
Palestra
Palestra Aberta - Mudanças Climáticas em Cena
Data: 18/06/2024. Terça-feira.
Horário: 18:00 às 20:30.
Descrição
"A gravidade representada pelo aquecimento global exige ações emergenciais de amplo esclarecimento e de combate ao negacionismo sobre a atual crise ambiental e a real ameaça de extinção da humanidade e de outras espécies vivas para que medidas rápidas e efetivas de redução das emissões de carbono, entre outras, sejam prioridade nas agendas de diferentes esferas do poder público e privado. Em outras palavras, o investimento em Educação nunca foi tão urgente e nunca teve um propósito tão claro!!
Com a intenção de somar esforços nessa empreitada, elegeu-se o cinema e a linguagem audiovisual para abordar os impactos das mudanças climáticas, tendo em vista a formação de um olhar e de um pensamento mais crítico sobre um paradigma que se fez hegemônico e que atualmente encontra-se em crise, e, ao mesmo tempo, um olhar e um pensamento mais sensível e aberto a novas utopias.
Ao optar pelo cinema e pela linguagem audiovisual, não se faz apenas como forma de expressão cultural, mas também, e primeiramente, como meio de representação (re-presentação). Através de uma produção cinematográfica, algo real percebido ou simplesmente imaginado é recriado por seus autores. E, por meio de suas obras, seja em formato de documentário ou de ficção, muito do que somos pode ser mais bem compreendido, assim como aquilo que verdadeiramente se quer pode ser revelado."
Objetivo
O objetivo da palestra é conscientizar os participantes sobre a necessidade de prevenção às emergências climáticas, entendendo os desafios impostos pelo negacionismo científico e explorando o cinema como uma poderosa estratégia para abordar questões socioambientais.
Metodologia
Método ativo participativo e exposição dialogada, ou seja, apresentação teórica e de exemplos práticos, mesclados com comentários e iniciativas que se referem ao tema.
Conteúdo programático
Simbologias recorrentes na produção cinematográfica: a natureza perdida e a utopia da
natureza recuperada.
Coordenação
Ricardo Fraga Oliveira, Gabriela Pinheiro Lima Chabbouh.
Facilitação
SILENE DE ARAUJO GOMES LOURENÇO.
Licenciatura em História, Mestrado em Comunicação e Doutorado (incompleto) em Ciências da Comunicação. Área de pesquisa: Educomunicação. Atuou em projetos de extensão promovidos pelo Núcleo de Comunicação e Educação (ECA/USP). Possui longa experiência como professora do Ensino Fundamental, Médio e superior da Rede Pública e Particular de Ensino e como formadora de professores e assessoria de projetos de Educomunicação (NCE- ECA-USP; SMESP) e Educomunicação Socioambiental (SEURBS/SJC). Foi produtora de conteúdo, tutora e coordenadora do Curso Mídias na Educação (SP/2007-2013): parceria entre o MEC - Ministério da Educação, o NCE- Núcleo de Comunicação e Educação (ECA-USP) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Integrante do Coletivo Janela Aberta Cinema & Educação e do Coletivo de Educação Ambiental do Vale do Paraíba.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
Sobre
Vagas: 50.
Data: 18/06/2024. Terça-feira.
Horário: 18:00 às 20:30.
Plataforma: Microsoft Teams.
Curso Validado: Confira carreiras contempladas clicando aqui.
INSCREVER-SE