composição com o diferente e trabalho com potências criativas do sujeito.
Após um primeiro momento de compreensão e início de corporificação de fundamentos ético-políticos para práticas de mediação, propomos este curso de aprofundamento para nos atermos com mais detalhes a algumas ferramentas para empreender a mediação de conflitos.
O programa abordará os seguintes temas:
. Dinâmica de conversas construtivas: pragmática da comunicação e ferramentas de mediação de conflitos (acolhimento, re-contextualização, ressignificação, empoderamento, perguntas circulares e reflexivas, etc.);
. Círculos de conversas restaurativas: formas possíveis;
. Ações restaurativas no cotidiano escolar;
. Perspectiva ético-política na condução da mediação de conflitos e de ações restaurativas;
. Violência nas escolas, estigma e potência criativa;
. Escola e comunidade escolar – visão sistêmica.
Facilitadora: Ana Lucia Catão: mediadora; pesquisadora nos temas de Mediação e Justiça Restaurativa; mestre em psicologia social (PUC-SP); especialista em mediação de conflitos (PUC-SP, Psicologia Clínica)
Bibliografia de apoio:
CATÃO, Ana Lucia. Mediação e Judiciário: problematizando fronteiras psi-jurídicas. Dissertação de Mestrado em Psicologia Social. PUC-SP, 2009. Disponível em:
BLANEY, Joanne e BOONEN, Petronella. Uma arte de viver e conviver : escola de perdão e reconciliação. São Paulo, 2009.
BLOOD e THORSBORNE. Overcoming resistance to whole-school uptake of restaurative practices. Disponível em
CECCON, Claudia; EDNIR, Madza; CECCON, Claudius (ilustrações); VELZEN, Boudewijn van; HAUTVAST, Dolf e HOUT, Frank van. Conflitos na escola: modos de transformar. Dicas para refletir e exemplos de como lidar. Imprensa Oficial.
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. SãoPaulo: LTC, 1988
GOFFMAN, Erving. Manicômios prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva, 2003.
HOPKINS, Belinda. Transforming conflicts. Publicação traduzida por Margareth R. T. Miyamoto e revista por Conceição da Silva Zacheu Russo para o 1º Seminário Internacional de Justiça Restaurativa.
MOORE, Christopher. O processo de mediação. Porto Alegre: Artmed.
PRANIS, Kay. Processos Circulares. São Paulo: Palas Athena, 2010.
ROSEMBERG, Marshall. Comunicação não-violenta. São Paulo: Ágora, 2006
RUOTTI, Caren; ALVES, Renato; CUBAS, Viviane de Oliveira. Violência na escola: um guia para pais e professores. São Paulo: Andhep: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
SCHMIDT, Ana Carolina. Práticas restaurativas comunitárias: um olhar psicodramático sobre o lugar do joem nos círculos restaurativos. Mestrado em Psicologia Social. PUC-SP, 2009. Disponível em:
SCHULER, Betina. Veredito – escola, inclusão, justiça restaurativa e experiência de si. Doutorado em Educação. PUC-RS, 2009. Disponível em:
SUARES, Marinés. Mediación – condución de disputas, comunicación y técnicas. Buenos Aires: Paidós, 1996.
VASCONCELOS, Maria José Esteves de. Pensamento Sistêmico: O novo paradigma da ciência. Campinas: Papirus, 2002.
WATZLAWICK, Paul; BEAVIN, Janet Helmick; JACKSON, Don D. Pragmática da comunicação humana. São Paulo: Cultrix.
SERVIÇO: Curso Mediação de conflitos nas escolas – aprofundamentos teórico-práticos
Datas: 28/05, 04, 11 e 18/06 e 02/07 de 2011.
Dias e Horários: aos sábados, das 9h às 13h.
Público Focalizado: Participantes do curso “Práticas restaurativas para lidar com conflitos nas escolas – uma introdução” ou do curso “Mediação de conflitos nas escolas – uma introdução”
Facilitadora: Ana Lucia Catão.
Coordenação: Glacilda Pinheiro Corrêa.
Vagas: 50 – Haverá seleção
Para fazer sua inscrição nos cursos e oficinas da UMAPAZ ACESSE AQUI
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk