Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Curso de Prevenção e Combate à Incêncios Florestais

topo

Foto: Marcelo Freire Mendonça

 

Curso de Prevenção e Combate à Incêndios Florestais
 

Dias: 04/08 (Turma I); 11/08 (Turma II).
Horário: 8h às 17h.

Descrição

Com a chegada do período mais seco do ano e as baixas na umidade relativa do ar, as áreas florestadas da cidade, principalmente os Parques, ficam em estado de alerta, pois quaisquer atividades de limpeza de terreno com uso de fogo, balões, bitucas de cigarro, ou mesmo fogo proposital podem se transformar em um incêndio florestal de grandes proporções, colocando toda a fauna, flora e a própria comunidade em risco.

Para atenuar esses possíveis incêndios florestais, como os 95 (noventa e cinco) que ocorreram nos Parques municipais em 2020, propõe-se essa capacitação aos vigilantes e também voluntários residentes no entorno destes Parques, sobretudo aos que se interessam pelo assunto, para que ocasionalmente possam colaborar na prevenção e até mesmo no combate a incêndios.

Conteúdo Programático

Trata-se de um curso de capacitação com 8 horas de atividades entre teoria e prática.
O dia será dividido em duas etapas: a da manhã será destinada à teoria e tratará de assuntos como conceitos de incêndio florestal, principais causas; legislação municipal, estadual e federal aplicada; tipos de vegetação; classificação e comportamento de incêndios, tetraedro do fogo, formas de propagação, tipos de incêndios florestais, partes de um incêndio; prevenção (aceiros), monitoramento, equipamentos de combate, equipamentos de proteção individual – EPI e formação de Grupo de Combate a Incêndios Florestais – GCIP.
No período da tarde, o enfoque será prático. Serão formados e organizados os Grupos de Combate a Incêndios Florestais com diversidade de gênero para o combate, levando-se em consideração a função de cada participante e orientação de um(a) líder. Depois será proposto um exercício de limpeza de aceiros e a partir daí, em um incêndio simulado e controlado, serão aplicadas as técnicas na sequência correta de combate.

Facilitação

Robson Mazieiro. Formado em Gestão de Segurança do Trabalho, Docente Senac-SP em Emergências, Credenciado pelo Corpo de Bombeiros de SP como Instrutor, Coordenador do Bombeiro Florestal Voluntário (PEJ), Especialista em Atividade em Altura e Combate a Incêndios, Membro da Operação Corta Fogo do Estado de São Paulo, Participante na Operação Fogo Zero, Técnico Responsável na 3R BRAZIL consultoria e treinamento.


Marcelo Freire Mendonça. Engenheiro Florestal. Me. Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Esp. Planejamento e Gestão Ambiental. Coordenador dos Parques Naturais Municipais da cidade de São Paulo/SVMA/Divisão de Gestão de Unidades de Conservação. Coordenador do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios em Áreas Florestadas do Município de São Paulo “Operação Fogo Zero”, ex-Gestor dos Parques Urbanos Anhanguera, Jacques Cousteau (Laguinho), Linear Castelo e Naturais Itaim e Jaceguava.
 

 

Coordenação

Ricardo Fraga Oliveira

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Público: Interessados.

Vagas: 35.

Dias: 04/08 (Turma I); 11/08 (Turma II).

Horário: das 8h às 17h.

Local: Parque Natural Municipal Itaim (O CURSO SERÁ PRESENCIAL).

Endereço: R. Amaro Alves do Rosário, 2676 - Parelheiros, São Paulo – SP (em frente ao Centro Comunitário Pequeno Príncipe e ao lado da Galeria de Artes Casa do Rosário Centro Paulus).

 

Turma do dia 04/08/2021:

Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.

 

 

Turma do dia 11/08/2021:

Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.

Como chegar?

 

Confira nossas redes socias

 

  •