Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte
Semáforo exclusivo para ônibus prioriza segurança e beneficia 90 mil passageiros
Começou a funcionar nesta terça-feira, 1º de abril, o semáforo exclusivo para ônibus na rua Clélia, esquina com a rua Tibério, na Lapa, Zona Oeste. Pela manhã, o prefeito Fernando Haddad e o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, acompanharam a operação. Além de proporcionar segurança no trânsito, a iniciativa está beneficiando 90 mil passageiros, aproximadamente, nos horários de pico.
Prefeito Fernando Haddad e Secretário Jilmar Tatto vistoriam o semáforo exclusivo para ônibus em cruzamento na Lapa, zona oeste da Cidade. Crédito: Clélia/SMT |
O método, baseado no sistema inglês Queue Jump (pronuncia-se quiu jamp - pula fila - numa tradução livre do inglês), consiste em priorizar a saída dos ônibus nos semáforos, antes do tráfego geral, em locais onde os coletivos precisem mudar para a faixa oposta no prosseguimento de seus trajetos.
Assim, a abertura do semáforo da Clélia, cruzamento com a Tibério, era feita para todos os veículos e o movimento dos coletivos causava um entrelaçamento com o tráfego em geral. Agora, o ônibus recebe o sinal verde 12 segundos antes.
Um total de 167.500 usuários são transportados pelos ônibus durante todo o dia pela Clélia. Com a medida, nos picos da manhã, das 6h às 9h, e da tarde/noite, entre 17h e 20h, perto de 90 mil passageiros estão sendo beneficiados.
Sistema Queue Jump, de origem inglesa, é implantado em cruzamento da Lapa para priorizar a largada dos ônibus quando o semáforo abre. Crédito:Clélia/SMT |
“É algo inédito que, além do aspecto da segurança viária, ajudará e muito a organizar o trânsito por aqui”, afirmou o prefeito. Pela Rua Clélia, que possui somente o sentido de tráfego para o Centro, trafegam 24 linhas de ônibus. Apenas no pico da manhã, a frequência média é de 169 ônibus/hora, já na tarde/noite chega a 100 coletivos por hora.
“Parece uma tecnologia simples, mas para chegarmos a ela foi necessário um conjunto de esforços, incentivo do poder público, conhecimento técnico profundo, pesquisas e muito empenho do corpo técnico operacional da CET”, complementou Tatto sobre
Conjunto de mudanças
Além do foco específico para o transporte coletivo, foi implantado um projeto de readequação da sinalização de solo com a pintura de um trecho complementar da faixa exclusiva de ônibus na Rua Clélia. A linha de retenção para os coletivos também foi diferenciada fazendo com que se posicionem naturalmente mais à frente dos demais veículos.
Também foram instaladas placas educativas e faixas próximas ao cruzamento alertando para o novo procedimento. O próprio semáforo exclusivo, em suas três cores, traz a imagem lateral de um ônibus.
O novo semáforo funciona com prioridade para os ônibus nos mesmos períodos de operação do corredor exclusivo existente na Rua Clélia, ou seja, das 6h às 11h e das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira. Nesses horários, os coletivos têm a passagem livre 12 segundos antes do tráfego geral. Este tempo é programável.
Semáforo exclusivo para ônibus, na esquina das ruas Clélia com Tibério, foi fabricado pela própria CET. Crédito:Clélia/SMT |
Quando a faixa exclusiva da Rua Clélia não estiver operando, o semáforo continuará ligado normalmente, inclusive no fim de semana, porém trabalhando como um sistema convencional.
Faixa e corredor
A Rua Clélia dispõe de faixa exclusiva de ônibus à direita, com aproximadamente um quilômetro de extensão entre as ruas Jeroaquara e Crasso. Mais adiante, entre as ruas Tibério e Turiassu, a Clélia há outro trecho de faixa exclusiva, à esquerda, com aproximadamente 400 metros de comprimento. Elas integram o corredor exclusivo de ônibus Pirituba-Lapa-Centro.
A via foi escolhida para receber o primeiro semáforo exclusivo para ônibus por receber um volume expressivo de ônibus e apresentar, na interseção com a Rua Tibério, características de um cruzamento mais simples com duas fases semafóricas.
A CET está estudando outros pontos da cidade em que o semáforo exclusivo poderá ser implementado.
Assessoria de Imprensa-SMT
* A publicação da matéria (conteúdo e fotos) acima é de inteira responsabilidade da Assessoria de Imprensa da SMT
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk