Live: Etnoastronomia: a diversidade de olhares do céu brasileiro
Dia: 19/8/2021, quinta-feira
Horário: 19h15
- Por motivo de doença, palestrante não poderá ministrar a live
Descrição
Dando continuidade ao trimestre "Olhares para o Universo”, em agosto, a ênfase serão os diversos olhares para o céu; como diferentes povos enxergam e interpretam o que observam entre as estrelas e nuvens. A inspiração deste mês foi o dia internacional dos povos indígenas comemorado no dia 9, e o dia do folclore comemorado no dia 22.
Conhecer e ensinar sobre a diversidade de olhares do céu brasileiro, é uma tarefa impávida e colossal. O professor Germano Bruno Afonso será nosso anfitrião nesta jornada celeste por nossas culturas, apresentando a síntese cultural de nossas sociedades narradas por meio de suas constelações! Você é nosso convidado de honra, nessa conversa sobre a nossa cultura.
Facilitação e Coordenação
Henriette Righi, Mirian Castejon
Convidado:
Germano Bruno Afonso
Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Ciências Geodésicas pela mesma instituição e doutor em Astronomia de Posição e Mecânica Celeste pela Université Sorbonne, Campus Pierre et Marie Curie (Paris VI). Possui também pós-doutorado em Astronomia pelo Observatoire de la Cote dAzur, França. Foi Professor Titular de Física da (UFPR) e atuou como pesquisador-bolsista nos estados do Paraná e Amazonas, e do Centro Nacional de la Recherche Scientifique (CNRS), França. Ganhou o Prêmio de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná. Atualmente é professor / pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu: Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias, do Centro Universitário Internacional UNINTER, Curitiba / PR; Diretor Técnico-Científico da Fundação Wilson Picler de Amparo à Educação, Ciência e Tecnologia e Líder do Grupo de Pesquisa Ciência, Tecnologia e Interculturalidade na Educação na linha de Pesquisa Formação docente e Novas Tecnologias na Educação do Centro Universitário Internacional UNINTER. Tem experiência nas seguintes áreas: Cálculo de Órbitas de Objetos Próximos da Terra (NEOs); Forças Não-Gravitacionais; Arqueoastronomia; Astronomia Indígena; Educação e Popularização de Ciência e Tecnologia.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sobre
Público: Recomendada para o público geral a partir de 10 anos.
Vagas: livre
Dias: 19/8/2021, quinta-feira
Horário: 19h15
Local: YouTube do Planetário do Carmo ou aperte o play abaixo