Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Jogos Cooperativos

 

topo

Jogos Cooperativos 

Dias: 27/02/2024 a 26/03/2024 ; terça-feira
Horário: 09h às 12h

Inscrições encerradas

Descrição

Tendo em vista contexto sociocultural atual, em que as relações muitas vezes são marcadas por desigualdades sociais diversas, discriminação, ausência de vínculos sadios, individualismo, competição, resolução de conflitos por meio da violência, a precarização da qualidade do diálogo por conta das influências do uso indiscriminado das redes sociais, bem como o índice de violência alarmante nas escolas, é de suma importância a disseminação de práticas que promovam a construção de relacionamentos pautados pela Cultura de Paz, resgatando de fortalecendo valores como a cooperação, afetividade, o cuidado coletivo, respeito à diversidade, bem como que estimulem o uso do diálogo para troca de experiências e a resolução pacífica de conflitos. A proposta deste curso se estrutura em 3 pilares: fundamentação teórica alinhada com temas relevantes aos estudos da Cultura de Paz e Não-Violência, oferecer repertório de jogos corporais diversos com o objetivo de promover escuta, cooperação, diálogo e afetividade, promover momentos de fortalecimento de vínculos, trocas de experiências, reflexões, aprendizados entre os participantes.

Conteúdo Programático

Atividades para check-in de forma lúdica; Jogos para se conhecer, quebrar o gelo e fazer transições; Jogos corporais e exercícios de teatro para tratar de comunicação, conflitos, cooperação, desafios de convivência

Referência Bibliográfica

BOYES-WATSON, Carolyn; PRANIS, Kay. Círculos Em Movimento: Construindo uma Comunidade Escolar Restaurativa. Disponível em: http://www.circulosemmovimento.org.br
BOYES-WATSON, Carolyn; PRANIS, Kay. No Coração da Esperança – Guia de Práticas Circulares. Centro de justiça Restaurativa da Sulffolk University, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra, 2014.
GUGGENBÜHL-CRAIG, Adolf. O abuso do poder na psicoterapia e na medicina, serviço social, sacerdócio e magistério. Paulus, 2008.
LEU, Luci. Nonviolent Communication Companion Workbook: A Practical Guide for Individual, Group, or Classroom Study. PuddleDancer Press, 2003.
MATURANA, Humberto R.; VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Amar e brincar: Fundamentos esquecidos do humano–Do patriarcado à democracia. 2004.
ROGERS, Carl Ransom. Um jeito de ser. EPU, 2007.
ROGERS, Carl Ransom. Tornar-se pessoa. In: Psicologia e Pedagogia. Martins Fontes, 1982.
ROSENBERG, Marshall B. Comunicação NãoViolenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Editora Ágora, 2006

Facilitação

Marina Di Martino Roberto

Educadora, formada em Letras e Pedagogia com foco em Educação Democrática. Especialista em Arteterapia Junguiana pela UNIP e em Pedagogia Social pela FE-USP. Co-criadora e administradora da extinta Comunidade Dedo Verde, casa/empresa colaborativa com base nos princípios da Comunicação Não-Violenta. Estudante, praticante e facilitadora de grupos de Comunicação Não-Violenta há 8 anos, tendo participado de diversos cursos no Brasil e na Europa. Facilitadora de Círculos de Justiça Restaurativa formada pelo CEDHEP (Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Campo Limpo). Facilitadora de cursos, palestras, vivências e treinamentos de Comunicação Não-Violenta, Justiça Restaurativa e Cooperação em diversas instituições públicas e privadas.
 

Coordenação

Cerise Goldman Batistic

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: público em geral

Vagas: 40 pessoas por atividade

Dias: 27/02/24; 12/03/24 e 26/03/24

Horário : 09h às 12h

Local:  CEA - UMAPAZ

Endereço : Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A

Inscrições encerradas

Mapa para CEA - UMAPAZ

   

Confira nossas redes socias

  •  
  •    
  •    
  •