Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte

Sexta-feira, 6 de Junho de 2014 | Horário: 19:34
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Cidade ganhará mais 1,4 km de ciclovia

Novo trecho está sendo construído no Centro Histórico. Neste sábado, 7, às 11h, na esquina da rua Antônio de Godói com Largo do Paiçandu, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, fará vistoria das obras.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) deu início à construção de uma ciclovia na região central, ligando o Largo do Paiçandu à Sala São Paulo, no Centro Cultural Julio Prestes. Será um trecho de 1,4 km que faz parte do planejamento de implementação de 400 Km até o final de 2016. Atualmente, a cidade possui 63,01 km de ciclovias de um total de 259,11 km da malha cicloviária total (há diferentes tipologias voltadas para o trânsito seguro de bicicletas, entre ciclovias, ciclofaixas operacionais de lazer, ciclofaixa definitiva e rotas de bicicletas).

A nova ciclovia do Centro partirá do Largo do Paiçandu, passando pela Rua Antônio de Godói, Avenida Cásper Líbero e a Rua Mauá, já no Bairro da Luz, e será caracterizada pelo novo padrão, com faixas laterais segregadas e sinalizadas, não interferindo na caminhada de pedestre. Quem utilizá-la poderá, além do uso para lazer e atividade esportiva, pedalar para realizar viagens locais, pequenas, com destino ao comércio e serviços situados ao longo da própria ciclovia.

Futuras implantações

Ainda na quarta-feira, dia 4, o secretário Tatto anunciou a implantação dos 400 km de ciclovias, nos próximos dois anos e meio, durante a 7ª reunião do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT). Os novos percursos deverão ser espalhados pela cidade conectados com outros modais de transporte, como terminais de ônibus, equipamentos públicos, escolas, praças, parques e locais de trabalho. Nos projetos concebidos pela área de planejamento cicloviário da CET, o custo por quilômetro está estimado em R$ 200 mil. No total, o investimento será da ordem de R$ 80 milhões.

As novas ciclovias deverão seguir o seguinte padrão:

  • Ligações perimetrais e radiais: constituição de rede estrutural cicloviária
  • Conectividade dos trajetos
  • Linearidade: menor distância possível na viagem
  • Funcionalidade: importância das ligações que proporciona (escolas, praças, etc.)
  • Integração modal com transporte de média e alta capacidade
  • Uso da estrutura como meio de transporte
  • Preferência por ruas secundárias
  • Não se eliminar a faixa de rolamento
  • Implantar preferencialmente no lado esquerdo
  • Ser preferencialmente bidirecional
  • A princípio, a implantação das ciclovias será no lado esquerdo por questão de segurança. A prioridade continua sendo o pedestre, seguido pelo transporte coletivo e, agora, o estímulo será mais intensivo ao uso da bicicleta como meio de transporte.

Serviço

Vistoria de obras da ciclovia do centro histórico
Sábado, 7, 11h,
Esquina da rua Antônio de Godói com Largo do Paiçandu

Recomendações ao Público

  • Respeite a sinalização;
  • Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança;
  • Por se tratar de uma ciclovia a ser utilizada pelo público em geral (adultos, crianças e idosos), não se destina à prática de atividades desportivas de ciclismo, devendo ser percorrida em velocidade compatível;
  • Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez;
  • É proibida a utilização da ciclovia por pedestres;

Fale com a CET - Ligue 1188. Atende 24 horas para informações sobre trânsito, ocorrências, remoções, reclamações e sugestões.

Acesse para saber o Programa de Metas de Ciclovias

Departamento de Imprensa - CET


* A publicação da matéria (conteúdo e fotos) acima é de inteira responsabilidade da Assessoria de Imprensa da SMT

 

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