Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Importância das Áreas Verdes na Perspectiva do lazer e Educação Ambiental - CANCELADA

topo

Durante os meses de outubro e novembro foi realizado o curso “Importância das Áreas Verdes na Perspectiva do lazer e Educação Ambiental” nos Parques Municipais Guarapiranga e São José. O objetivo foi o exercício de uma pesquisa colaborativa, aproximando os participantes de temas vinculados à educação e gestão ambiental, metodologias de pesquisa, importância das áreas verdes na vida das cidades. A dinâmica dos sete encontros alternou aulas expositivas, discussão em grupos e pesquisa em campo, visando conhecer os parques em questão, seu entorno, seus potenciais e desafios.
Neste último encontro serão apresentados o processo e o resultado deste trabalho, visando a apropriação por parte dos participantes da metodologia utilizada e da importância deste instrumento (replicável para outros parques) como iniciativa de integração, inclusão social, lazer e melhoria de vida nos territórios e na cidade como um todo.

 Conteúdo:

  • Idéias e conceitos em Educação Ambiental e em Gestão de Parques Urbanos
  • Iniciativas inspiradoras em gestão e uso público de parques urbanos
  • Mapeamentos dos territórios
  • Metodologias de Pesquisa em Gestão Ambiental.
  • Diagnóstico dos parques
  • Análise dos resultados, elaboração de diretrizes e linhas de ação

Facilitação:

  • Pedro de Alvarenga Macedo Fernandes -Bacharel em Gestão Ambiental e Mestrando em Sustentabilidade pela Universidade de São Paulo. Diretor da Juquitiba Turismo desde 2014 e, desde 2018, presidente da ONG Observatório do Turismo de Juquitiba. Área de pesquisa: Gestão Urbana.
  • André Luiz Moura Alcântara - Sociólogo com Especialização em Educação Ambiental pela FSP-USP e em Gestão Ambiental pela FEM-UNICAMP. Trabalha desde 1992 na PMSP e em SVMA desde 1993.
     

Coordenação:

  • André Luiz Moura Alcântara
  • Pedro de Alvarenga Macedo Fernandes

Parceria: DEPAVE
Público: Frequentadores e funcionários dos parques, agentes públicos da SVMA e público em geral
Vagas: 50

Dia: 27 de novembro de 2018, terça-feira
Horário: 14h às 17h

Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições: CANCELADAS

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Como chegar na UMAPAZ

 

 Confira nossas redes sociais!