Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Coleta seletiva em nossas residências. O que fazer? Como fazer?

" "
 

topo

Coleta seletiva em nossas residências. O que fazer? Como fazer?
 

Dias: 17/4 e 24/4/2023 ; segunda-feira
Horário: 9h30 às 11h30.

Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.

 

Descrição

No Brasil, grande parte dos resíduos sólidos é descartada de maneira inadequada, a céu aberto, podendo ser queimados como também lançados na rede pública de esgotos. Entre estes resíduos estão aqueles provenientes de residências urbanas, os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), cuja produção diária por cada brasileiro, era de 1 kg, em média, antes da pandemia. Desde então, aumentou. Esta destinação inadequada tem impactos negativos no Meio Ambiente, como, por exemplo, poluição da água e na área da saúde. Mas como e o que fazer com os resíduos que produzimos em nossas residências? Por exemplo: isopor é reciclável? Medicamentos podem ser jogados no lixo comum? E as escovas de dentes? Tendo em vista o exposto e estas grandes dúvidas, surge a necessidade de que a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, por meio da UMAPAZ, promova, assegure e fomente a Educação Ambiental na cidade de São Paulo relacionada a esta temática, o que possibilitará a orientação aos munícipes quanto à importância de identificar o destino de cada tipo de material a ser descartado e quanto à importância da coleta seletiva.

 

Conteúdo Programático

LIXO E RESÍDUOS SÓLIDOS. TIPOS DE RESÍDUOS. O CAMINHO DOS RESÍDUOS COMUNS E DOS RECICLÁVEIS. LEGISLAÇÃO. CONSEQUÊNCIAS DA DESTINAÇÃO INCORRETA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS.


Bibliografia Sugerida

ABRELPE, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil – 2021, ABRELPE, São Paulo, 2021. Disponível em: http://www.abrelpe.org.br/Panorama/panorama2021.pdf.
Acesso em: 16.set. 2022. LIMA, I. C. et. al. Otimização de rotas na gestão de resíduos: um estudo de caso na coleta de resíduos recicláveis do centro de ciências da saúde da UFRJ. Anais do 9º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos. 13 1 5 de jun. 2018. SÃO PAULO (Cidade). Secretaria de Serviços. Plano de gestão integrada de resíduos sólidos da cidade de São Paulo. 2014. Disponível em:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/servicos/arquivos/PGIRS-2014.pdf Acesso em: 19 set. 2022. SÃO PAULO (Cidade). Decreto Municipal nº 51.664 de 26 de julho de 2010. Regulamenta a Lei nº 14.723, de 15 de maio de 2008, que institui, no Município de São Paulo Programa de Aproveitamento de Madeira de Podas de Árvores – PAMPA. Disponível em: http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/decreto-51664-de-26-de-julho-de-2010 Acesso em: 12 set. 2022. SÃO PAULO (Cidade). SP Regula. Resíduos Sólidos. Quantitativos. 16 maio 2022. Disponível em: /web/spregula/w/residuos_solidos/menu/185375 Acesso em: 19 set. 2022. SÃO PAULO (Cidade). SP Regula. Sustentabilidade concreta. 21 mar. 2022. Disponível em: /web/spregula/w/residuos_solidos/noticias/326442 Acesso em: 19 set. 2022. SENADO FEDERAL. Agência Senado. Yolanda Pires (sob supervisão) e Nelson Oliveira. Aumento da produção de lixo no Brasil requer ação coordenada entre governos e cooperativas de catadores. 7 maio 2021.
Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2021/06/aumento-da-producao-de-lixo-no-brasil-requer-acao-coordenada-entre-governos-e-cooperativas-de-catadores Acesso em: 19 set. 2022. SOUZA, Caroline Almeida; GUIMARÃES, Camila Camolesi; VELASCO, Giuliana Del Nero. Reaproveitamento de resíduos de poda e sua colaboração para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 13 Seminário Internacional | International Seminar NUTAU 2020 | 17 - 18 novembro | November.
Disponível em: http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/designproceedings/nutau2020/40.pdf Acesso em: 29 ago. 2022.

UFMG. Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Administração e Gerenciamento de Resíduos Sólidos – GERESOL. A História do lixo. Linhas Gerais.
Disponível aqui

 

Facilitação

Raul dos Santos Azevedo
engenheiro Agrônomo especialista em Conservação de Áreas Verdes, Pós-Graduado em Administração para Engenheiros (Instituto Mauá de Tecnologia), ingressou na Prefeitura de São Paulo em 2009 como Especialista em Desenvolvimento Urbano, trabalhando na Divisão de Parques Urbanos, Divisão de produção de plantas ornamentais e medicinais e atualmente, trabalha como educador na Divisão de formação para educadores (UMAPAZ/DFEPAZ).

Ruth Weg
Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas. Mestrado em Biofísica. Doutorado em Patologia. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Foi docente, durante 17 anos, em cursos para formação de professores, na iniciativa privada. Desde 2010 trabalha com Educação Ambiental, na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, como coordenadora/facilitadora em cursos/aulas sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade.
 

Coordenação

Ruth Weg

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público:  Interessados(as) no tema.

Vagas: 20.

Dias: 17 e 24 de abril.

Horário : 9h30 às 11h30.

Local:  UMAPAZ.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04030-080

Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.

Confira nossas redes socias

  •  
  •    
  •    
  •