Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte

Quinta-feira, 25 de Novembro de 2010 | Horário: 15:40
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São Paulo ganha frota de ônibus movidos a etanol visando a melhoria na qualidade do ar

A intenção é aumentar o uso de energias renováveis, substituindo gradualmente os combustíveis fósseis

A frota de ônibus do sistema de transporte municipal de São Paulo terá 50 veículos movidos a etanol em circulação a partir de maio de 2011. A primeira frota a utilizar combustível totalmente renovável e não poluente do Brasil será viabilizada por meio de um protocolo de intenções assinado pela Prefeitura de São Paulo,  Secretarias Municipais de Transportes e do Verde e Meio Ambiente, Scania, Cosan, Unica e Viação Metropolitana.

O etanol derivado da cana-de-açúcar é um combustível renovável, produzido em larga escala no território do Estado de São Paulo, com potencial de redução de  80% da emissão de gases do efeito estufa, quando comparado com os combustíveis fósseis, e que ainda tem relevante potencial para diminuir as emissões de material particulado, de óxidos de nitrogênio e de óxidos de enxofre em relação às emissões resultantes da combustão de óleo diesel.

Existem programas bem-sucedidos de substituição no transporte  coletivo urbano de combustíveis derivados de petróleo por etanol, como a Suécia, cuja capital, Estocolmo, possui atualmente cerca de 30% da frota movida a etanol aditivado. São mais de 600 ônibus fabricados pela empresa matriz da Scania _ dezenas desses veículos operam há mais de 10 anos.

O programa está sendo possível graças à parceria entre a Prefeitura de São Paulo, a Secretaria Municipal de Transportes, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, São Paulo Transportes (SPTrans), Unica (União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo), Cosan Combustíveis e Lubrificantes S/A,  Scania Latin America, Viação Metropolitana. Por meio do protocolo de intenções serão viabilizados a fabricação, distribuição do combustível já aditivado e o gerenciamento da nova frota da capital, participando efetivamente da Política Municipal de Mudanças do Clima no Município de São Paulo, instituída pela Lei nº 14.933, de 5 de junho de 2009. Essa lei tem como uma de suas diretrizes “a promoção do uso de energias renováveis e substituição gradual dos combustíveis fósseis por outros com menor potencial de emissão de gases de efeito estufa”.

Testes em desenvolvimento na capital

A Secretaria Municipal de Transportes já investe em combustíveis alternativos ambientalmente mais corretos.  Desde janeiro de 2009, os ônibus da capital estão operando com óleo diesel de S 50 (50 ppm de enxofre e com a adição de 5% de biodiesel). Esse combustível com baixo teor de enxofre apresenta ganhos ambientais significativos na comparação com o diesel utilizado anteriormente. Testa  também um ônibus  que utiliza uma mistura de diesel com um biodiesel extraído  da cana-de-açúcar  e um novo modelo híbrido, que utiliza eletricidade e diesel.

O  teste com o ônibus movido a etanol começou em dezembro de 2009. O veículo já rodou aproximadamente 25 mil quilômetros nas ruas da cidade e transportou 85 mil passageiros. Não apresentou falhas e reduziu em mais de 80% as emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global, em 90% a emissão de material particulado e 62% de NOx (óxidos de nitrogênio), além de não  liberar enxofre. Além disso, a Secretaria Municipal de  Transportes intensifica a renovação de 140 trólebus, dos 200  veículos elétricos em circulação na Capital.

A Secretaria Municipal de Transportes, por meio da SPTrans,  está investindo  também na renovação da frota paulistana. Dos cerca de 15 mil veículos da frota,  9.100 são novos , representando 60% da frota.   Esses coletivos novos reduziram a emissão de monóxido de carbono (CO) , conforme taxas médias aferidas nos veículos.  Os índices podem ser acompanhados em tempo real no Emissômetro - www.sptrans.com.br/sptrans acao/emissometro.aspx - instrumento que permite o acompanhamento, segundo a segundo, dos ganhos ambientais obtidos com a redução da emissão de poluentes na atmosfera.  

Todos os ônibus do transporte coletivo urbano da capital passam por vistorias semestrais para checagem da manutenção, conservação e  a emissão de fumaça.  Qualquer carro que for reprovado na vistoria fica impedido de circular até que o problema seja corrigido.  Além dessa vistoria, todos os carros também passam pela Inspeção Veicular Ambiental.

Coordenadoria de Comunicação

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