Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte

Sexta-feira, 6 de Dezembro de 2013 | Horário: 18:20
Compartilhe:

Operação Dá Licença para o Ônibus – Corredor Santo Amaro/9 de Julho ganha 1,2 km de faixas exclusivas para o transporte público

Desse total, 110 metros estarão à direita, e o restante vai operar à esquerda em período integral. No total, mais 7,7 km de faixas exclusivas serão ativados a partir de 09/12.

Mapa da Região

O corredor formado pelas avenidas Santo Amaro/São Gabriel/Nove de Julho e, também, a Av. Juscelino Kubitschek receberá ao todo 1,2 km de faixas exclusivas para o transporte público a partir desta segunda-feira, 09/12. Com a reconfiguração da Parada JK, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) anunciam a implantação de prioridade à esquerda nos seguintes novos trechos de vias:

  • Na Av. Santo Amaro, em ambos os sentidos, entre a Rua Eduardo de Souza Aranha e a Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade;
  • No Túnel Takeharu Akagawa, em ambos os sentidos;
  • Na Av. São Gabriel, em ambos os sentidos, entre a Rua Pedroso Alvarenga e o Túnel Takeharu Akagawa.

Além desses locais, haverá nova faixa exclusiva à esquerda de ônibus na Av. Pres. Juscelino Kubitschek, em ambos os sentidos, entre a Rua Renato Paes de Barros e a Avenida Santo Amaro. Em todos esses lugares, a exclusividade para os coletivos valerá por período integral.

Ainda na Avenida Santo Amaro, no sentido Centro, está prevista uma faixa exclusiva à direita, ao longo de 110 metros, entre a Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade e a Praça Dom Gastão Liberal Pinto. Essa faixa vai operar de segunda a sexta-feira, das 6 às 22 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas.

Para melhor compreensão das medidas anunciadas, veja o croqui anexo.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

No dia 09/12, ao todo, serão inaugurados 7,7 km de faixas exclusivas por diversas vias da cidade. Dessa forma, a malha viabilizada pela atual gestão, neste ano, chegará a 282,8 km de vias segregadas para a circulação de ônibus por uma faixa de rolamento específica, na capital paulista.

Para sinalizar 1,2 km de faixas exclusivas, serão utilizadas 72 placas de trânsito, 1.030 m² de sinalização horizontal e 39 dispositivos de canalização.

Alterações no Sistema Viário

Como detalhado acima, haverá faixa exclusiva para ônibus tanto à direita como à esquerda. O tráfego geral terá uma ou duas faixas de rolamento remanescentes à disposição para circular. Para tanto, foram efetuadas alterações na regulamentação de estacionamento ao longo das vias, com proibição em período integral.

População beneficiada

Pelas vias abrangidas nesta implantação, circulam 28 linhas de ônibus, transportando 382.728 passageiros por dia útil. A freqüência média é de 216 ônibus/hora nos horários de picos.

Vale lembrar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, rendendo três pontos na carteira e multa de R$ 53,20. Já invadir faixa exclusiva à esquerda configura infração grave, punível com cinco pontos na CNH e multa de R$ 127,69.

Recomendações ao público

  • Respeite a sinalização;
  • Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
  • Em caso de dúvidas, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas com chamada gratuita.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

Departamento de Imprensa - CET

collections
Galeria de imagens