Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Curso de Sustentabilidade Urbana

topo

Curso de Sustentabilidade Urbana

Dia: 03, 17 e 31 de março, 14 e 28 de abril, 12 de maio, 01, 15 e 29 de setembro, 13 e 27 de outubro e 10 de novembro, às terças-feiras
Horário: das 8h às 12h OU das 13h30 às 17h30

INSCREVER-SE

Descrição

O curso é dividido em dois módulos, um em cada semestre de 2020.
Com caráter itinerante, cada aula do curso acontece em um lugar diferente da zona oeste de São Paulo. Buscando ampliar a participação social no território e proporcionar conhecimento para que os participantes possam refletir e se sensibilizar sobre a questão ambiental.

Conteúdo Programático

Módulo I
Aula 1: A escuta. Importância do diagnóstico na elaboração de projetos socioambientais. Técnicas de elaboração e monitoramento de projetos socioambientais.
Aula 2: Dimensões de sustentabilidade: conceitos, informação e mudança de hábitos. Ferramentas de mobilização popular.
Aula 3: Rios urbanos e a gestão de recursos hídricos nas grandes cidades: causas e problemas ambientais – enchentes, deslizamento, impermeabilidade.
Aula 4: Processos de urbanização: história, ocupação e problemas ambientais (saneamento).
Aula 5: Geração e gestão de resíduos sólidos urbanos: um problema ambiental invisível / PGIRS.
Aula 6: Saúde ambiental: doenças emergentes, animais sinantrópicos / medidas preventivas. Mudanças climáticas nas grandes cidades: impactos e propostas de adaptação / saúde e bem-estar.

Módulo II:
Aula 1: Técnicas de elaboração e monitoramento de projetos socioambientais. Agroecologia: conceitos e atividades prática.
Aula 2: Áreas verdes: parques. Ferramentas de educação ambiental (trilhas, jogos, estudo do Meio). Oficina de monitoramento de trilha.
Aula 3: Segurança alimentar e nutricional: aspectos epidemiológicos e hábitos alimentares – horta pedagógica.
Aula 4: Consumo eficiente e rearranjos econômicos alternativos: economia colaborativa/solidária.
Aula 5: Transparência, participação e controle social de políticas públicas.
Aula 6: Apresentação e partilha dos projetos.

Objetivos

Proporcionar conhecimento para que os participantes possam refletir e se sensibilizar sobre a questão ambiental, oferecendo espaços reflexivos e formativos que estimulem a participação da população na solução de problemas socioambientais no território.
Promover a discussão de temas relacionados à sustentabilidade urbana entre os segmentos da sociedade civil e os profissionais que atuam nos diversos setores da administração pública tais como: saúde, educação, habitação, assistência social, dentre outras, formando uma rede de atores locais para reflexão e encontro de soluções dos desafios socioambientais.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

         

Facilitação

Alessandro Mendonça Mazzoni - Biólogo e Especialista em Educação Ambiental.

Michelle Viviane de Souza - Turismóloga. Pós-graduada em Planejamento, Educação, Gestão Ambiental; em Saúde Ambiental; em Ecologia, Arte e Sustentabilidade e em Gestão de Políticas Públicas.

Rafael de Camargo Teixeira Santos - graduando em Ciências Sociais (USP), integrante da equipe da divisão de difusão de projetos em meio ambiente da umapaz.

Pedro Campos Francisco - Estagiário, graduando em Geografia e integrante do Grupo de Trabalho de Agroecologia dos estudantes de Geografia da USP.

Rodrigo Semião e Castro - Estagiário, graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Universitário Senac

Romã Meirelles - Estagiária, graduanda em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP).

Vinícius Rodrigues de Melo - Estagiário, graduando em Bacharel e Licenciatura em Geografia; extensionista em educação e produção agroecológica.

Sobre

Público: servidores públicos da secretaria do verde e meio ambiente, da secretaria municipal de educação, da secretaria municipal da saúde, da secretaria de assistência social, da secretaria de habitação, conselheiros de parques e público em geral.

Vagas: 80

 

Dia Horário Local Endereço

03/03

 


8h às 12h

 

Parque Previdência R. Pedro Peccinini, 88 - Instituto de Previdência, São Paulo
17/03

 

13h30 às 17h30

 

 

CEU Uirapuru R. Nazir Miguel - Jardim Paulo VI, São Paulo
31/03

 

8h às 12h

 

Parque Linear Córrego Água Podre Av. Eng. Heitor Antônio Eiras García, 2035 - Jardim Esmeralda, São Paulo
14/04

 

13h30 às 17h30

 

Parque Jequitibá R. Sapucaí, 320 - Gramado, Cotia
28/04

 

8h às 12h

 

Parque Raposo Tavares R. Telmo Coelho Filho, 200 - Jardim Olympia, São Paulo
12/05

 

13h30 às 17h30

 

Parque Previdência R. Pedro Peccinini, 88 - Instituto de Previdência, São Paulo
01/09

8h às 12h

 

Parque Previdência R. Pedro Peccinini, 88 - Instituto de Previdência, São Paulo
15/09

 

13h30 às 17h30

 

Parque Juliana Tr. Córrego da independência - Cohab Raposo Tavares, São Paulo
29/09

 

8h às 12h

 

Cresan Butantã R. Nella Murari Rosa, 40 - Jardim Jaqueline, São Paulo
13/10

 

8h às 12h

 

Parque Jequitibá

R. Sapucaí, 320 - Gramado, Cotia

 

27/10

 

13h30 às 17h30

 

Parque Previdência

R. Pedro Peccinini, 88 - Instituto de Previdência, São Paulo

 

10/11

 

8h às 12h

 

Parque Previdência

R. Pedro Peccinini, 88 - Instituto de Previdência, São Paulo

 

Inscrições serão abertas via site da Umapaz.
Serão aprovados e certificados os participantes que tiverem 75% de presença.

Dias: 03, 17 e 31 de março, 14 e 28 de abril, 12 de maio, 01, 15 e 29 de setembro, 13 e 27 de outubro e 10 de novembro, às terças-feiras .
Horário: das 8h às 12h OU das 13h30 às 17h30.

 

INSCREVER-SE

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •